terça-feira, 26 de outubro de 2010

Peça ‘Meniná’: perfil da maturidade

Premiada dramaturga infantil e fundadora do grupo Navegando, Lúcia Coelho assina Meniná, drama sobre “velhinhas rebeldes”.

Embora contenha vivências pessoais, a trama reúne traços da personalidade de trinta mulheres de terceira idade que foram entrevistadas pela autora. Acompanhado pelas instrumentistas Joana Araújo e Renata Neves, que executam a trilha sonora ao vivo, o elenco formado por Maria Pompeu, Marcia do Valle, Fernanda Coelho e Marcelo Dias encena a história de Norma, cujo apelido “Meniná” surgiu das broncas do pai.

Na maturidade, ela resolve aventurar-se em uma viagem marítima, e para concretizar o sonho se vê obrigada a gastar todo o seu dinheiro. Porém, quando vai ao banco para sacar a verba, tem lapsos de memória e não consegue preencher o formulário imprescindível para a operação.

Serviço:

Peça “Meniná”

Horários: sexta a domingo, às 20 horas – Até 7 de novembro.
Local: Sala Multiuso – Sesc Rio – Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana
Capacidade: 60 lugares
Ingresso: R$ 10

Excepcionalmente não haverá apresentação no domingo (31), em razão das eleições.

Postou Cristina Braga – Teatro Brasil

Corinthians de olho na liderança

Júnior Lago/UOL
Bruno César comemora o gol da vitória do Corinthians
Depois de sete jogos sem vencer e seus concorrentes diretos não aproveitarem a chance, o Corinthians bateu seu arquirrival, Palmeiras, por 1 a 0 no Pacaembu, e encostou na liderança do Brasileirão. O Timão está atrás apenas um ponto do Fluminense, líder do campeonato, e do vice Cruzeiro, ambos com 54 pontos. Com o resultado, o alvinegro torce por um tropeço dos times carioca e mineiro para assumir a ponta; já o verdão perdeu uma invencibilidade de nove jogos e voltou a decepcionar sua torcida.

Outro time paulista que caiu diante da torcida foi o Santos, que perdeu de virada para o lanterna Grêmio Prudente por 3 a 2 em dia de homenagem ao rei Pelé, e perdeu a chance de subir na tabela. Mais uma vez, Neymar desperdiçou uma cobrança de pênalti e ofuscou a torcida que acreditava na vitória.

O São Paulo seguiu a risca de Santos e Palmeiras e também perdeu para o Ceará fora de casa por 2 a 0 e ficou longe do G4. Mais um paulista vacilou e perdeu em casa. O Guarani de Campinas foi derrotado para o surpreendente Atlético-GO por 1 a 0 e se complicou na tabela do brasileiro. Quem gostou dos resultados foi o Corinthians, que voltou a sonhar com o título.

Escreva pra gente, dê a sua opinião.

Abs.

Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Londres celebra centenário de Joaquim Nabuco

O centenário de morte do célebre brasileiro Joaquim Nabuco será comemorado com uma série de palestras, em Londres, no mês de novembro.

“Joaquim Nabuco in London” é o título da palestra do professor emérito da St. Antony’s College, em Oxford, e da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo, Leslie Bethell.

“Joaquim Nabuco (1849-1910): abolicionist, statesman, intellectual” será o tema da conferência sobre a ilustre personalidade. Entre os palestrantes estão o embaixador brasileiro em Londres, Roberto Jaguaribe; a escritora Ana Maria Machado; o professor Leslie Bethell; o historiador, poeta e escritor Humberto Franca; o diplomata e membro da Academia Brasileira de Letras Sérgio Paulo Rouanet; e o professor de Português da Yale University (EUA) K. David Jackson.

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (Recife, 19 de agosto de 1849 – Washington, 17 de janeiro de 1910) foi político, diplomata, historiador, jurista, jornalista e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Nabuco se opôs de maneira veemente à escravidão, contra a qual lutou em duas frentes: por meio de suas atividades políticas e em suas famosas obras da literatura e memória brasileira,“O Abolicionista” e “Minha Formação”, entre outros títulos.

Serviço:

Evento: Nabuco in London (palestrante: Leslie Bethell)
Dia e horário: 2 de novembro, das 17 às 18h30
Local: Embaixada Geral do Brasil em Londres – 32 Green Street, Londres

Evento: Conferência Joaquim Nabuco: abolicionist, statesman, intellectual
Dia e horário: 3 de novembro, das 10h30 às 18 horas
Local: Institute for the Study of the Americas – Senate House, Room G34, Malet Street, Londres

Mais informações: www.brazil.org.uk/index_assets/joaquimnabuco.pdf


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra