segunda-feira, 31 de maio de 2010

Seleção exorciza fantasmas antes da estreia na Copa

Ricardo Nogueira/Folhapress
Está chegando a hora da estreia e a seleção brasileira segue firme, treinando para exorcizar os fantasmas da desconfiança da torcida e da mídia. Luís Fabiano quase em forma é esperança de gols no ataque, mas Kaká, embora a comissão técnica o garanta “inteiro” até o início da jornada canarinho, tenho as minhas dúvidas se irá render o que sabe.

O otimismo é muito grande entre os comandantes brasileiros, trabalho árduo e disciplinado no estilo Dunga, mas a unanimidade deixou de existir quando nossos craques conheceram a tal de “Jabulani”. O que é isso? É a bola da Copa, o nome estranho significa “Trazendo alegria para todos”, mas não parece ser a opinião do goleiro Júlio César, o camisa número 1 e titular da posição. “Parece bola de supermercado, é horrível”, disparou Júlio. Luís Fabiano foi além: “Essa bola é sobrenatural”, atestou o atacante brasileiro.

A bola oficial da Copa do Mundo foi desenvolvida pela Adidas para ter apenas oito gomos, unidos termicamente. Essa tecnologia permite formato perfeitamente cilíndrico que promete melhor aderência, e uma trajetória segura dos chutes. A temível bola da Copa da África do Sul coleciona desafetos de outras seleções como Espanha, Chile e Itália. Enquanto a discussão gira em torno da bola, até agora a principal estrela do mundial, é preciso lembrar que, para ser campeão, qualquer bola tem de entrar para o fundo das redes. Que seja logo na estreia do nosso time no dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte.



Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Grafias Urbanas


Hoje, dia 31, é o lançamento do livro Grafias Urbanas, que reúne talentosos nomes da literatura brasileira contemporânea, como Fernando Bonassi, Ferréz, Marcelino Freire, Veronica Stiger e a escritora e jornalista Simone Paulino, a mais nova colaboradora da Rádio Brasil MPB.
O evento começa às 20h, no Centro cultural B_arco — Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 (Pinheiros). Informações pelo tel.: (11) 3081-6986.
Postado por Gabriel Perissé - Palavras e Origens

Dia Mundial Sem Tabaco tem campanha de proteção a mulheres e adolescentes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora nesta segunda-feira, dia 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco, com uma campanha direcionada à proteção de mulheres adultas e adolescentes.

O tema da campanha antitabagismo visa conscientizar as mulheres de todo o mundo sobre os males causados pelo fumo, e evitar que a indústria marqueteira do tabaco continue a associar o cigarro a conceitos errôneos de independência, sucesso, beleza e poder.

O uso do tabaco não é sinônimo de ascensão social nem tampouco de glamour. O fumo é uma das drogas mais difíceis de ser combatidas, uma vez que, por ser aceita legalmente, torna a pessoa viciada facilmente e pode levar à morte.

Uma pesquisa da OMS divulgou que mais de 5 milhões de pessoas morrem todos os anos, vítimas das consequências do fumo. Desse total, 1,5 milhão é de mulheres. Em quase metade dos 151 países pesquisados, entre eles Brasil, Chile e Colômbia, foi descoberto que as garotas adolescentes fumam na mesma proporção que os rapazes da mesma idade. Adolescentes estão muito mais vulneráveis a ficar dependentes da droga porque começam a fumar enquanto ainda estão na fase de crescimento.

Se nenhuma medida drástica for tomada para reverter a situação, a previsão é de que mais de 8 milhões de pessoas venham a morrer por causa do cigarro até 2030. O objetivo da campanha é evitar que mais mulheres caiam nas garras do vício enganoso de fumar. Ao mesmo tempo, a ideia é atingir o público masculino de fumantes, e conscientizá-lo, pelo menos, a fumar longe de mulheres, crianças e adolescentes, tanto em casa quanto no trabalho.



Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra.