domingo, 20 de junho de 2010

Documentário sobre Saramago sai em novembro

Lanzarote, paradisíaca ilha espanhola onde Saramago vivia desde 1993

Além de sua vasta obra, o escritor português José Saramago – falecido esta semana em Lanzarote, na Espanha, onde morava há quase 20 anos – será lembrado em filme. No documentário José e Pilar, o diretor português Miguel Gonçalves Mendes registra o cotidiano do casal José Saramago e Pilar del Rio, sua companheira.

Para Mendes, “José Saramago era uma pessoa excepcional, que sempre quis conhecer, e considerava inaceitável que não existisse nenhum registro sobre ele numa perspectiva pessoal. Nunca sequer é abordado o papel de Pilar, sua mulher, em sua carreira”.

O filme foi coproduzido pela O2 Filmes, de Fernando Meirelles, diretor que adaptou para a tela Ensaio sobre a Cegueira, talvez a obra mais conhecida do escritor. O filme deve ter sua primeira sessão brasileira durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que se realiza em novembro. Em Portugal, tinha estreia prevista para 16 de novembro, data do aniversário de Saramago.

Mendes rodou o documentário durante três anos, acompanhando o dia a dia do casal Saramago em Lanzarote, o que resultou em 200 horas de material a ser editado. Também os seguiu ao México e à Finlândia, mas não conseguiu patrocínio para acompanhá-lo durante as filmagens de Ensaio sobre a Cegueira no Brasil.

Segundo o diretor de José e Pilar, o filme é sobre o amor que se estabeleceu entre José Saramago e Pilar Del Rio, duas pessoas brilhantes: “Quero sobretudo que as pessoas os vejam como eu os vejo e partilhar com todos e de uma forma condensada o saber que eles possuem, sua visão de mundo e em que acreditam. Saramago não era incendiário, era simplesmente lúcido, e era de uma doçura e simpatia incríveis, além de ter um humor brilhante”.

Leia a entrevista completa do cineasta, publicada no jornal O Estado de S. Paulo de hoje.


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Boletim Esporte Brasil - Brasil X Costa do Marfim

        Campeonato Mundial de Futebol 2010 
    Ricardo Monzillo jogo Brasil x Costa do Marfim

Aniversário de ANTONIO PETRIN

Lenise Pinheiro/Folha Imagem

Festejamos hoje, 20 de junho, o aniversário de um dos Magos do Teatro Brasileiro:

ANTONIO PETRIN

“O reino, o espaço do Ator é o Teatro.

É onde ele se prepara para atuar.

Na TV e no Cinema, ele presta serviço”.

(Antonio Petrin)


Postou David Leroy - Telenovela Brasil

Lançamento do Programa Sabor do Brasil com Cris Monzillo

       Sabor Brasil  com Cris Monzillo - Pão de Queijo

Cris Monzillo há 20 anos vem criando, divulgando e ensinando a arte culinária brasileira.
Na TV é constantemente solicitada para apresentar suas receitas. Entre os tantos programas dos quais já participou estão Note e Anote e Mais Você, com a jornalista Ana Maria Braga, Mulheres e Pra Você com Claudete Troiano e Ione Borges (TV Gazeta), Sula Miranda e Mulheres em Foco (Rede Mulher), Mãe de Gravata com Ronie Von (CNT/Gazeta) e Dia a Dia com Olga Bongiovani (TV Bandeirantes).
As receitas de Cris Monzillo estão disponíveis em áudio e texto, a partir de hoje, em nosso blog no link Sabor do Brasil, que pode ser localizado na barra lateral desta página.
Para estrear o programa, Cris Monzillo considerou que estamos nesse momento em plena torcida pelos nossos jogadores na África do Sul, que hoje, às 15h30 (horário de Brasília), jogam contra a Costa do Marfim.
Portanto, ela recomenda aos torcedores que também apreciam  forno e fogão, um delícioso pão de queijo para acompanhar o jogo, uma receita para ninguém desmaiar de fome, só de emoção!


Postou Ana Lasevicius Dir. de Comunicação