terça-feira, 11 de maio de 2010

SIMPLESMENTE EU, CLARICE LISPECTOR


                                                                              foto divulgação

Cristina Braga

Neste monólogo, a atriz Beth Goulart encarna Clarice Lispector, por meio de texto extraído de depoimentos, entrevistas, correspondências e trechos de seus livros Perto do Coração Selvagem e Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, além dos contos Amor e Perdoando Deus.
A peça é uma declaração. Há muitas formas de se dizer algo profundo, doce e alarmante. Um grito, uma frase feita, um sorriso, um olhar. Mas Beth Goulart preferiu a profundidade do teatro. Falar da alma humana. Declarar a alma humana. Aliás, ao falar de uma alma como a de Clarice Lispector, parece que se fala de tantas outras, senão de todas.

Beth conseguiu mostrar uma Clarice próxima do espectador, quando mescla a profundidade de sua poesia, de suas frases ricamente pescadas em sua literatura esquecida por muitos brasileiros afoitos aos romances fáceis do mercado editorial. Beth está estupenda, não só porque ganhou o prêmio Shell de melhor atriz em 2009, mas porque mostra realmente uma atriz madura, verdadeira, profunda. Uma grande dama do teatro brasileiro.

A iluminação do espetáculo leva qualquer um ao delírio. É fácil entrar no mundo de Clarice, quando Beth se torna não mais a escritora dando seu depoimento de vida, mas uma de suas personagens mais representativas de seu universo anímico: Joana, de Perto do Coração Selvagem. A iluminação acompanha esta mudança de personagem de forma incrível.

Os jogos de saída da personagem Joana, para a personagem Clarice, lembram muito os contrapontos do próprio livro, quando Joana contrapõe as experiências íntimas de menina com as da mulher adulta. Com uma música melancólica e arrebatadora, este é talvez um dos melhores espetáculos de teatro nos últimos anos nos palcos brasileiros.

Local: teatro do Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro -  São Paulo
Quando: Até 20 de junho, às sextas e sábados, 19h30; domingos, 18h
Direção: Amir Haddad
(Colaborou Luis Marcio Arnaut de Toledo)


Postou Cristina Braga - Teatro Brasil

Seleção Brasileira é convocada para o mundial da África


                                      Júlio César Guimarães/UOL 
Ricardo Monzillo
Acabou o mistério, o técnico Dunga convocou os 23 "felizardos" que disputarão a Copa do Mundo na África do Sul, que terá início no dia 11 de junho, na cidade de Joanesburgo com partida inaugural entre África do Sul e México.  
Aclamados pelo povo, os santistas Neymar e Paulo Henrique Ganso ficaram de fora, mas a maior surpresa da convocação ficou por conta da ausência do "Imperador" Adriano, atacante do Flamengo que nos últimos meses viu-se envolvido com problemas pessoais e perdeu a confiança do técnico. Em seu lugar foi chamado o atacante Grafite, ex-São Paulo, hoje no futebol alemão.
Segundo boatos e especulações da própria imprensa, quem também esperava figurar entre os selecionáveis era Vitor, goleiro do Grêmio que ficou de fora, e em seu lugar, entrou Gomes que atualmente joga no Tottenham da Inglaterra e está em excelente fase.
A CBF divulgou na tarde desta terça-feira a outra 'lista de espera' do técnico Dunga. Paulo Henrique Ganso e Ronaldinho Gaúcho figuram entre os sete. Alex (Chelsea), Diego Tardelli (Atlético-MG), Sandro (Inter), Marcelo (Real Madrid) e Carlos Eduardo (Hoffenheim) completam a relação. Nem Adriano e nem Neymar estão entre os 30 da lista do técnico da seleção. Façam as suas apostas, da pra ganhar com esse time. Escreva pra gente.
Acompanhe a lista dos 23 jogadores que terão missão de trazer o Hexa para o Brasil.
GOLEIROSJúlio César (Inter/ITA)
Doni (Roma/ITA)
Gomes (Tottenham/ING)
LATERAISMaicon (Inter/ITA)
Daniel Alves (Barcelona/ESP)
Michel Bastos (Lyon/FRA)
Gilberto (Cruzeiro)
ZAGUEIROSLúcio (Inter/ITA)
Juan (Roma/ITA)
Luisão (Benfica/POR)
Thiago Silva (Milan/ITA)
VOLANTESFelipe Melo (Juventus/ITA)
Gilberto Silva (Panathinaikos/GRE)
Josué (Wolfsburg/ALE)
Kleberson (Flamengo)
MEIASKaká (Real/ESP)
Ramires (Benfica/POR)
Elano (Galatasaray/TUR)
Júlio Baptista (Roma/ITA)
ATACANTESLuís Fabiano (Sevilla/ESP)
Robinho (Santos)
Nilmar (Villarreal/ESP)
Grafite (Wolfsburg/ALE



Postou Ricardo Monzillo - Esporte Brasil

Pacote econômico para recuperar o Euro dispara bolsas ao redor do mundo.

Cibele Riccomini
A União Européia e o Fundo Monetário Internacional, FMI, se mobilizaram para injetar no mercado financeiro europeu 750 bilhões de Euros.

A medida também pode ser vista como uma forma de estancar a gangrena econômica que afeta a Grécia, e evitar que outros países sejam contaminados pelo mesmo problema.

Na Espanha, onde o déficit no orçamento está sofrendo sobremaneira, a bolsa de Madri fechou com alta de 14,43 por cento. Em Londres, o índice FTSE 100 apresentou alta de 5,16 por cento. Em Paris e em Frankfurt, as bolsas também reagiram bem à noticia, fechando com alta de 9,66 e 5,3 por cento.

Até a bolsa de valores de São Paulo refletiu o otimismo do mercado financeiro internacional e fechou suas ações com alta de 4,11 por cento. O dólar foi a única zebra do mercado, apresentando queda de 3,99 por cento.

Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra.