sexta-feira, 23 de julho de 2010

Brasileirão Bom de Bola 2010 – Cadê os paulistas?

Nelson Almeida/UOL

Após o término da décima rodada do Campeonato Brasileiro, a sina dos times paulistas foi confirmada neste meio de semana. Até o poderoso timão tropeçou em Goiânia e perdeu a invencibilidade, ao perder para o lanterna Atlético-GO por 3 a 1, mas continuar líder do Brasileirão.

Os outros paulistas não foram bem em casa, com o empate em 1 a 1 do São Paulo diante de outro paulista, o Grêmio Prudente, que neste caso comemorou o resultado por jogar fora e não ser considerado time grande.

O Palmeiras também colaborou para manter o revés da rodada, ao empatar em 2 a 2 com o Botafogo em pleno Pacaembu. Felipão, técnico aclamado pela torcida para assumir o comando da seleção, terá muito trabalho para colocar o irregular verdão no G4.

O Santos também perdeu no Paraná para o Atlético Paranaense por 2 a 0, e parece que o futebol clássico sumiu depois do fim da copa. Algo está acontecendo no alvinegro praiano, fora as brigas e o fraco futebol imposto nas últimas rodadas.

Por fim, o Guarani não conseguiu superar o surpreendente Ceará e, em casa, apenas empatou em 1 a 1. O Bugre vai ter que lutar muito para permanecer na primeira divisão.



Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Mamona pode ser produtora de biocombustível

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) estão apostando nas qualidades da mamona para fins de produção do bicombustível do futuro.

Representantes dos dois órgãos também acreditam que a mamona, conhecida cientificamente como Jatropha curcas, vá beneficiar os agricultores mais pobres. A mamona pode ser cultivada em zonas áridas e em solos degradados, pouco utilizados para a agricultura.

Outra grande vantagem em estudo se refere às características menos contagiantes da mamona em relação ao material fóssil, o que permitiria as famílias de baixa renda se beneficiar de um combustível para produzir luz e cozinhar.

No entanto, a maior parte da mamona cultivada na América atualmente é tóxica e prejudicial à saúde humana, o que impede o uso de suas sementes como comida para o gado. O grande desafio está na necessidade de apoiar a pesquisa para obter variedades melhores e não tóxicas.

A estimativa para a produção de mamona da América gira em torno de 12,8 milhões de hectares até 2015, sendo que o Brasil deve ser o líder na América Latina.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

DZI CROQUETTES, em cartaz nos cinemas

E continua a boa fase de documentários brasileiros. Desta vez, sobre o irreverente grupo carioca Dzi Croquetes, que fez sucesso nos anos 1970, e agora é resgatado do esquecimento. Com muita purpurina, os Dzi Croquettes desafiaram a censura do regime militar. Ícones da liberdade de expressão e do movimento gay, seus integrantes fizeram sucesso também na Europa, e influenciaram muitos artistas da época.

O grupo era liderado pelo ator Wagner Ribeiro e pelo coreógrafo americano Lennie Dale, e tinha treze integrantes, entre os quais Paulette, Cláudio Tovar e Cláudio Gaia. Eles se apresentavam vestidos de mulher ou em trajes mínimos, sem se preocupar em esconder barbas ou pernas peludas. Sob o lema “o amor constrói”, misturavam dança e canções, sempre com uma boa dose de deboche e crítica social e política, em espetáculos criados coletivamente.

O filme exibe muitas fotos e raras imagens em super-8, revelando histórias de bastidores, ilustradas por depoimentos de pessoas que conviveram com o grupo, entre elas o cantor Ney Matogrosso, a atriz Marília Pêra, o jornalista Nelson Motta e a estrela Liza Minelli, madrinha da carreira internacional do grupo.

Dirigido por Raphael Alvarez e Tatiana Issa – filha do cenógrafo Américo Issa, que integrava o grupo –, o filme Dzi Croquetes foi premiado pelo público na Mostra Internacional de São Paulo do ano passado, e também por júri e público no Festival de Cinema do Rio.

Em São Paulo, está em cartaz nos cines Belas Artes, Frei Caneca Unibanco Arteplex e Reserva Cultural.


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil