sexta-feira, 23 de abril de 2010

Depois de mais de 30 anos, Vera Cruz volta a produzir longas


                   Galileu Garcia  Foto: Ana Lasevicius / RBMPB
Com filmagens programadas para começar esta semana, o longa “LB Persona” marca a volta dos estúdios Vera Cruz, um dos mais importantes do cinema brasileiro.

 A companhia não produzia filmes há 33 anos. O último foi “Paixão e Sombras” (1977), de Walter Hugo Khouri.

 A nova produção conta a história da realização de “O Cangaceiro” (1953), de Lima Barreto, que ganhou 13 prêmios internacionais e é um dos filmes brasileiros mais vistos internacionalmente em todos os tempos. O filme vai misturar linguagem documental com imagens ficcionais. Lima Barreto será interpretado pelo ator Milton Levy – que atuou em novelas como “Canavial de Paixões” (SBT).

 “LB Persona” será dirigido por Galileu Garcia, que foi assistente de direção de Barreto em O Cangaceiro”.

 Galileu – que recentemente lançou o livro "Mazzaropi, O Caipira Mais Caipira do Brasil", documentando a obra do artista, com quem trabalhou em muitos filmes – nos concedeu uma entrevista que conta toda a sua história no cinema da Vera Cruz, e estará em breve no ar pela Brasil MPB.

Laila Guilherme, Alcides Martins Fontes Jr. e Galileu Garcia Foto: Ana Lasevicius / RBMPB

Postou Laila Guilherme - Cinema Brasil

Museu Memória do Bixiga e homenagem a Noel e Adoniran


Depois de cinco anos fechado, foi reaberto o sobrado de sete cômodos que abriga um pouco da memória da região, na Rua dos Ingleses, o Museu do Bixiga. Assim mesmo, com “i”, grafia defendida por alguns memorialistas e moradores das redondezas, por ser adaptação do termo ao jeito coloquial de falar. O Bexiga é a região compreendida entre a Rua Rui Barbosa, Avenida 9 de Julho e Rua dos Franceses. Pertence ao bairro chamado oficialmente de Bela Vista.


Tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), pouco se sabe do imóvel. Alguns dizem que familiares de Getúlio Vargas moraram ali. Antes de virar museu, em 1981, ficou abandonado por cerca de 30 anos. Agora, a diretoria da instituição, considerada o mais antigo memorial de bairro paulistano, promete movimentar o espaço, a partir da captação de patrocínios: restaurar o imóvel, digitalizar o acervo fotográfico e passar a oferecer cursos.

Entre os 1,5 mil itens do acervo, há o kit completo de um “bexiguense” soldado revolucionário de 1932, uma cadeira de dentista dos anos 20, carrinhos de rolimã, uma geladeira quase centenária, um televisor e itens pessoais de Adoniran Barbosa – gravata, chapéu, cachecol e isqueiro –, além de um tesouro iconográfico: oito mil fotografias que ajudam a reconstituir a história do bairro paulistano.

Onde: Rua dos Ingleses, 118 – Bela Vista / Bexiga - Telefone (11) 3262-3156  - Mapa-link

Quando: de terça a sexta, das 14 às 18 horas.

Quanto: GRÁTIS


Detalhe da ilustração de capa do cd 180 anos de samba Cantando Noel Rosa e Adoniran

E por falar em Adoniran, ele e seu contemporâneo Noel Rosa estão sendo mais uma vez homenageados em seu centenário. O maestro João Maurício Galindo convidou a cantora Fabiana Cozza para celebrar a data com a Jazz Sinfônica, que ele dirige. Os compositores têm centenas de músicas conhecidas e gravadas em todo o Brasil, e seu trabalho tem como principal característica contar um pouco do cotidiano de São Paulo e do Rio de sua época.

Onde: Auditório Ibirapuera.

Quando: sexta e sábado (23 e 24), às 21 horas.

Quanto: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)

Mais informações aqui. http://www.auditorioibirapuera.com.br/detalhe_eventos.aspx?id=497

Postou Laila Guilherme - Cinema Brasil