sexta-feira, 30 de julho de 2010

Salão de Humor de Piracicaba inscreve até dia 3

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o mais tradicional evento no gênero no mundo, está com inscrições gratuitas para sua 37ª edição até sábado, 3 de agosto. Podem participar artistas profissionais e novos talentos, do Brasil e exterior, com trabalhos inéditos e de temática livre.

As obras concorrerão em cinco categorias: cartum, charge, caricatura, tiras e vanguarda. Serão aceitas obras de qualquer técnica gráfica, inclusive esculturas com teor humorístico, e materiais digitais inéditos com a assinatura do autor. O Salão distribuirá prêmios no valor total de R$ 35 mil. Todos os artistas classificados em primeiro lugar também receberão o Troféu Zélio, desenhado pelo próprio cartunista.

A exposição principal e as várias paralelas ficarão abertas ao público, gratuitamente, de 28 de agosto a 17 de outubro, no Engenho Central e em diversos pontos turísticos de Piracicaba. O cartunista Ziraldo – um dos convidados da abertura – preparou a mostra inédita Ortomatopeia, com dez telas.

Histórico – Criado em 1974, por iniciativa de jornalistas e intelectuais de Piracicaba, o Salão Internacional de Humor foi concebido por Millôr Fernandes, Jaguar, Fortuna, Ziraldo, Zélio e Paulo Francis, então responsáveis pelo irreverente jornal O Pasquim.

Com o sucesso da primeira edição, o evento logo ganhou reconhecimento internacional, mostrando ao mercado brasileiro obras de grandes expoentes, como o francês Claude Molliterni, da Revista Phénix (falecido este ano); Sérgio Aragonez, da publicação americana Mad; Geoffrey Dickinson, da revista inglesa Punch; e Hermenegildo Sábat, do jornal argentino El Clarin. No âmbito nacional, o Salão revelou talentosos chargistas, como os irmãos Chico e Paulo Caruso, Alci, Laerte e Angeli, entre outros.

Serviço:

Seleção dos trabalhos para o 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Data: até sábado, 3 de agosto

Trabalhos em papel podem ser postados para o endereço: 37º Salão de Humor de Piracicaba / Secretaria da Ação Cultural  – Avenida Maurice Allain, 454 – CEP 12.405-123 – Piracicaba – São Paulo.

Na categoria vanguarda, deverá ser abordada a temática do meio ambiente. As inscrições para essa categoria devem ser feitas no endereço premiomeioambiente@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site oficial do evento.


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil