quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

COMO NASCEU A MÚSICA AQUARELA DO BRASIL





















Sergio Cabral conta:

Uma noite chuvosa prendeu Ary Barroso em sua casa no Leme, no Rio de Janeiro, onde permaneceu conversando, na sala, com Ivone, sua irmã e com o cunhado Antônio, enquanto as crianças dormiam. Em dado momento ("nem sei por quê, diria Ary`) , deixou a conversa de lado e sentou-se ao piano, onde foi acometido de inspiração mas também de um sentimento patriótico inarredável.. A narração é dele para a jornalista e historiadora Marisa Lira e publicada no Diário de Notícias, em outubro de 1958. O tom discursivo fica por conta do entrevistado, pois Marisa esclareceu que procurou "reproduzir com a maior fidelidade" as palavras do compositor. Senti, então, iluminar-me uma idéia a de liberar o samba das tragédias da vida, de sensualismo das paixões incompreendidas, do cenário sensual já tão "Gigante pela própria natureza". O ritmo original, diferente, cantava na minha imaginação, destacando-se do ruído forte da chuva, em batidas sincopadas de tamborins fantásticos. O resto veio naturalmente, música e letra de uma só vez. Grafei logo na pauta e no papel o samba que produzira, batizando-o de Aquarela do Brasil . A primeira gravação de Aquarela do Brasil foi no dia 18 de agosto de 1939, por Francisco Alves, na Odeon.     
    
                        
         View default[2...jpg in slide show     Postou Alcides Martins Fontes Júnior - jornalista

Map draws future of environment in Latin America
















A new Atlas produced by the United Nations Environment Programme (UNEP) highlights the impact of a major climate and geographical changing in Latin America and the Caribbean.

The map is an important tool for the achievement of future measures and public policies needed to promote a more sustainable development in the region.

More than 200 satellite pictures, maps and graphics clearly reveal the negative impact of uncontrollable urban growth, especially around San Jose, in Costa Rica.

Climate Changing

The effects of climate changing could be detected in the Chilean and Argentinean glacier. Deforestation is evident in countries such as Brazil, Bolivia, Mexico, Guatemala and Haiti.

Consequently, the new Atlas also points out that the region is rapidly losing its biodiversity.


      Posted by Cibele Riccomini - International Correspondent - England

Mapa traça futuro do meio ambiente na América Latina


















O novo Atlas produzido pelo Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (Pnuma) destaca as principais mudanças climáticas e geográficas na América Latina e Caribe.

O mapa servirá de importante ferramenta para medidas futuras e políticas públicas necessárias para promover um desenvolvimento mais sustentável na região.

Mais de 200 fotos de satélite, mapas e gráficos revelam o impacto negativo do desenvolvimento urbano descontrolado, especialmente na região de San Jose, na Costa Rica.

Mudanças Climáticas

Os efeitos das mudanças climáticas podem ser facilmente detectados nas geleiras do Chile e da Patagonia Argentina. O desmatamento é evidente em países como Brasil, Bolívia, México, Guatemala e Haiti.

O novo Atlas também aponta que a região está perdendo sua biodiversidade de maneira desenfreada em decorrência do panorama ambiental pouco promissor.

       


  Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional - Inglaterra