terça-feira, 1 de junho de 2010

‘Craques do Cartum na Copa’, no CCBB


Dunga, por Fernandes (divulgação)

Maurício de Souza, Henfil, Ziraldo e Paulo e Chico Caruso são cinco dos onze nomes escolhidos para fazer parte da mostra Craques do Cartum na Copa, que abriu hoje no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo (abre dia 7, no Rio).

A mostra exibe peças de cartum, charge e caricatura, todas com o tema o futebol e sua influência da cultura nacional. A curadoria é de José Alberto Lovetro, presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil.

Os desenhos são afixados em painéis expostos à frente de um plotter, com efeito gráfico de torcida nas arquibancadas de um estádio. O som ambiente tem reações de torcidas de futebol. Cada autor tem uma pequena biografia junto aos desenhos.

Workshop – Um workshop sobre como utilizar o humor gráfico e quadrinhos em sala de aula será realizado pelo cartunista e jornalista José Alberto Lovetro. Em São Paulo, será dia 12 de junho, das 10h30 às 13h30. Só pode participar quem tiver mais de 16 anos.

Onde: CCBB São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – Telefone: (11) 3113-3651.
Quando: de terça a domingo, das 10 às 20 horas – De 1 a 18 de junho.

Onde: CCBB Rio de Janeiro – Rua Primeiro de Março, 66 - Centro – Telefone: (21) 3808-2020
Quando: de terça a domingo, das 10 às 21 horas – De 7 de junho a 11 de julho

ENTRADA FRANCA


Postou Laila Guilherme - Cinema Brasil

Escritora holandesa destaca o Rio de Janeiro em seu novo romance

A escritora Aliefka Bijlsma, nascida em Curaçao, escolheu a ‘cidade maravilhosa’ para ser o palco de sua mais recente trama, “Mede Namens Mijn Vrouw” (em português, significa “Também em Nome de Minha Mulher”).

O enredo gira em torno do protagonista, o cônsul-geral da Holanda no Rio de Janeiro, e de sua esposa. De um lado, o romance mostra o cônsul, um homem narcisista e orgulhoso, do tipo que se dedicou exclusivamente à carreira, negando suas origens e preferindo morar no exterior durante toda a vida.

Nas entrelinhas da trama, aparece uma jovem fotógrafa que acaba conhecendo o cônsul em uma viagem que faz ao Brasil para entrevistar Maurício de Nassau, que estava de passagem pelo país. Eles se apaixonam, se casam e a história começa a pegar fogo.

O romance atinge o ápice quando trata da demissão do cônsul em razão de uma gafe cometida durante seus últimos dias no cargo. Ao mesmo tempo que o cônsul vive uma tragédia pessoal, sua mulher adquire uma doença crônica, que a leva ao desespero de procurar inúmeras religiões, curandeiros e médiuns, deixando que sua vida entre num transe surreal, difícil de ser transposto por uma holandesa como pouca experiência no assunto.

Pesquisa in loco - A autora procura tratar de questões sociais, conflitos raciais e de classes, sem se esquecer de contar o drama pessoal vivido por um homem do alto escalão do governo holandês, que fica desorientado profissional e emocionalmente após perder seu status de cônsul.

Aliefka conta que, para escrever o livro, foram necessários sete meses de pesquisa no Brasil. Durante esse período, a escritora tomou um banho de imersão na cultura brasileira. Ela teve a oportunidade de ir a favelas, conhecer as subculturas espirituais e também ir a locais mais requintados, frequentados pelas elites cariocas, como galerias de artes e concertos musicais.

A escritora diz que gosta muito do Brasil. Para ela, tudo é novo em termos socioculturais e econômicos. “O Brasil sempre me fascinou com seu charme e energia excitantes. Mas também tem seu lado triste, de miséria e criminalidade”, relata.

A autora de “Mede Namens Mijn Vrouw” deseja ao Brasil tudo de bom e não descarta a possibilidade de escrever um segundo romance, em que o país teria destaque, sob diversos enfoques.

Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

1º de junho – aniversário de BIBI FERREIRA

Bibi Ferreira - Divulgação

Hoje, dia 1º de junho, festejamos o aniversário de um dos ícones do Teatro Brasileiro, Bibi Ferreira.

Talento e inteligência não têm idade. Sua versatilidade continua conquistando plateias de todas as gerações.

“O que eu gosto muito num palco
é que eu estou inatingível.
Quando estou num palco ninguém me toca.
É um momento só meu.
Um momento em que não vou ser interrompida.
É um momento de criação.
Da comunhão.
É muito bonita esta comunhão palco plateia.
É o momento em que, através de vocês,
eu me encontro com Deus.”            (Bibi Ferreira)



Postou David Leroy – Telenovela Brasil