terça-feira, 31 de agosto de 2010

Corinthians encosta no líder Fluminense

Mastrangelo Reino/Folhapress
Ronaldo em ação, jogou apenas para o gasto

O Corinthians, que completa amanhã 100 anos de vida, venceu neste fim de semana o Vitória do Bahia por 2 a 1 no Pacaembu, encostando no líder Fluminense, que só empatou em casa diante do São Paulo em 2 a 2, e ainda perdeu um pênalti no final do jogo com Washington e bela atuação de Rogério Ceni. A diferença está em apenas três pontos.

O Santos fez a lição de casa e também venceu no Pacaembu o Goiás por 2 a 0 e está no G4. O Palmeiras se reencontrou com a vitória ao vencer de virada, o Atlético Mineiro por 2 a 1 em Ipatinga, já que o Mineirão está sendo reformado para a Copa de 2014.

Belo jogo entre Guarani e Flamengo no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Placar final 2 a 1 para o Bugre, em partida emocionante com vitória para os campineiros no final, e de virada. O Grêmio Prudente, jogando fora de casa, empatou em 2 a 2 com Ceará e, mesmo com o placar, está perto da zona de rebaixamento.


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Londres é tema da mostra MIND THE GAP

Ana Lucia Mariz
Fotografias de Londres feitas em dois momentos separados por vinte anos de intervalo. Este é o material que a mostra Mind the Gap exibe a partir de hoje, na Ímã Foto Galeria, em São Paulo. São 32 trabalhos da fotógrafa Ana Lucia Mariz, resultado de sua experiência na cidade em 1989 e 2009.

A mostra exibe duas séries fotográficas – 15 imagens em preto e branco e outras 17 coloridas – que revelam situações cotidianas, como pessoas passeando pelas ruas, andando de bicicleta e usando o metrô londrino. Este, por sinal, inspirou o título, que se refere a uma expressão em inglês associada ao espaço livre entre o trem e a plataforma de embarque, também interpretada como o intervalo em que as fotos foram feitas.

A curadoria e o texto de apresentação são de Juan Esteves e a expografia, de Miguel Paladino.

Serviço:

Mostra MIND THE GAP

Período: de 1º de setembro (abertura dia 31/8, às 19h) a 10 de outubro de 2010. De segunda a sexta, das 10 às 19h; e sábados, das 10 às 16h

Local: Ímã Foto Galeria (rua Fradique Coutinho, 1.239, Vila Madalena, São Paulo-SP)

ENTRADA FRANCA

Informações: (11) 3816-1290 ou no site da Ímã Foto Galeria.


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dalva de Oliveira 1917 -1972

Estrela Dalva



Há trinta e oito anos, no dia 30 de agosto, o Brasil perdia Dalva de Oliveira, a Rainha do Rádio.
Cantora de voz afinadíssima, com uma extensão vocal que ia do Contralto ao Soprano.
Para Heitor Villa-Lobos Dalva de Oliveira foi a maior cantora popular Brasileira.

Para ouvir outros áudios raros de Dalva de Oliveira visite o Blog Dalva de Oliveira A Rainha da Voz

Chico Buarque – Histórias de canções – Livro e Show

Chico Buarque – Histórias de canções é o livro que o jornalista Wagner Homem, curador do site oficial do compositor, está lançando em uma série de shows com o mesmo nome.

As histórias relacionadas às circunstâncias em que as canções foram compostas são contadas em linguagem descontraída por Wagner, e as músicas interpretadas pelo violonista e cantor Rogério Silva e pelo percussionista Marcelo Mali. A ideia é fornecer subsídios à interpretação dos fãs para as cultuadas músicas do artista, em mais de 40 anos de carreira.


Entre as muitas canções, são citadas e cantadas “Apesar de você”, “Roda Viva”, “A Banda” e “Construção”. Wagner conta deliciosas histórias sobre o envolvimento de Chico com a censura e a invenção do alter ego Julinho da Adelaide para driblá-la, e até uma entrevista que o “compositor” concedeu a Mário Prata para o jornal Última Hora; sua participação em festivais nos anos 60; e suas históricas parcerias com Vinicius de Morais, Tom Jobim e Toquinho.

Diretor da Rádio Brasil MPB, Alcides Martins, com Wagner Homem

O show encerrou ontem temporada de sucesso no Teatro Fecap, em São Paulo, e terá, entre as próximas apresentações:

Terça-feira (31 de agosto), às 20h30, na Feira de Livros em Sertãozinho.

Sábado e domingo (18 e 19 de setembro), em São Sebastião.

A volta à capital paulista se dará a partir de outubro, com temporadas programadas para o Teatro Brincante (Vila Madalena) e Livraria da Vila (Shopping Cidade Jardim).

Serviço:

Livro Chico Buarque – Histórias de canções

Editora Leya

428 páginas

À venda em lojas e sites ao preço aproximado de R$ 36

domingo, 29 de agosto de 2010

Dudu do Palmeiras - Esporte Brasil

Ricardo Monzillo entrevistou Dudu do Palmeiras.
A entrevista na íntegra será reprisada, amanhã, segunda-feira, ao meio-dia.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Brasília 50 anos – Meio século da capital do Brasil

Palácio do Itamaraty
A partir de setembro, alguns países da Europa poderão conhecer a história da capital do Brasil, além do trabalho de alguns brasileiros dedicados à arte e à cultura. Brasília 50 anos – Meio século da capital do Brasil será uma megaexposição de artes visuais, que tem como grande objetivo disseminar a cultura e a diversidade brasileira, contando a história de Brasília, como sua criação, arquitetura, cultura e paisagem.

Com estreia marcada para 17 de setembro, em Madri (Espanha), Brasília 50 anos estará também em Lisboa (Portugal). Além disso, a maquete itinerante de Brasília, que integra a exposição, seguirá para Milão (Itália).

Brasília 50 anos é uma realização da Artetude Cultural e tem a curadoria de Danielle Rocha Athayde, que cursou Gestão Cultural, Patrimônio, Turismo e Natureza no Instituto de Investigação José Ortega y Gasset, em Madri, e apresentou o projeto da exposição como tese de mestrado. Depois de ter o trabalho aprovado com honra, Danielle levou uma proposta ao Ministério da Habitação de Madri, que resolveu apoiar o projeto que se concretiza a partir de setembro. A exposição foi incluída, pela ministra da Habitação da Espanha, Beatriz Corredor, no calendário das comemorações do Bicentenário da Independência das Repúblicas Latino-Americanas.

A exposição começa com uma linha do tempo, que tem como marco inicial o ano de 1753, quando surgiu a ideia de levar a capital do Brasil para o interior do País, e vai até a atualidade. Depois seguem seis blocos temáticos, que mostram toda a riqueza da cidade e sua história. O evento também apresenta um ciclo de cinema sobre a cidade.

Ao final da exposição, o visitante encontrará um lounge-livraria com mais de 50 livros e catálogos sobre Brasília, todos disponíveis para leitura no local. Em todo o espaço expositivo o público encontrará áreas multimídias com muita tecnologia e interação.

O público terá acesso gratuito em todos os locais por onde passará Brasília 50 anos – Meio século da capital do Brasil, que estima ser vista por 300 mil pessoas.

Ficha técnica:

Coordenação geral e curadoria – Danielle Rocha Athayde

Gerência do projeto – Robson Bento Outeiro

Autor da maquete itinerante – Antonio José Pereira de Oliveira

Fotografias “Brasília Monumento Histórico”- Fabio Colombini

Fotografias aéreas – João Facó

Projeções “Quatro visões do Planalto Central do Brasil” – Ronaldo Duque

Projeto cenográfico – Fernando Sapuppo

Design gráfico – Bernardo Duque

Trilha sonora – Pablo Duque

Apoio institucional: Embaixadas do Brasil em Madri e em Portugal, Ministério das Relações Exteriores no Brasil, ETIC, Instituto Cervantes de Brasília, Fundação Athos Bulcão, Instituto Moreira Salles, Casa de Lúcio Costa e Fundação Burle Marx.

Serviço:

Brasília 50 anos – Meio século da capital do Brasil

Madri – Espanha

Data: 17 de setembro a 7 de novembro

Local: Arquería de Nuevos Ministérios

Lisboa – Portugal

Data: 14 de dezembro de 2010 a 12 de janeiro de 2011

Local: Espaço Atmosferas na Escola Técnica de Imagem e Comunicação (Etic)

Milão – Itália

Exposição da maquete itinerante de Brasília

SE Palmeiras comemora 96 anos de existência

Um dos clubes mais tradicionais de São Paulo e do Brasil, que alcançou muitas glórias e títulos, o Palmeiras comemorou ontem, 26 de agosto, 96 anos de vida. O alviverde foi considerado o “Campeão do século XX”, devido a suas conquistas no século passado.

Uma das maiores paixões do torcedor palmeirense é a sua história. Quem a conhece sabe bem a razão e o motivo de tanto orgulho. Ela é rica, bela, cheia de lutas, glórias, conquistas e inúmeros ídolos que passaram pela academia como Oberdan Cattani, Mazzola, Julinho, Valdemar Carabina, Djalma Santos, Vavá, Luis Pereira, Leivinha, Dudu, Ademir da Guia, Leão, Mazinho, entre outros craques que vestiram a camisa alviverde. O goleiro Marcos hoje é o ídolo atual do Palestra, com mais de 500 jogos pelo time e reverenciado pela torcida verde que protege as três traves do verdão.

Conquista como a do campeonato organizado pela FIFA em 1951, no Brasil, quando o Palmeiras se consagra campeão mundial de futebol, com o título tendo imensa repercussão internacional, exatamente um ano depois de perdermos a Copa para o Uruguai.

O palco era o mesmo. Só que dessa vez o dia seria de festa. O Maracanã assistia ao Palmeiras empatar em 2 a 2 com a Juventus de Turim. Era só o que precisávamos: um empate, já que havíamos vencido o primeiro jogo. Nessa partida, nossos jogadores traziam a bandeira de nosso país bordada em suas camisas. Mais de cem mil torcedores no estádio gritavam “Brasil” ao final da peleja. Sim, o Palmeiras era Brasil.

História que ainda nos reserva fatos como o emblemático ano de 1942, quando uma lei nos obriga a mudar de nome; o advento das duas Academias de Futebol nos anos 60 e 70; a grandeza de Ademir da Guia, um dos maiores jogadores de todos os tempos; e o Palmeiras da Era Parmalat, que nos presenteou com a Libertadores em 1999, entre tantos outros títulos, e nos fez reconhecidos em todo o mundo como exemplo de um futebol bem planejado. Parabéns, SE Palmeiras, mais de 15 milhões de apaixonados palmeirenses têm um caso de amor com essa camisa gloriosa.


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Sylvia Telles 27/08/1934


Vídeo - apresentação de Sylvia Telles na Alemanha

A cantora e compositora Sylvia Telles nasceu no dia 27 de agosto de 1934, hoje estaria completando 76 anos. 

Segundo João Máximo, em matéria assinada no jornal "O Globo", "Sylvinha foi uma das melhores intérpretes da moderna música brasileira, entendendo-se como tal a que vai de 'Ponto final', com Dick Farney, e 'Amargura', com Lúcio Alves, até as canções que Tom e Vinicius fizeram depois de 'Orfeu da Conceição'".
"Uma cantora que representa como nenhuma outra a passagem do samba-canção romântico dos anos 50 para a bossa nova dos 60, sem que isso lhe mudasse o timbre suave, morno, ou estilo sincero, envolvente, nem um pouco cool."

Sylvia Telles era irmã do compositor Mário Telles e é mãe da cantora Cláudia Telles.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PISCINA (SEM ÁGUA)

A peça Piscina (sem água) conta a história de uma artista plástica bem-sucedida que convida os amigos – todos artistas alternativos – para uma festa em sua nova mansão. No auge da celebração, ela sofre um acidente, entra em coma e desperta em seus convidados a ideia de transformar seu corpo em obra de arte. Este é o ponto de partida de “Piscina (sem água)”, de Mark Ravenhill.

“Piscina (sem água)” ganhou primeira montagem em 2006 pelo grupo Frantic Assembly at The Drum, em Plymouth, a sudoeste de Londres. Com uma fluidez hipnótica, o espetáculo questiona os limites da arte, o vazio da sociedade consumista e a fragilidade das relações humanas, corroídas pela inveja e o ressentimento. Calcada em uma narrativa clara e coesa, a peça tem uma estrutura radicalmente livre: não há personagens fixos e as falas podem ser ditas por qualquer um deles.

Mark Ravebhill é um dos mais importantes dramaturgos da cena contemporânea internacional, e suas peças estão sendo montadas em mais de quarenta países.

Serviço:

Peça: “Piscina (sem água)”

Direção e tradução: Felícia Johansson

Elenco: Ester Laccava, Einat Falbel, William Ferreira e William Amaral.

Duração: 75 minutos

Recomendação: 14 anos

Sessões: sábados, às 21h; e domingos, às 18 horas – Até 12 de setembro

Ingresso: R$ 30

Bilheteria: de quarta a sexta, das 14 às 20h; sábados e domingos, das 14h até o início do espetáculo.

Local: Teatro Cultura Inglesa – Rua Deputado Lacerda Franco, 333  Pinheiros – Telefone: (11) 3814-0100

173 lugares, acesso para deficientes físicos, ar-condicionado e estacionamento (R$ 10 o período)


Postou Cristina Braga – Teatro Brasil

VÂNIA BASTOS canta Edu Lobo



A cantora Vânia Bastos marca o lançamento do disco “Na Boca do Lobo”, com interpretações de canções de Edu Lobo, como Upa Neguinho, Canção do Amanhecer, Viola Fora de Moda e Casa Forte, além de outras pouco conhecidas, como Gingado Dobrado, Meia-Noite, Negro Negro, Glória e Tempo Presente.

Data: sábado, 28 de agosto, às 20 horas

Local: Tenda 2 do SESC Osasco – Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1.300 – Jardim das Flores – Telefone: (11) 3184-0900

Não recomendado para menores de 14 anos

Ingressos: R$ 3 a R$ 12

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Faltam sete dias para o Centenário do Corinthians

Um dos maiores clubes do país e do mundo, o SC Corinthians Paulista completa 100 anos de história no dia 1º de setembro. O segundo time com mais torcida do Brasil – atrás apenas do Flamengo – tem um currículo invejável na sua marcante trajetória dentro do futebol estadual e nacional.

Fundado por cinco operários que nem imaginavam a grandeza do que estavam criando àquele 1º de setembro de 1910, foi decretado que este era o clube do povo. Ao longo dos anos, este mesmo povo se apaixonou e hoje, 99 anos, podemos dizer que aqueles ideais estavam corretos.

O Corinthians passou pela várzea, lutou pelo profissionalismo e se firmou como grande nome na elite paulistana. Encarou uma seca de títulos e mesmo assim recebeu o apelido de Timão, carregado até hoje. Invadiu o Maracanã, conquistou o Brasil e dominou o mundo.

A direção do clube divulgou, nesta segunda-feira, as atrações para o show do centenário do clube, no dia 31 de agosto. A festa, chamada de Show da Virada, será realizada no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, a partir das 19h30 (horário de Brasília).

O evento, gratuito, contará com shows de Exaltasamba, Maria Cecília & Rodolfo, Ronaldo e os Impedidos, Badauí e Japinha do CPM22, Paula Lima, Xis, Rappin Hood, Negra Li, Nuwance e Bateria Unificada das Torcidas.

Acompanhe aqui, a partir do dia 1º, matérias e depoimentos especiais sobre o timão. Até lá.


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Cultura Popular no Estado de São Paulo


O projeto Outras Viagens, do Sesc Consolação, apresenta uma abordagem sobre as festas tradicionais, a culinária caipira e caiçara, as danças, a oralidade, entre outras manifestações que compõem a Cultura Popular no Estado de São Paulo.

O bate-papo será com Toninho Macedo, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, educador, diretor artístico e pesquisador da Cultura Brasileira.

Data: quinta-feira, 26 de agosto, às 19h30.

Local: SESC Consolação – Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque – São Paulo – SP – Telefone: (11) 3234-3000

ENTRADA FRANCA – Retirada de ingressos 1h antes.

SOPROS DE VIDA

Divulgação

Após temporada de dois meses e meio no Rio de Janeiro, a peça Sopros de Vida ganha espaço no Teatro Vivo, em São Paulo. O texto de David Hare é levado ao tablado pelas atrizes Nathalia Timberg e Rosamaria Murtinho.

Sob direção de Naum Alves de Souza, o drama apresenta um sutil embate entre duas mulheres. Na história, elas se enfrentam por causa do amor do mesmo homem, partilhado por ambas durante mais de 25 anos.

Diferente do comum, a amante (Timberg) é mais velha que a esposa (Murtinho) e até mesmo que o próprio marido. Com tais personagens, o cenário é propício para uma gama de sensações, sentimentos e preconceitos.

Ficha Técnica:

Peça SOPROS DE VIDA

Autor: David Hare

Tradução: Nathalia Timberg e Naum Alves de Souza (diretor)

Assistente de direção: Márcia Ítalo

Elenco: Nathalia Timberg e Rosamaria Murtinho

Cenário: Celina Richers

Figurinos: Beth Filipecki

Trilha sonora: Edgar Duvivier

Operador de som: Thadeu Vivas

Iluminação: Wilson Reiz

Operador de luz: Orlando Brum

Contrarregra: Raoni Leher

Camareira: Ieda Ferreira

Idealização e coordenação geral: Hermes Frederico

Diretor de produção: Humberto Braga

Produção: Frederico & Osório Produções Culturais Ltda.

Produção em São Paulo: Gerardo Franco

Local: Teatro Vivo – Avenida Doutor Chucri Zaidan, 860 – Zona Sul

Sessões: sexta-feira, 21h30; sábado, 21h; domingo, 19h – Até 26 de setembro

Horário da bilheteria: terça a domingo, das 14 às 20h, ou até o início do espetáculo

Informações: (11) 7420-1520 e (11) 2626-0867

Ingressos: R$ 40 (sextas e domingos); R$ 50 (sábados) – Cartões: Visa, Mastercard e Diners

Estacionamento: pago, com manobrista


Postou Cristina Braga – Teatro Brasil

Revista O Cruzeiro, abril de1960 - Nos Tempos das Radionovelas

Clique para ampliar
Há 50 anos, a revista O Cruzeiro publicava uma página de divulgação da radionovela "Sementes de Ódio".
Com o patrocínio da Lever, a novela de Raimundo Lopes era apresentada na Rádio Tupi do Rio de Janeiro, em 1960.
No mesmo anúncio, pode-se ver a quantidade de radionovelas que eram transmitidas pela mesma rádio, em outros horários.
 Postou Ana Lasevicius Dir. de Comunicação
  

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Roberto Luna - Memória Brasil

Para os internautas e ouvintes que não puderam acompanhar a entrevista, em áudio, com o cantor Roberto Luna, postamos aqui uma pequena parte em vídeo.



Neste trecho, apresentado no vídeo,  Roberto Luna falou sobre os seus primeiros discos, lembrou a época em que foi crooner em boates do Rio e comentou a sua participação no filme O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, em 1968.

Helena Ignez (viúva de Sganzerla), que recentemente dirigiu com Ícaro Martins o último roteiro de Sangazerla,  A Volta do Bandido da Luz vermelha, convidou o cantor para fazer parte do elenco do novo filme.

Roberto Luna também falou de Madame Satã, legendária figura carioca.

O cantor, consagrado na década de 50, gravou boleros, tangos, sambas-canções e as chamadas músicas de dor-de-cotovelo, que se tornaram inesquecíveis em sua voz.

Já fora da entrevista, numa pausa para o café, Roberto Luna cantou, em capela, um trecho de uma resposta ao samba-canção Molambo (1956 - Jayme Tomás Florence (Meira) e Augusto Mesquita).

Para ver os vídeos de outras entrevistas feitas pela Rádio Brasil MPB, visite o nosso canal no Youtube:


Postou Ana Lasevicius - Dir. de Comunicação

Olha o timão aí!

Nelson Almeida/UOL

No principal clássico paulista do brasileirão, o Corinthians não deu chance para o São Paulo e goleou seu rival por 3 a 0 no Pacaembu. Com o resultado, o timão colou no Fluminense, que apenas empatou com o Vasco em 1 a 1 no Maracanã no último jogo antes da reforma para a Copa de 2014 no Brasil e está a dois pontos do líder carioca. Elias ,o nome da partida, marcou dois gols para o alvinegro, e Jucilei completou o placar. O tricolor não vence o timão há dez jogos.

O Santos fez a lição de casa ao vencer, na Vila, o Atlético Mineiro por 2 a 0, e afundou o galo que continua na zona de rebaixamento da competição. Neymar de contrato novo e o jovem Danilo marcaram o time santista.

O Palmeiras, que veio embalado após a excelente vitória diante do time baiano no meio de semana por 3 a 0 e avançou na Sul-Americana, não passou do zero com o Guarani e decepcionou a torcida que foi até o Brinco de Ouro em Campinas acompanhar a estreia de Valdívia, que jogou o segundo tempo, mas ainda não mostrou aquele futebol que o consagrou no time verde.

No sábado, o Grêmio Prudente foi até Goiás e venceu os donos da casa por 2 a 1, empurrando a crise para o time goiano e escapando da zona de degola.

Com todos esses resultados, o timão está muito perto do “Flu” e pode assumir a dianteira a qualquer momento. Olha o timão aí, gente!


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Demônios da Garoa celebram Adoniran Barbosa em São Caetano


Autor e intérprete de grandes sucessos da música popular brasileira, Adoniran Barbosa traduziu perfeitamente o cotidiano da cidade de São Paulo em suas canções. Para homenagear essa grande figura e celebrar os 100 anos de seu nascimento (6/8/1910), a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura de São Caetano do Sul promove uma programação gratuita especial, com bate-papo sobre o músico e show com seu repertório.

Bate-papo – Nesta quarta, dia 25, o público poderá participar de um animado bate-papo sobre o artista. Celso Campos Jr., Fred Rossi, Julio Medaglia e Sérgio Rubinato prometem revelar histórias curiosas e engraçadas, e detalhes da vida do músico.

O jornalista Celso Campos Jr. é autor da mais complexa biografia sobre o artista, intitulada “Adoniran Barbosa, uma biografia”. Fred Rossi tem 40 anos de experiência como produtor cultural e já trabalhou com o grupo Demônios da Garoa, além de ser o idealizador e autor do livro-agenda Anotações com Arte – Adoniran Barbosa. O maestro Julio Medaglia, de renome internacional, regeu músicas de Adoniran no final dos anos 60. E Sérgio Rubinato é sobrinho do compositor, e tendo convivido com o tio desde a infância.

Show – Domingo (29/8), as músicas de Adoniran Barbosa estarão no show dos maiores intérpretes e acompanhantes do compositor, os Demônios da Garoa, que contam mais de 50 anos de carreira e são considerados o grupo mais antigo do Brasil ainda em atividade.

Além da música Trem das Onze, que se transformou em marca registrada do grupo, os Demônios da Garoa vão embalar o público com várias canções do poeta paulista, como Iracema, Saudosa Maloca, O Samba do Arnesto, As Mariposa, Tiro ao Álvaro, Ói Nóis Aqui Trá Veiz, entre outras.

Serviço:

Quarta, 25 de agosto, às 20 horas – Bate-papo, no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111, Bairro Santa Paula).

Domingo, 29 de agosto, às 15 horas – Show com o grupo Demônios da Garoa, no Espaço Verde Chico Mendes (Rua Fernando Simonsen, 566, Bairro São José).

ENTRADA FRANCA

Mais informações na Secult, pelos telefones 4232-1237 ou 4232-1294.

sábado, 21 de agosto de 2010

"Memória Brasil", com Roberto Luna

A Rádio Brasil MPB apresenta neste final de semana o programa "Memória Brasil", entrevistando o cantor Roberto Luna, com apresentação de Alcides Martins Fontes Júnior.

O programa vai ao ar neste domingo (22/8) e segunda-feira (23), em duas edições: ao meio-dia e às 20 horas.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Chico Buarque – Histórias de Canções

Dupla canta e conta Chico Buarque em quatro apresentações
Tudo começou quando o jornalista Wagner Homem editava o site oficial de Chico Buarque. Para enriquecer o conteúdo, pesquisou histórias e anedotas sobre as canções de Chico, e foi ampliando o interesse pelo espaço virtual do compositor. Doze anos, um songbook de Chico e muitas informações de bastidores depois, Wagner lançou o livro Chico Buarque – Histórias de Canções, no qual narra os “causos” que deram origem às letras das músicas. O vasto repertório de sucessos de Chico e suas respectivas histórias estarão, a partir deste fim de semana, no palco do Teatro Fecap.

Acompanhado do cantor Rogério Silva e do ritmista Marcelo Mali, Wagner Homem destila uma série de histórias interessantes sobre os personagens de Chico – e suas inspirações –, num clima de sarau, mostrando como surgiram tantas obras-primas da música popular brasileira. Conta-se e canta-se Chico Buarque.

A ideia para o show aconteceu por acaso. Wagner conta: “Para fazer o lançamento do livro num clube em São Paulo convidei meu amigo Rogério Silva, que há oito anos toca e canta Chico Buarque na noite paulistana. O combinado era que ele tocaria cinco ou seis canções das 133 comentadas no livro, e eu contaria as respectivas histórias para em seguida iniciar a sessão de autógrafos. Mas choveu. E muito. E a pessoa que deveria chegar com os livros ficou presa no trânsito. Ficamos ali, cantando e contando histórias durante uma hora e quarenta minutos, até que finalmente os livros chegaram. Pela receptividade do público, percebemos que tínhamos um show quase pronto. Roteirizamos, ensaiamos e o livro virou este show”.

Bom humor - No show, o público é conduzido pelas músicas de Chico a um passeio pela história recente do Brasil e da MPB. Desde os primeiros sucessos, como “Pedro Pedreiro” e “A Banda”, os embates com a censura do regime militar, o relacionamento de Chico com parceiros como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Toquinho, sua paixão pelo futebol e pela língua portuguesa, os festivais da década de 1960, tudo isso é cantado e contado com muito humor. O espetáculo é entremeado com vários documentos sonoros, alguns raríssimos, como a entrevista de Julinho da Adelaide (pseudônimo que Chico adotou para driblar a censura) ao Jornal Última Hora, ou ainda uma gravação que mostra o exato momento em que surge a canção “Vai Passar”.

Serviço:

Show ”Chico Buarque – Histórias de Canções”

Local: Teatro Fecap – Avenida Liberdade, 532 – São Paulo

Datas e horários: 21, 22, 28 e 29 de agosto – sábados, às 21h; domingos, às 19h

Lotação: 400 lugares

Duração: 90 minutos

Preços: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) – Cartões Mastercard, Visa e Diners

Bilheteria do teatro: quinta e sexta, das 14h às 20h; sábado, das 15h às 21h; domingo, das 14h às 19h

Ingressos pela internet nos sites do Teatro Fecap e Ingresso Rápido

Ingresso Rápido: 4003-1212 (segunda a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 19h)

Recomendado para maiores de 14 anos

Acesso para deficientes físicos


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Palmeiras vence e avança na Sul-Americana

EFE
Tadeu brilha na vitória do Palmeiras
O técnico Felipão pediu e a torcida acatou. Mais de 22 mil palmeirenses foram ontem ao Pacaembu empurrar o time na bela vitória de 3 a 0 diante do Vitória da Bahia e reverter a vantagem que era do time baiano, que podia perder por até um gol ou então por dois, e a partida iria para os pênaltis.

Jogando com raça e determinação e com o apoio irrestrito da massa alviverde, que não parou de incentivar um minuto sequer, o Palmeiras conseguiu abrir o placar no finalzinho do primeiro tempo com o atacante Tadeu, que alucinou a torcida esmeraldina.

No segundo tempo, o Vitória, que esperou muito o time do Palestra Itália no seu campo, começou a se soltar, mas outra vez em jornada inspirada Tadeu marcou o segundo gol e deu esperanças para o Palmeiras tentar o terceiro. Quando tudo indicava que a partida iria para os pênaltis, aos 43 minutos da etapa final, Marcos Assunção marcou um golaço de falta fez o terceiro gol do verdão, levando a torcida ao delírio e à classificação do Palmeiras para as oitavas de final da Sul-Americana. Na partida que marcou os 500 jogos do goleiro Marcos, o camisa número 1, ganhou de presente o resultado e escapou dos pênaltis. Vitória histórica e com a cara de Felipão.

PALMEIRAS 3 x 0 VITÓRIA

PALMEIRAS

Marcos; Mauricio Ramos, Danilo e Fabricio (Ewerthon); Márcio Araújo, Edinho, Marcos Assunção, Tinga e Rivaldo; Luan (Patrik) e Tadeu.

Técnico: Luiz Felipe Scolari

VITÓRIA

Viáfara, Eduardo, Wallace, Anderson Martins e Egidio; Vanderson, Ricardo Conceição, Thiago Humberto e Ramon (Neto Coruja) (Renato); Elkeson e Schwenck (Junior).

Técnico: Toninho Cecílio

Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo

Árbitro: Heber Roberto Lopes

Auxiliares: Erich Bandeira e Dilbert Pedrosa

Renda: R$ 437.422,00

Público: 22408 torcedores (total)

Cartão amarelo: Eduardo (Vitória)

Gols: Tadeu (Palmeiras) aos 47min do primeiro tempo e aos 12min do segundo tempo; Marcos Assunção aos 43min da etapa final


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Filarmônica Vera Cruz sob a regência do Maestro Júlio Medaglia, em São Bernardo do Campo

Sob a regência do maestro Júlio Medaglia, a Orquestra Filarmônica Vera Cruz se apresenta neste domingo, dia 22, em comemoração aos 457 anos de São Bernardo.
O maestro acaba de assumir a nova orquestra da cidade, a Vera Cruz Filarmônica, e a coordenação geral do Centro Livre de Música.
Júlio Medaglia montou uma orquestra clássica formada por 50 músicos, que já acompanham o maestro em outros projetos.
O novo nome da orquestra é uma homenagem ao Pavilhão Vera Cruz, antigo estúdio de importantes produções cinematográficas, entre as quais "O Cangaçeiro" e "Sinhá Moça","Tico - Tico no Fubá (Filme do Compositor Zequinha de Abreu. Inaugurado em 1949, o espaço foi utilizado posteriormente como local para feiras e exposições. A Vera Cruz que está retomando a sua vocação artística, passa a abrigar no teatro do local a sede da orquestra.
Neste domingo haverá uma apresentação da Filarmônica Vera Cruz, aberta ao público. Fará parte do programa um poema sinfônico do filme “O Cangaceiro”, um concerto para piano e orquestra de Chopin e uma sinfonia de Beethoven.
A apresentação da Filarmônica Vera Cruz, regida pelo Maestro Júlio Medaglia, no dia 22 de agosto, às 18h, será na Avenida Kennedy, 1.155 (atrás do Ginásio Poliesportivo), bairro Anchieta, na cidade de São Bernardo do Campo.

Cris Monzillo lança livro de Culinária na Bienal do Livro

Cris Monzillo e o livro do qual é coautora
A Professora de Culinária Ana Cristina Monzillo lançou quarta-feira, na Bienal do Livro, no Anhembi, o livro Segredos da Cozinha 2, na companhia de dezenas de culinaristas da área gastronômica.

Durante a noite de autógrafos estiveram prestigiando o evento jornalistas da mídia escrita e falada, escritores e profissionais liberais. Na oportunidade, a diretora da Oficina do Livro Editora, Silvia Bruno Securato, falou da importância da segunda edição de Segredos da Cozinha 2: “Aqui temos receitas simples e um pouco da história de cada culinarista; a aceitação do livro atesta que é um sucesso”, conclui Silvia.

Cris com a 'madrinha' Baby Garroux
Para a jornalista, escritora e atriz Baby Garroux é muito importante um livro como esse que reúne uma linguagem universal com sabores diversos e todo mundo pode fazer em casa. “Fico feliz pela minha afilhada Cristina que é muito competente e por isso está concretizando um sonho”, finalizou Baby.

A 21ª Bienal Internacional do Livro São Paulo 2010 termina no próximo dia 22 de agosto. Mais informações no site do evento, que prossegue até o final da semana.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dois Perdidos Numa Noite Suja

Dois perdidos numa noite suja, peça de Plínio Marcos escrita em 1966, que já foi  representada inúmeras vezes no Brasil  e no exterior, além de ter duas adaptações para o cinema, reestreia hoje, com montagem da Cia. Triptal de Teatro, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Essa adaptação da peça, feita a quatro mãos, por Igor Kovalewski e André Garolli (que também assume a direção) já passou pelo Sesc Vila Mariana e Teatro Sérgio Cardoso.
Dois Perdidos Numa Noite Suja. De hoje a 26/9. Quinta a sáb., 21h; dom., 20h. Centro Cultural São Paulo (R. Vergueiro, 1.000, Paraíso). Tel. (011) 3397-4002. Ingresso: R$ 20 (à venda 2h antes de cada sessão).
Divulgação: Sonia Kessar

Internacional é o Rei da América

AP Photo/ Silvia Izquierdo
Jogando a segunda partida da final em seu estádio, o Internacional de Porto Alegre venceu o Chivas do México por 3 a 2 e conquistou o bicampeonato da Taça Libertadores da América. O jogo começou tenso principalmente para o time gaúcho, que não conseguia desenvolver o seu melhor futebol. No final do primeiro tempo, os mexicanos abriram o placar num belo gol de Fabian. Com o resultado momentâneo, o jogo iria para os pênaltis.

No segundo tempo, o Colorado recebeu uma chacoalhada do técnico Celso Roth e o Inter acordou e foi atrás do placar. Kleber cruza da esquerda, Sóbis se antecipa e empata a partida levando ao delírio a torcida vermelha que lotou o estádio Beira-Rio. Confiante e mais seguro em campo, o Inter foi à frente e, numa roubada do jovem Leandro Damião que tinha entrado há pouco, disparou em contragolpe, chutou firme e fez o segundo do Inter num lance de muita persistência.

Com a vantagem estampada no placar, o Chivas ficou à deriva e Giuliano, em jogada pessoal, ganha da marcação e bate por cima e faz o terceiro, num golaço. O Chivas fez o segundo, no final da partida tentou arrumar briga, mas em nada estragou a festa do título, que teve Pelé como personalidade para entregar o troféu aos campeões. O Internacional conquista a América pela segunda vez e agora sonha com o seu segundo mundial. Parabéns, torcida Colorada. Vitória merecida e indiscutível.

INTERNACIONAL 3 X 2 CHIVAS

Internacional

Renan; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Sandro, Guiñazu, Tinga (Wilson Matias) e D’Alessandro; Taison (Giuliano) e Rafael Sóbis (Leandro Damião)

Técnico: Celso Roth

Chivas

Luis Michel; Magallón, Reynoso, De Luna e Ponce; Báez, Araújo, Fabián e Bautista; Omar Arellano e Omar Bravo.

Técnico: José Luis Real

Data: 18/8/2010 (quarta-feira)

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre

Público: 53.124

Renda: R$ 2.148.430,00

Árbitro: Oscar Ruiz (COL)

Auxiliares: Abraham González (COL) e Humberto Clavijo (COL)

Cartões amarelos: De Luna (Chivas), Fabián (Chivas), Bautista (Chivas), Omar Bravo (Chivas), Bolívar (Inter)

Cartão vermelho: Omar Arellano (Chivas)

Gols: Fabián (Chivas), aos 42 minutos do primeiro tempo; Rafael Sóbis (Inter), aos 16 minutos do segundo tempo; Leandro Damião (Inter), aos 31 minutos; Giuliano (Inter), aos 44 minutos do segundo tempo; Araújo (Chivas), aos 47.


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Comédia PONTO COM

Divulgação
A comédia Ponto com, da jornalista e escritora Luciene Balbino, estreia dia 26 no Teatro Juca Chaves. A direção é de Alzira Andrade, do Grupo Teatrês, do qual também fazem parte a atriz Denise Del Vecchio e o dramaturgo, músico e ator Mauro Henrique Toledo. O espetáculo tem a gestão da Gaia Brasil Eventos Culturais.

Trata-se da história da personagem Helena, que procura um amor. Incentivada pela amiga, ela entra num site de relacionamento e, entre encontros e desencontros, mergulha numa autoanálise. Tenta descobrir as respostas das questões que a impedem de ser feliz e de se sentir plena, de encontrar e viver um verdadeiro e grande amor. Essa é a eterna busca de Helena, a personagem central dessa comédia.

Mas, como conseguir isso nesse mundo tecnológico, onde tudo é informal, confuso e cheio de armadilhas? Como sobreviver às mentiras, em situações hilárias ou trágicas, quando o que se busca é algo que possa ser simplesmente verdadeiro?

“Ponto com” é uma peça que nos recruta a obter respostas: Esse tal de “parceiro ideal” realmente existe? Será que ele é mesmo a peça fundamental para sermos felizes? A evolução tecnológica representa realmente a evolução humana? E que evolução é essa?

Serviço:

Peça “Ponto com”

Teatro Juca Chaves – Rua João Cachoeira, 899 – Itaim – Estacionamento gratuito

Telefone: (11) 3073-0044

Temporada: de 26 de agosto a 22 de outubro

Horários: quintas e sextas-feiras, 21h30.

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Vendas: no site www.ingresso.com/ ou pelo telefone (11) 4003-2330


Postou Cristina Braga - Teatro Brasil

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Culinarista Cris Monzillo lança livro de receitas

A professora de Culinária e Chef de Cozinha Ana Cristina Monzillo lança hoje, na Bienal do Livro, o livro Segredos da Cozinha 2.

Na oportunidade, a integrante da Rádio Brasil MPB, que dá dicas de receitas, estará autografando, das 17h30 às 20h30, o livro editado pela “Oficina do Livro Editora”, na companhia de outras culinaristas que trabalham na área gastronômica.

Evento: 21ª Bienal do Livro

Local: Anhembi – zona norte de SP

Horário: a partir das 17h30

Estande Scortecci: Avenida 1 com rua M

CINECLUBE SOCIOAMBIENTAL CRISANTEMPO

A partir desta quinta-feira (19 de agosto), o Cineclube Socioambiental Crisantempo apresenta sua programação de “vanguarda do ramo”, com sessões semanais de filmes até novembro.

A pré-estreia da semana é do filme 2012 – Tempos de Mudança (2010), resultado de 500 horas de imagens, animação e mais de 200 entrevistas. O filme traz depoimentos contundentes de David Lynch, Sting, Ellen Page, Gilberto Gil e Terence McKenna, entre outros, falando de suas experiências com meditação, projetos sustentáveis, contracultura e expansão da consciência.

Misturando a sabedoria de culturas ancestrais com as possibilidades da tecnologia, o filme apresenta alternativas ecológicas – e muitas vezes surpreendentemente simples – para produzir energia, reciclar lixo, regenerar o solo, reaproveitar água e gerar alimentos mais saudáveis.

A apresentação será seguida de uma conversa com o diretor do filme, João Amorim, e de performances de DJs e degustação de Eco-Drinks.

Serviço:

Filme: 2012 – Tempos de Mudança

Duração: 85 min.

Produção: Mangusta Productions, Curious Pictures e PostModern Times

Data e horário: quinta, 19 de agosto, às 20 horas

Local: Rua Fidalga, 521 – Vila Madalena – Tel.: (11) 3819-2287

ENTRADA FRANCA E SOLIDÁRIA (doação de 1 kg de alimento não perecível).

Ingressos disponíveis no mesmo dia, a partir das 18 horas

Confira o trailer:




Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Roupa Nova no RED Mogi


A veterana banda ROUPA NOVA apresenta-se em setembro no RED Mogi, em Jaguariúna.
Ingressos já à venda, confira:



segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Rio de Janeiro - Choro Contemporâneo

Caixa Cultural Apresenta BRASILEIRINHO – GRANDES encontros do choro contemporâneo
Show reúne 13 das maiores estrelas do longa-metragem Brasileirinho no palco da CAIXA Cultural Rio de Janeiro

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro e a gravadora Rob Digital apresentam, nos dias 17 e 18 de agosto, o show “Brasileirinho– Grandes Encontros do Choro Contemporâneo”, que reúne 13 das maiores estrelas do longa-metragem Brasileirinho. Assim como no roteiro do filme, o show será conduzido pelo grupo Trio Madeira Brasil, que convidará ao palco os músicos Yamandu Costa, Zé da Velha, Silvério Pontes, Henrique Cazes, Teresa Cristina, Pedro Miranda, Beto Cazes, Marcos Suzano,Jorginho do Pandeiro e Rui Alvim. Alternando-se em diversas formações, os músicos tocarão desde clássicos do choro, como “Assanhado”(Jacob do Bandolim), “Brejeiro” (Ernesto Nazareth),“Carinhoso”(Pixinguinha/ João de Barro) e Machucando (Adalberto de Souza), até composições contemporâneas, como “Choro Louco” (Yamandu Costa) e “Choro da Bisa” (Zé Paulo Becker).
No filme Brasileirinho,o diretor Mika Kaurismaki mostrou a alma e a vitalidade do choro, primeiro gênero musical urbano do Brasil, e seu papel no cotidiano social do Rio de Janeiro. Foi também o primeiro longa-metragem a mostrar a nova e promissora geração de músicos brasileiros, que vem conquistando salas de concerto e casas noturnas com uma inovadora roupagem do choro. Trafegando entre o tradicional e o moderno, este gênero musical vive hoje um verdadeiro renascimento, empolgando públicos de todas as idades e classes sociais.
A magia e paixão dessa música foram mostradas em um show no Teatro Municipal de Niterói, que reuniu os principais protagonistas do documentário. Brasileirinho já foi apresentado em mais de 30 países e em vários festivais. Além disso, foi exibido em circuito de cinema e televisão, sempre aclamado pela mídia e pela crítica.
Elenco:
Trio Madeira Brasil
Marcello Gonçalves – violão 7 cordas
Zé Paulo Becker – violão
Ronaldo do Bandolim – bandolim
Yamandu Costa – violão 7 cordas
Zé da Velha – trombone
Silvério Pontes – trompete
Henrique Cazes - cavaquinho
Beto Cazes – percussão
Marcos Suzano - pandeiro
Jorginho do Pandeiro – pandeiro
Rui Alvim – clarinete
Teresa Cristina – voz
Pedro Miranda - voz
Direção Musical: Marcello Gonçalves
SERVIÇO:
Brasileirinho – Grandes Encontros do Choro Contemporâneo
Data: 17 e 18 de Agosto (terça e quarta)
Horário: 20 horas
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Teatro Nelson Rodrigues
Endereço: Avenida República do Chile, 230, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: R$20(inteira) R$ 10,00 (meia)
Classificação: Livre
Capacidade: 388 lugares (sendo 2 para cadeirantes)
Horário da bilheteria: 15h às 20h

Divulgação: Lidiane Inácio

Carlos Meceni - Teatro Brasil Hoje às 20 horas


A Rádio Brasil MPB apresenta hoje, às 20 horas, o primeiro Programa Teatro Brasil.
Cristina Braga entrevista o autor, diretor e ator Carlos Meceni.
Este vídeo é apenas um trecho da entrevista, gravada no segundo semestre de 2009.

Ouça a entrevista na íntegra.

Rádio Brasil MPB
Teatro Brasil apresenta:
Carlos Meceni
Produção e apresentação:
Cristina Braga
Direção técnica de áudio:
Flávio Kranic
Imagens e edição vídeo:
Ana Lasevicius
Direção Geral:
Alcides Martins Fontes Jr.

Paulistas em queda no brasileirão

Julio Cesar Guimarães/UOL
Washington comemora mais um gol
O Fluminense, jogando no Maracanã, goleou por 3 a 0 o time reserva do Internacional, que poupou seus principais jogadores para a final da Libertadores e se distanciou na liderança do Brasileirão. O tricolor carioca, que não tem nada a ver com isso, aproveitou o vacilo do vice-colocado, o Corinthians, que perdeu fora de casa para o Avaí por 3 a 2 e abriu quatro pontos à frente do timão. Com o resultado, o Tigre de Santa Catarina assumiu o terceiro lugar e está no G4.

Jogando no Morumbi e na estreia do técnico interino Sergio Baresi, o São Paulo apenas empatou em 2 a 2 diante do Cruzeiro. O gol salvador do tricolor paulista aconteceu aos 45 do segundo tempo e foi anotado por Ricardo Oliveira. O resultado não agradou à torcida nem à comissão técnica. O Santos, campeão da Copa do Brasil, que jogou sem Neymar e Rafael – machucados – perdeu para o Vitória por 4 a 2 e deu o troco de quando o time baiano perdeu a final para o time santista e fugiu da zona de rebaixamento. O Grêmio Prudente perdeu em casa para o Vasco por 4 a 2 e viu seu rival encostar no G4. O caçula paulista da primeira divisão continua com uma campanha irregular.

Outro time do interior de São Paulo, o Guarani, ressuscitou o Atlético Mineiro que venceu o Bugre por 3 a 1 e quebrou um jejum de cinco jogos sem vencer, mas continua na zona de rebaixamento. Para o alviverde de Campinas, a derrota não fazia parte dos planos da equipe que sonhava com o G4.

Já o Palmeiras conquistou sua primeira vitória sob o comando oficial de Felipão, ao vencer o Atlético Paranaense no Pacaembu por 2 a 0. Mesmo não jogando um grande futebol, o alviverde projeta dias melhores e tenta reverter esta semana, em casa, uma vitória por três gols para avançar na Sul-Americana. Será?


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Peça “Nosso Lar – A Morada da Esperança”

Abordando o viés da reencarnação e da imortalidade da alma, este espetáculo, encenado desde maio de 2006, já foi visto por mais de 30 mil pessoas, tanto na Grande São Paulo como em várias cidades por onde tem se apresentado, sempre levando a mensagem do espiritismo traduzida por Chico Xavier.

Nosso Lar – A morada da esperança foi psicografado por Chico Xavier, pelo espírito André Luiz. A adaptação e direção são de Gabriel Veiga Catellani, e a montagem é do Grupo de teatro WeGa. Em breve, o tema será apresentado na versão cinematográfica.

Serviço:

Peça “Nosso Lar – A Morada da Esperança”

Local: Teatro do Ator – Praça Roosevelt, 172 – Ao lado da Igreja da Consolação – Próximo ao Metrô República

Horários: domingos, às 18 horas

Ingressos: R$ 30 (50% de desconto para quem levar 1kg de alimento não perecível).



Postou Cristina Braga – Teatro Brasil