sexta-feira, 21 de maio de 2010

São Paulo se prepara para a Copa

Ricardo Matsukawa/Terra

Faltam pouco mais de vinte dias para o início da Copa do Mundo na África do Sul e o paulistano começa a se preparar para acompanhar os jogos da seleção e torcer para que os nossos craques tragam o hexa para o Brasil.

O comércio se organiza para vender diversos souvenirs e aquecer ainda mais as vendas às vésperas do principal evento esportivo do planeta, o que deve gerar mais empregos e novas receitas para os empresários do setor.

Será que podemos confiar na nossa seleção ou apenas “manter” o otimismo que sempre toma conta da população nessa época do ano? A torcida canta, vibra, torce, mas não é unânime quando o assunto é convocação, já que Neymar, Ganso, Ronaldinho Gaúcho e outros tantos ficaram de fora. Enquanto isso, ruas, vilas e comunidades se vestem de verde e amarelo, torcendo para não desbotar com a campanha dos comandados por Dunga.



Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Memorial realiza 15ª Festa do Imigrante


Nos dias 23 e 30 de maio, o Memorial do Imigrante promove a 15ª Festa do Imigrante, que reúne culinária típica, dança folclórica e artesanato de diversas comunidades de imigrantes em São Paulo

O tradicional evento é um convite para conhecer as manifestações culturais, artísticas e gastronômicas de diversas nações, além de resgatar a história dos mais de 2,5 milhões de imigrantes que passaram pela Hospedaria dos Imigrantes, prédio onde está instalado, e que no final dos anos 60 chegou a correr risco de demolição para a passagem do primeiro traçado da Radial Leste.

Detalhe do belo prédio do Memorial do Imigrante

O público terá a oportunidade de conferir apresentações de dança e músicas folclóricas de grupos formados por imigrantes e descendentes de italianos, búlgaros, portugueses, lituanos, russos, japoneses,, irlandeses, libaneses, indianos, chineses, espanhóis, africanos, ucranianos e outros. A festa contará também com uma feira de artesanatos, repleta de produtos típicos e acessórios trazidos pelas comunidades, além de barracas com comidas típicas apetitosas.

Segundo a Diretora Executiva do Memorial do Imigrante, Ana Maria da Costa Leitão Vieira, a Festa do Imigrante é a celebração de todos os paulistas. O encontro possibilita ao visitante o contato direto com diferentes manifestações que compõem o universo cultural e gastronômico da cidade e do Estado de São Paulo. “Durante os dias de evento, a população também poderá visitar as exposições permanentes e itinerantes presentes no local e fazer o passeio de Maria Fumaça”, acrescenta.

Onde: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca (a 500 metros da Estação Bresser-Mooca)
Quando: domingos, dias 23 e 30, das 10 às 17 horas
Quanto: R$ 6

Confira toda a programação no site do Memorial do Imigrante, onde também é possível ouvir um interessante texto institucional sobre a imigração.




Postou Laila Guilherme - Cinema Brasil

Acordos luso-brasileiros devem estimular economia portuguesa

O Brasil vive um momento único de crescimento econômico e esse potencial pode ajudar a alavancar a economia portuguesa. A afirmação foi feita pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante a 10ª. Cúpula Luso-Brasileira.

Os dois países assinaram cinco acordos institucionais e dois na área empresarial. O ato deve criar grande impacto nos mercados financeiros dos dois países em questão.

Energias renováveis, meio ambiente e tecnologia para a exploração de hidrocarbonetos na Bacia do Atlântico estão entre os temas que farão parte do pacote de acordos.



Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra.