sexta-feira, 2 de julho de 2010

Acabou o sonho do hexa


Flávio Florido/UOL

Nem mesmo a Holanda imaginava tal façanha ao derrotar o Brasil de virada por 2 a 1 no estádio Nelson Mandela e avançar para a semifinal da Copa da África. A seleção brasileira jogou um primeiro tempo primoroso, com marcação e aplicação tática dignas de um campeão, mas no segundo tempo a situação mudou e, numa falha de marcação, Felipe Melo marcou contra para o Brasil e a seleção começou e despencar emocionalmente.

Num outro lance Felipe Melo perdeu a cabeça, agrediu Robben e foi expulso. A seleção canarinho se perdeu taticamente e ficou claro o abatimento dos jogadores brasileiros em campo. A Holanda soube aproveitar, venceu de virada por 2 a 1 e deu o troco pelas eliminações de 1994 e 1998. Dunga demorou em colocar Nilmar, e quando o fez tirou Luis Fabiano, que lutava muito contra os defensores holandeses. Um segundo tempo desastroso e também para ser esquecido.

Moral da história: a melhor partida da seleção foi mostrada ao mundo no primeiro tempo, e no segundo uma das piores exibições da era Dunga. Melhor para a Holanda, que já está na semifinal e, na terça-feira, pega o Uruguai – que venceu Gana nos pênaltis.

Agora a seleção tentará, em 2014, fazer a lição dentro de sua própria casa e conquistar o tão sonhado hexa.

FICHA TÉCNICA

Holanda 2 x 1 Brasil

Gols

Holanda: Felipe Melo (contra) aos 8min e Sneijder aos 23min do 2º tempo

Brasil: Robinho, aos 10min do 1º tempo

Esquema Tático da Holanda
4-2-3-1
Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Ooijer e Van Bronckhorst; Van Bommel e De Jong; Robben, Sneijder e Kuyt; Van Persie (Huntelaar)

Técnico: Bert van Marwijk

Esquema Tático do Brasil
4-2-3-1
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos (Gilberto); Gilberto Silva e Felipe Melo; Daniel Alves, Kaká e Robinho; Luís Fabiano (Nilmar)

Técnico: Dunga

Cartões amarelos

Holanda: Heitinga, Van der Wiel, Ooijer e De Jong
Brasil: Michel Bastos

Cartão vermelho

Brasil: Felipe Melo

Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão)

Local: Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Boletim Esporte Brasil com Ricardo Monzillo - Brasil X Holanda

Boletim com Ricardo Monzillo Brasil X Holanda
Campeonato Mundial de Futebol Copa 2010

Um Craque Chamado Divino, no Canal Brasil

Em tempos de copa, já destacamos aqui o DVD sobre Maradona, que acaba de ser lançado. Agora é a vez de tratar de um documentário sobre um grande craque brasileiro, Ademir da Guia.

Neste sábado, a sessão É Tudo Verdade do Canal Brasil exibe um filme sobre ele, Um Craque Chamado Divino (2006), dirigido por Penna Filho – cujo filme mais recente é a comédia Doce de Coco.

Ademir da Guia é chamado de Divino pelos torcedores do Palmeiras por conta do pai, Domingos da Guia – O Divino Mestre, considerado um dos maiores zagueiros brasileiros. Com depoimentos de jornalistas, ex-jogadores e do próprio craque, o longa relembra a trajetória do ídolo do clube paulista.

Ficha técnica:

Diretor: Penna Filho

Gênero: documentário

Tempo de duração: 82 min

Ano de produção: 2006

Disponível em DVD (Europa Filmes)

Exibição no Canal Brasil (Net/Sky): sábado (3/7), às 21 horas; domingo (4), às 14 horas.





Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Revista Economist analisa eleição presidencial no Brasil

A revista britânica The Economist publicou esta semana matéria de destaque sobre as eleições presidenciais no Brasil, marcadas para outubro, e aproveitou para fazer uma análise complexa sobre a economia do país e os oito anos de mandato do presidente Lula.

Sem deixar de ironizar o fato de os brasileiros só estarem interessados em ganhar a Copa do Mundo, citando que o país literalmente pára para assistir aos jogos da seleção brasileira, a revista menciona que, no dia 6 de julho, será dado o apito inicial para a corrida eleitoral rumo à presidência da Republica.

Lula é colocado como figura dominante na campanha e aponta que sua influência política está sendo aproveitada pela candidata do PT, Dilma Rousseff, escolhida para dar continuidade ao governo atual.

A Economist cita os altos índices de aprovação do governo Lula e os relaciona ao fato de seu governo ter registrado crescimento econômico estável, além de desempenho notável na área social. As estatísticas são mais do que positivas. O número de pessoas vivendo na pobreza durante o governo atual baixou de 28,5% para 16%. A diminuição da desigualdade de distribuição de renda também é destaque na matéria, juntamente com o programa Bolsa-Família.

A matéria faz elogios a Lula por não ter seguido o estilo populista de vários líderes de esquerda da América Latina. No entanto, cita que o próximo governo terá de enfrentar problemas nas áreas de infraestrutura e o déficit na Previdência.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra