sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mônica: A criação do personagem brasileiro

Exposição inédita mostra o trajeto da célebre personagem de Mauricio de Sousa até sua consagração internacional
A partir de segunda, 9 de agosto, o Espaço Cultural Citi da Avenida Paulista apresenta a mostra inédita Mônica: A criação do personagem brasileiro, que traça o percurso de sucesso da obra do desenhista Mauricio de Sousa, desde os esboços de sua principal personagem até sua repercussão internacional.

A exposição tem diversas facetas: a parte histórica, desde a concepção de Mônica, o desenvolvimento do desenho, as primeiras tiras e revistas; a difusão internacional de Mônica e sua turma (Cebolinha, Cascão, Magali, Franjinha e tantos outros), dos primeiros passos até o sucesso atual, com exemplares originais de revistas editadas na Noruega, Itália, Indonésia, Vietnã, Espanha, Portugal, Japão, Inglaterra, Alemanha e outros países.

Também estarão expostos prêmios importantes recebidos por Mauricio de Sousa, como o Yellow Kid, o Oscar das histórias em quadrinhos. A importância do desenhista é evidenciada ainda por colegas do mundo inteiro, que o homenagearam desenhando Mônica e sua turma. Destaque especial para o genial Will Eisner (de The Spirit, entre outros), os italianos Milo Manara (o mestre dos quadrinhos eróticos) e Hugo Pratt (de Corto Maltese), Yuko Yamaguchi (de Hello Kitty) e Joe Kubert (DC Comics).

Serão exibidos em monitores de TV diversos desenhos animados de Mônica e sua turma, dublados em vários idiomas, e ainda nove esculturas assinadas por Mauricio de Sousa com reinterpretações de obras de arte com os personagens da Turma da Mônica.

A exposição tem curadoria de Jacob Klintowitz e ficará aberta ao público até 24 de setembro de 2010.

Para mais informações, visite o site A Turma da Mônica.

Serviço:

Mostra “Mônica: A criação do personagem brasileiro”

Horários: de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas. De 9 de agosto a 24 de setembro.

Entrada gratuita.

Local: Espaço Cultural Citi – Avenida Paulista, 1.111, Térreo – Tel.: (11) 4009-3000. Acesso a pessoas com deficiência física pela Alameda Santos, 1.146.


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

São Paulo é eliminado da Libertadores

Jefferson Fernandes/VIPCOMM
Alecsandro comemora ao marcar o gol que deu a classificação ao Internacional
Embora não fosse impossível conquistar uma vaga para a final, o sonho de prosseguir ficou no meio do caminho pela quinta vez, e o São Paulo, mesmo vencendo o Internacional por 2 a 1, está eliminado da Taça Libertadores da América.

No primeiro jogo, os gaúchos venceram em casa os paulistas por 1 a 0, e graças a esse placar souberam cadenciar e trabalhar bem a bola no segundo e decisivo jogo que aconteceu em pleno Morumbi, que desmoronou no semblante de tristeza dos jogadores são-paulinos e da torcida que os apoiou, mas não conseguiu ver seu time chegar à final.

Com o resultado, o Colorado vai enfrentar o Chivas do México, mas já tem passaporte garantido para disputar o mundial da FIFA, uma vez que o time mexicano, por fazer parte da Concaf, não pode levar o título para o seu país. Pela segunda vez consecutiva o Inter chega à final da competição e encara o Chivas, na briga pelo segundo título continental. O primeiro confronto acontece já na quarta-feira, no México.

A garra prometida ficou mais do que evidente pelo lado tricolor. Com a bola nos pés, porém, pouco se produziu do meio para a frente. Ao final do jogo, restaram lágrimas, principalmente para Ceni, que chorou a dolorida e foi o símbolo da nação tricolor, que foi dormir mais cedo com a desclassificação.


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

FEIRA DE ARTES CELEBRA CENTENÁRIO DE ADONIRAN

Imagem que será reproduzida pela equipe Studio Kobra
Mais uma comemoração do centenário de nascimento de Adoniran Barbosa. Desta vez, em tripla celebração, já que a Feira de Artes da Praça Benedito Calixto está fazendo e 23 anos e o bairro de Pinheiros, 450.

Haverá a participação especial de Sérgio Rubinato, sobrinho e grande parceiro de Adoniran. No Espaço Plínio Marcos, tenda na feira onde acontece o projeto O Autor na Praça, escritores e biógrafos de Adoniran reúnem-se em tarde de autógrafos e leituras, com presença confirmada do músico e compositor Ayrton Mugnaini Jr., autografando “Adoniran, dá licença de contar...”; do jornalista e pesquisador Celso de Campos Jr., autor de “Adoniran, uma biografia” (nova edição revista e ampliada), e do cartunista Junior Lopes, realizando caricaturas do público em papel personalizado com imagem de Adoniran.

No espaço também haverá exposição de capas de discos do arquivo da Vozoteca, que possui acervo de mais de 5 mil vozes de personalidades brasileiras e internacionais, criada pelo jornalista Luiz Ernesto Kawall, antigo morador da praça e do Museu da Voz, e um dos fundadores da Feira e do MIS.

Na área de alimentação, o tradicional grupo de Choro da Praça vai tocar músicas do repertório de Adoniran durante a tarde, com a participação de músicos e compositores convidados.

O artista plástico e muralista Eduardo Kobra vai pintar com sua equipe uma imagem de Adoniran no muro da Associação dos Amigos da Praça. O painel faz parte do projeto “Muro das Memórias”, desenvolvido por Kobra. Para completar a homenagem, no Espaço Cultural Alberico Rodrigues, que também fica na praça, haverá exibições dos filmes “Candinho”, de Mazaroppi, e “O Cangaceiro”, de Lima Barreto, que tem participações de Adoniran.

Saiba mais sobre Adoniran Barbosa clicando aqui.

Serviço:

Feira de Artes da Praça Benedito Calixto homenageia Adoniran

Dia 7 de agosto, sábado, a partir das 14 horas

Locais: Espaço Plínio Marcos, Espaço do Chorinho da Praça na área de Alimentação e Muro da Associação na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto – Pinheiros.

Exibições dos filmes “Candinho” (15h) e “O Cangaceiro” (16h30) acontecerão no Espaço Cultural Alberico Rodrigues – Praça Benedito Calixto, 159 – Tel.: 3064-9737

ENTRADA FRANCA

Informações: Edson Lima – 3739-0208 / 9586-5577 – edsonlima@oautornapraca.com.br

Realização: AAPBC – Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto e Edson Lima.

Parceria e apoio neste evento: Espaço Cultural Alberico Rodrigues.

Apoio: Max Design, Cantinho Português, Jornal da Praça, TV da PRAÇA, Enlace-media.com, AEUSP – Associação dos Educadores da USP e Restaurante Consulado Mineiro.


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil