segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Em quem votar nas Eleições 2012

Um dos momentos mais importantes na vida de um país é o da escolha dos representantes no poder Executivo e Legislativo. Muita gente já não sabe mais nem em quem votar nas eleições, aliás, uma pesquisa recente apontou um número de 50% de pessoas indecisas sobreem quem votar nas eleições municipais de 2012. Uma das metas do Tribunal Superior Eleitoral é conscientizar à população quanto ao fato de aprenderem a votar nos candidatos do próximo pleito. Para quem espera uma fórmula mágica na hora de escolher o candidato certo, devemos informar que ela não existe. Para que você possa guiar o seu voto pelo caminho mais sensato, nós iremos apresentar às mesmas recomendações oficiais. A diferença é que seremos mais didáticos.


O primeiro passo na hora de escolher para quem você deve dar um voto de confiança na Eleição 2012 é fazer uma pesquisa detalhada sobre cada candidato, sobretudo, os que já conseguiram chamar a sua atenção. Veja, por exemplo, se ele não possui restrições legais, se este já não esteve envolvido com escândalos públicos. É primordial que o eleitor tenha a preocupação de envolver-se nestes detalhes, pois, a vida dele e das pessoas da comunidade que ele mora dependem de uma boa administração. Feita uma lista com os candidatos que não possuem restrições ou envolvimento em escândalos públicos, procure avaliar às propostas. É bom frisarmos que a boa proposta de governo não é a que sempre exagera em perspectivas, aliás, desconfie destas, mas, a que está mais sólida e que demonstra conhecer os reais problemas de sua comunidade.

Para que você entenda melhor esta questão de propostas sólidas, imaginemos que você mora numa cidade que às ruas precisam de melhor pavimentação, redes de esgotamento sanitário e pracinhas de laser para a família. No período de eleições chega um candidato prometendo criar um viaduto, trazer as melhores multinacionais, entre outros exageros e não apresenta um projeto, sequer, que vá ao encontro das reais necessidades do município. Logo você conseguirá perceber que este não conhece às necessidades básicas da cidade. Assim, você poderá obter certa noção de qual seja o candidato que melhor representará. Escolher um candidato é o mesmo que você ser dono de uma gigantesca empresa e ter que nomear um funcionário para administrá-la. Será que escolheria qualquer um? Lógico que não!

É importante desconfiar e denunciar todo e qualquer candidato seja do legislativo, quanto do executivo, que ofereça algum benefício em troca de seu voto. A prática de compra e venda de votos é crime eleitoral e dá até cadeia. Não permita que o seu voto tenha algum valor monetário, pois, ele implica numa sociedade mais justa, igualitária e com qualidade de vida. Não existe a resposta exata para em qual candidato você deva votar, mas, você poderá levar em consideração esses detalhes fundamentais. Tanto os meios de comunicação em massa, quanto outras pessoas mau intencionadas, não podem influenciar em sua opinião. O brasileiro é considerado corruptor, quer dizer: povo que se corrompe. Essa opinião não está de todo errada, haja à vista, que muitas pessoas, sobretudo, no Nordeste, trocam os seus votos até por uma dentadura, cesta básica, entre outros benefícios.

Para os internautas de plantão é aconselhável não se deixar influenciar por campanhas de algum site de prestígio que tenta vender a imagem de algum candidato. Existem limites para a campanha online, inclusive com fiscalização do TSE. Caso você pretende pesquisar seus candidatos e saber se existe alguma vida pregressa, consulte o site do Tribunal Superior Eleitoral que ele poderá lhe mostrar toda a ficha de seu candidato. Outro fator importante é avaliar a declaração de bens que este fez e ver se está condizendo com a realidade dele.

Escolher o melhor candidato para as eleições municipais 2012 e saber em quem votar dependerá exclusivamente de você e de sua pesquisa. Tenha zelo pela qualidade administrativa de seu município e escolha seus candidatos com consciência. Não se esqueça que o Executivo (prefeito e vice) cuida da execução das leis, projetos e demais atividades, enquanto o Legislativo (vereadores) estarão apresentando os projetos, votando leis e fazendo indicações de obras para o Executivo.