sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Chico Buarque – Histórias de Canções

Dupla canta e conta Chico Buarque em quatro apresentações
Tudo começou quando o jornalista Wagner Homem editava o site oficial de Chico Buarque. Para enriquecer o conteúdo, pesquisou histórias e anedotas sobre as canções de Chico, e foi ampliando o interesse pelo espaço virtual do compositor. Doze anos, um songbook de Chico e muitas informações de bastidores depois, Wagner lançou o livro Chico Buarque – Histórias de Canções, no qual narra os “causos” que deram origem às letras das músicas. O vasto repertório de sucessos de Chico e suas respectivas histórias estarão, a partir deste fim de semana, no palco do Teatro Fecap.

Acompanhado do cantor Rogério Silva e do ritmista Marcelo Mali, Wagner Homem destila uma série de histórias interessantes sobre os personagens de Chico – e suas inspirações –, num clima de sarau, mostrando como surgiram tantas obras-primas da música popular brasileira. Conta-se e canta-se Chico Buarque.

A ideia para o show aconteceu por acaso. Wagner conta: “Para fazer o lançamento do livro num clube em São Paulo convidei meu amigo Rogério Silva, que há oito anos toca e canta Chico Buarque na noite paulistana. O combinado era que ele tocaria cinco ou seis canções das 133 comentadas no livro, e eu contaria as respectivas histórias para em seguida iniciar a sessão de autógrafos. Mas choveu. E muito. E a pessoa que deveria chegar com os livros ficou presa no trânsito. Ficamos ali, cantando e contando histórias durante uma hora e quarenta minutos, até que finalmente os livros chegaram. Pela receptividade do público, percebemos que tínhamos um show quase pronto. Roteirizamos, ensaiamos e o livro virou este show”.

Bom humor - No show, o público é conduzido pelas músicas de Chico a um passeio pela história recente do Brasil e da MPB. Desde os primeiros sucessos, como “Pedro Pedreiro” e “A Banda”, os embates com a censura do regime militar, o relacionamento de Chico com parceiros como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Toquinho, sua paixão pelo futebol e pela língua portuguesa, os festivais da década de 1960, tudo isso é cantado e contado com muito humor. O espetáculo é entremeado com vários documentos sonoros, alguns raríssimos, como a entrevista de Julinho da Adelaide (pseudônimo que Chico adotou para driblar a censura) ao Jornal Última Hora, ou ainda uma gravação que mostra o exato momento em que surge a canção “Vai Passar”.

Serviço:

Show ”Chico Buarque – Histórias de Canções”

Local: Teatro Fecap – Avenida Liberdade, 532 – São Paulo

Datas e horários: 21, 22, 28 e 29 de agosto – sábados, às 21h; domingos, às 19h

Lotação: 400 lugares

Duração: 90 minutos

Preços: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) – Cartões Mastercard, Visa e Diners

Bilheteria do teatro: quinta e sexta, das 14h às 20h; sábado, das 15h às 21h; domingo, das 14h às 19h

Ingressos pela internet nos sites do Teatro Fecap e Ingresso Rápido

Ingresso Rápido: 4003-1212 (segunda a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 19h)

Recomendado para maiores de 14 anos

Acesso para deficientes físicos


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Nenhum comentário: