quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ENCONTROS SOBRE ARTES CÊNICAS

O Centro Ángel Rama, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, organiza uma série de dez encontros às quartas-feiras sobre teatro brasileiro: Dramaturgia, grupos e concepções cênicas – Mapeamento histórico-crítico [1970-1980].

A série começa no dia 15, das 14h30 às 16 horas, na sala 39 do Prédio de Letras da FFLCH.

O público-alvo são graduandos, pós-graduandos, funcionários da USP e interessados em geral.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo email carama@usp.br (e-mail protegido contra spams. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo).

O endereço é Avenida Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária.

Mais informações: (11) 3091-4879, com Marlene


Postou Cristina Braga – Teatro Brasil

Mostra reúne obras que refletem sobre o tema da memória e do poder

Como parte das comemorações de seus 40 anos, e integrando o São Paulo Polo de Arte Contemporânea, o Paço das Artes apresenta a exposição Crossing [Travessias]. Com curadoria de Priscila Arantes, diretora técnica do Paço das Artes, a mostra reúne obras que refletem sobre o tema da memória e do poder a partir da articulação de três vetores. O primeiro é formado por trabalhos que colocam em cena a memória histórica/cultural através de narrativas coletivas e individuais, reais e fictícias. O segundo vetor volta-se para projetos que incorporam o transcorrer do tempo e a efemeridade em seu próprio fazer e que dialogam com o tema da memória e da história no campo das artes. Um terceiro aspecto da exposição volta-se à discussão da memória digital, do arquivo e à configuração dos novos territórios de poder da cultura contemporânea.
Crossing [Travessias] diz respeito a caminho, trajeto, viagem. Muitas vezes é a palavra utilizada, tanto no campo teórico quanto literário, para descrever o trajeto da memória: na travessia das distâncias, realiza-se a poesia da memória, individual e/ou coletiva, e a percepção do tempo. “A ideia da mostra é contribuir, a partir do tema geral da memória, para uma visão crítica a respeito de nossa história tanto social quanto cultural”, afirma Priscila Arantes, curadora e diretora técnica do Paço das Artes. “Uma vez que a história é produto construído, é pertinente refletir sobre quais são os dispositivos de construção de nossa memória e de que forma lidamos com os arquivos contemporâneos, questões presentes na exposição”.
Crossing [Travessias] Leia mais...
A mostra também contempla a mesa redonda Arte, Memória e Poder, com Márcio Seligmann-Silva e Priscila Arantes, no dia 28 de setembro, às 19h. Todas as atividades são gratuitas.
Abertura
12 setembro, 2010 - 18h00
Visitação
12 de setembro a 07 de novembro de 2010
28 de setembro, 19h: Mesa redonda Arte, Memória e Poder, com Márcio Seligmann-Silva e Priscila Arantes
Curadoria
Priscila Arantes
Artistas
AES+F, Alice Miceli, Ana Mendieta, Lucas Bambozzi , Paço Educativo, Paloma Oliveira, Tatiana Blass, Yoshua Okón
Paço das Artes
Av. da Universidade 1
Cidade Universitária
CEP 05508-040
São Paulo/SP, Brasil
T 11 3814 4832
Todas as atividades são gratuitas

Cepal comemora bom desempenho das exportações latino-americanas

O estudo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) “Panorama da Inserção Internacional da América Latina e do Caribe 2009-2010” revela que as exportações da região para a China passaram de queda de 2,2%, no primeiro semestre do ano passado, para surpreendente aumento de 44,8% no mesmo período deste ano. A expectativa é que as exportações venham a se ampliar mais de 21% no segundo semestre de 2010, percentual atingido pelo Brasil no total de exportações no período anterior.

O bom resultado, no entanto, não está livre de riscos que possam surgir dos movimentos das economias da Europa e dos Estados Unidos, que mal se recuperam de uma crise financeira global e já sentem os efeitos negativos dos problemas econômicos enfrentados por países como Grécia, Espanha e Portugal.

A economia brasileira é uma das poucas que apresentaram crescimento: 8,9% no primeiro semestre de 2010 em relação ao mesmo período de 2009. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente que os dados refletem o melhor desempenho para um semestre desde o início da série, em 1996, resultando em recorde histórico. No último ano, o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) acumulou alta de 5,1%.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

GUINGA convida Leila Pinheiro e Mônica Salmaso

O violonista e compositor carioca Guinga comemora 60 anos de idade e 30 de carreira. A celebração marca encontro inédito no palco com duas das cantoras que mais interpretaram sua obra: Leila Pinheiro e Mônica Salmaso.
Leila Pinheiro tem um antiga relação musical com Guinga. Gravou um disco inteiramente dedicado a suas composições, “Catavento e Girassol”, título de uma delas.

Mônica Salmaso gravou “Senhorinha” em seu disco de estreia, vindo a interpretar outras canções de Guinga ao longo de sua carreira.

Além delas, Guinga também contará no palco com aquele que é considerado o par constante em sua carreira, o violonista e guitarrista Lula Galvão.

Local: SESC Pompeia – Rua Clélia, 93 – Telefone: (11) 3871-7700

Datas: sábado (25), às 21 horas e domingo (26), às 18 horas.

Ingressos: R$ 5 a R$ 20



Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil