quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Versão quase estrangeira de Desafinado e Águas de Março, por Damien Rice e Lisa Hannigan

Damien Rice, músico, cantor e compositor irlandês, tornou-se mundialmente conhecido com "The Blower's Daughter", música principal da trilha sonora do filme “Closer – Perto Demais”.
No Brasil, a música "The Blower's Daughter" recebeu simultaneamente duas versões em português. Uma feita por Zélia Duncan, gravada por Simone, "Então me diz", que fez parte da trilha sonora da novela Belíssima. E outra feita por Seu Jorge e Ana Carolina, gravada ao vivo durante show.
A versão interpretada por Simone, depois de ser tocada à exaustão na novela, ficou praticamente esquecida, ao passo que a versão de Ana Carolina grudou, e ainda é constantemente executada nas rádios. Ambas as letras ficaram quadradas, deixando rebarbas que não deslizam na melodia, versões que, embora tenham caído no gosto popular, deixam muito a desejar comparadas ao que se ouve na música original.
"The Blower's Daughter"
Damien Rice esteve no Brasil no ano passado, apresentando-se em São Paulo e Florianópolis.
Toda a arrecadação do evento em Floripa foi doada à associação beneficente Saúde Criança Recontar,  fundada por Bebhinn Ramsay, uma amiga de adolescência do músico.

Desafinado e Águas de Março por Damien Rice e Lisa Hannigan
Nesta gravação, o cantor, ao lado de Lina Hannigan, cantora também irlandesa, compositora e multi-instrumentalista, apresentam não exatamente uma versão estrangeira, mas sim uma simpática versão brasileira de “Desafinado” e “Águas de Março”, cantadas com muito respeito e esforço para pronunciar o idioma da melhor forma possível. Ficou uma graça. Delícia de se ouvir.

Postou Ana Lasevicius - Dir. de Comunicação

TELEVISÃO BRASILEIRA EM FESTA: 60 ANOS DE FUNDAÇÃO

Lima Duarte
A Televisão Brasileira comemorou no dia 18 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, 60 anos de uma história que começou em 1950, com a inauguração da PRF-3 TV Tupi, canal 3 de São Paulo. Uma iniciativa ousada do jornalista Assis Chateaubriand - a primeira emissora de televisão na América Latina.

Vida Alves
A festa foi organizada pela PRÓ-TV, uma associação presidida pela atriz Vida Alves, que agrega os profissionais pioneiros da TV brasileira, hoje considerada uma das melhores TVs do mundo.
No Show especialmente dirigido por Nilton Travesso, a história da Televisão foi contada por um elenco de estrelas: Lima Duarte, Hebe Camargo, Lolita Rodrigues, Regina Duarte, Antonio Abujamra, Eva Wilma, Márcia Real, Laura Cardoso, Cid Moreira, Vicente Sesso, Ronnie Von, Silvia Poppovic, Ana Rosa, Sonia Maria Dorce, Gabriela Duarte, Raul Gil, entre outros. Os números musicais tiveram a participação de nomes famosos, como: Agnaldo Rayol, Caçulinha, Claudya, Inezita Barroso, Wanderléa, Wilma Bentivegna e Rolando Boldrin. A comemoração foi finalizada com um grande coquetel de confraternização: mais um capítulo de sucesso da nossa TV.


Postado por David Leroy - Telenovela Brasil

Brasil é destaque do 4º Festival Indígena de Londres



Londres será palco do “4th Native Spirit Festival” (4º Festival Indígena), que acontecerá de 12 a 22 de outubro, em vários locais da cidade. A edição deste ano trará três apresentações envolvendo o Brasil: o documentário “Corumbiara”, o show da violoncelista britânica Emily Burridge “Into the Amazon”, e o aclamado filme “Children of the Amazon” (Crianças da Amazônia).

“Corumbiara”, do antropólogo e documentarista francês Vincent Carelli, retrata a terrível história de um massacre indígena, ocorrido há 24 anos em Rondônia. O genocídio, retratado no longa-metragem, teria sido causado pela ganância dos fazendeiros de gado da região, que ficaram preocupados em perder suas terras para o programa de demarcação da Funai (Fundação Nacional do Índio).

O filme “Children of the Amazon”, da diretora brasileira Denise Zmekhd, conta o que aconteceu com a maior floresta do planeta ao ser cortada pela metade com a chegada da gigantesca rodovia “Transamazônica” e seus 4 mil quilômetros de asfalto. O príncipe Charles definiu o filme como “vibrante e comovente”.

O festival faz parte da “Native Spirit Foundation” (Fundação Indígena), criada em 2005 pelo artista Freddy Trequil, da tribo indígena chilena Mapuche.

O trabalho de vários artistas, voluntários e público em geral torna possível continuar a educação indígena, passada tradicionalmente de pai para filho. O conceito “La Nueva Escuela” (A Nova Escola) é uma proposta de educação alternativa nas aldeias indígenas baseada no conhecimento e ponto de vista de seu povo. O esquema está em funcionamento em várias comunidades e vai expandir suas atividades para outras regiões onde o progresso negou a visão e o desenvolvimento dos povos indígenas.

O objetivo do festival é mostrar ao público a força espiritual dos anciãos indígenas, a alegria das crianças das aldeias e a poesia de sua cultura. Toda a renda do evento será arrecadada para recursos educacionais em escolas indígenas.

Serviço:

Evento: “4th Native Spirit Festival”

Data: de 12 a 22 de outubro

Locais:

“Amnesty International Human Rights Action Centre (Centro de Ação da Anistia Internacional dos Direitos Humanos)
Endereço: 17-25 New Inn Yard, Londres
Ingressos: £ 10 / £ 8

SOAS – “School of Oriental and African Studies” (Colégio de Estudos Africanos e Orientais)
Endereço: University of London, Thornhaugh Street – Russell Square, Londres
Entrada Franca/Doações

Birbeck College
Endereço: Malet Street, WC1E 7HX, Londres
Entrada Franca/Doações

Bilhete único do festival: £ 35, com direito a ver todos os eventos em todos os locais.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra