sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Livro ‘Encontro com o Divino’, na cidade de Anhembi

Produzido a partir de documentação feita em maio e junho deste ano, durante a realização da Festa do Divino da cidade de Anhembi (SP), Encontro com o Divino é essencialmente um livro de fotografias, pontuadas por pequenos textos.

As fotografias são de Marcello Vitorino, que há quase dez anos esteve pela primeira vez na pequena Anhembi e encantou-se com as tradições dos festejos ao Divino Espírito Santo, mantidas há mais de 100 anos pela Irmandade do Divino Espírito Santo de Anhembi.

“Percebi que é uma festa popular por excelência, que não pertence à Igreja ou à Irmandade, mas sim à população, que tem uma fé enorme”, diz Marcello. “Nunca havia presenciado alguns elementos como a saranga, um canto que os membros da irmandade entoam enquanto remam, ou os amortalhados, pessoas que pagam promessa deitadas no chão e cobertas por um lençol, ou ainda o uso do trabuco, entre tantos outros que caracterizam a festa de Anhembi”, comenta o fotógrafo, que já acompanhou romarias em locais como Bom Jesus da Lapa (BA) e Juazeiro do Norte (CE).

O projeto de um livro sobre a festa de Anhembi foi viabilizado graças a recursos do Programa de Ação Cultura (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura, para promoção da continuidade das culturas tradicionais. Para ir além da mera documentação do ponto alto dos festejos, o fotógrafo acompanhou a viagem dos irmãos com a Bandeira do Divino pelos sítios de Anhembi e região. Foram nove dias de viagens nas canoas da Irmandade, pontuadas por caminhadas, almoços e pousos nos sítios de moradores que se ofereceram para receber os irmãos em suas casas, em pagamento a promessas atendidas.

Plasticidade e força narrativa – Marcello conta que a viagem com os membros da Irmandade rendeu mais de três mil fotogramas, dos quais apenas 30 foram selecionados para compor o livro. “O trabalho de edição das imagens foi quase doloroso, pois muitas fotos das quais gosto tiveram que ficar de fora”, diz o autor, que buscou equilíbrio entre a plasticidade das imagens e sua força narrativa.

Os textos do livro são da jornalista Nilva Bianco, que acompanhou o fotógrafo a Anhembi - cidade a 240 km da capital paulista - em vários momentos da Festa do Divino de 2010. São textos curtos, calcados tanto no trabalho de observação jornalística quanto nas emoções inspiradas pela festa. “Por isso eu os considero uma prosa poética”, diz a jornalista, que buscou sintonia com as imagens feitas por Marcello na hora de elaborar o material.

“Encontro com o Divino” tem tiragem de mil exemplares, da qual uma parte será distribuída à Irmandade do Divino Espírito Santo de Anhembi e às escolas e bibliotecas da região.

Serviço:

Livro “Encontro com o Divino”

Lançamento sábado, 14 de agosto, a partir das 19 horas, na Casa do Divino de Anhembi (Avenida Juscelino Kubitschek, s/n, Centro – Anhembi-SP).

Livro em formato 17,5cm x 17,5cm, 48 páginas – Preço: R$ 20

Apoio: Programa de Ação Cultural do Dstado de São Paulo (ProAC)


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil