quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

29 ANOS SEM ELIS REGINA




















Há 29 anos ela deixava o nosso convÍvio, 19 de janeiro de 1982. Elis Regina Carvalho Costa foi sem dúvida nenhuma, a maior cantora do século XX, no Brasil e uma das maiores do mundo em todos os tempos.

Da morte trágica e prematura, deixou vasta e brilhante obra na música popular brasileira.

Foi apelidada por Vinicius de Moraes de Pimentinha, e é considerada por boa parcela de músicos e público como uma das maiores cantoras de todos os tempos da MPB.

Elis Regina nasceu no dia 17 de março de 1945, na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Começou a carreira como cantora aos onze anos de idade em um programa de rádio para crianças
chamado O Clube do Guri, na Rádio Farroupilha, apresentado por Ari Rego.

Revelando enorme precocidade, aos 16 anos lançou o primeiro LP da carreira. Em 1968, uma viagem à Europa a lança no eixo musical internacional, conquistando grande sucesso, principalmente no Olympia de Paris, onde se tornou a primeira artista a se apresentar duas vezes num mesmo ano, naquela que é a mais antiga sala de espetáculos musicais de Paris.

Foi Elis quem também lançou boa parte dos compositores até então desconhecidos, como Milton Nascimento, Renato Teixeira, Tim Maia, Gilberto Gil, João Bosco, Aldir Blanc, Zé Rodrix entre outros.

Um dos grandes admiradores, Milton Nascimento, a elegeu musa inspiradora e a ela dedicou inúmeras composições.

Elis Regina criticou muitas vezes a ditadura brasileira, nos difíceis “Anos de chumbo”, quando muitos músicos foram perseguidos e exilados e a crítica tornava-se pública em meio às declarações ou nas canções que interpretava e:, em entrevista, no ano de 1969, que teria afirmado que o Brasil era governado por gorilas.

Causando grande comoção nacional, faleceu aos 36 anos de idade em 19 de janeiro de 1982, devido a complicações decorrentes de uma overdose de tranqüilizantes e bebida alcoólica. Foi sepultada no Cemitério do Morumbi, em São Paulo.




     Alcides Martins Fontes Júnior - jornalista