Foto: Willian Dias
Adaptação da obra do autor norte-americano James Baldwin, o espetáculo O Quarto de Giovanni estreia dia 8, no Teatro Brigadeiro. Clássico da literatura gay, o texto conta a história de amor entre dois homens, e a montagem marca a volta ao Brasil da Cia. Internacional de Teatro de Repertório Arte Livre.
Ambientada na boêmia Paris dos anos 1950, O Quarto de Giovanni tem como tema principal o despertar de um homem diante de sua verdadeira natureza homossexual. David, um americano que vive em Paris, conhece Giovanni, um belo italiano, num bar gay. Seduzido e alcoolizado, David aceita passar a noite com Giovanni. Essa noite se prolonga até se converter em três meses de paixão no quarto de Giovanni, onde o moço americano buscará refúgio e encontrará amor.
A montagem tem estética minimalista, ou seja, utiliza o mínimo de elementos. Cordovani assina luz, som, cenário e figurino, este último com Bárbara SanMartin. O cenário é composto por um tablado fixo, que serve de cama, e uma cortina onde são projetadas algumas imagens. A luz trabalha com recortes cinematográficos. Os figurinos apresentam peças dos anos 1950. A trilha sonora é pontuada com som de uma máquina de escrever e apresenta músicas contemporâneas.
Fundada em 1981 por Cordovani em São Paulo, a Cia. vive há 24 anos na Europa, e atualmente está radicados na Espanha (Galícia), onde há cinco anos mantém o Teatro Arte Livre, subvencionado pelo governo da Galícia.
SERVIÇO:
Peça O QUARTO DE GIOVANNI
Texto e direção: Roberto Cordovani
Elenco: Roberto Cordovani (Melhor ator de Londres, Madrid, Compostela – personagem: David); Xan Guimarães (Ator convidado de Ibiza – personagem: Giovanni); Bárbara SanMartin (America’s Favorite Miss – personagem: Hella); Suzanah Borges (Atriz convidada – personagem: Guillaume)
Estreia dia 8 de julho, quinta-feira, às 21 horas.
Duração: 90 minutos.
Recomendação: 16 anos.
Ingresso: R$ 50 (quinta) e R$ 60 (sexta a domingo). Meia-entrada para estudantes, maiores de 60 anos e classe teatral.
Horários: quinta a sábado, às 21 horas; domingo, às 19 horas. Até 15 de agosto.
Local: Teatro Brigadeiro – Avenida Brigadeiro Luís Antonio, 884 – Bela Vista, Telefones: 3115-2637 e 3107-5774
Postou Cristina Braga – Teatro Brasil