sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Começa amanhã o Paulistão 2011

Tabela de Jogos campeonato Paulista 2011 Tabela de Jogos campeonato Paulista 2011

O principal campeonato estadual do País, o “Paulistão” começa amanhã com mudanças no seu formato original. Ao invés de quatro classificados e semifinais, o torneio terá oito clubes passando para as quartas fugindo da fórmula do ano passado.

Os principais times da capital Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos despontam como favoritos pela suas histórias vitoriosas, mas times como Portuguesa (vice-campeão em), Ponte preta, São Caetano, Bragantino (campeão paulista de 1988) e o Botafogo de Ribeirão Preto corem por fora e podem porque não, chegar a decisão.

Alguns craques que foram contratados não poderão estrear, pois os jogadores vindos do exterior só poderão ser registrados na CBF depois de amanhã, já no fim de semana. Ou seja, as transferências serão concluídas só na segunda, casos de Elano (ex-Galatasaray) que volta ao Santos e Rivaldo, dirigente e atleta do seu próprio clube, o Mogi Mirim, que estava no Uzbequistão.

As transferências internacionais são regradas pela FIFA, que concede a cada federação nacional dois períodos anuais de movimentação. A primeira janela de inscrições de "estrangeiros" na CBF começa neste sábado e vai até oito de abril. A outra fica para o segundo semestre. As reclamações não se limitam aos grandes clubes do Estado. O Botafogo, que não terá quatro jogadores contra o Palmeiras devido à regra, também acha que o início do torneio deveria ser adiado para não prejudicar os times.

Outro detalhe importante é que os clubes têm até amanhã, para entregar à Federação Paulista de Futebol os laudos técnicos necessários para que seus estádios sejam considerados aptos para receber partidas. O prazo estabelecido dificilmente será cumprido. Até ontem, apenas quatro equipes (não reveladas) haviam enviado a documentação. A FPF ameaça recomendar ao Ministério Público a não liberação das praças que não obedecerem ao cronograma.

Sem grandes reforços, as atrações do Paulistão já são velhas conhecidas do torcedor. No caso do Corinthians, o técnico Tite confia na experiência e na liderança do lateral-esquerdo Roberto Carlos e do atacante Ronaldo, além da mesma base do ano passado, para poder chegar ao título estadual. Mas as atenções corintianas estarão divididas com a disputa simultânea da Libertadores.

Palmeiras e São Paulo também apostam na base do ano passado. Para os palmeirenses, a maior expectativa é com o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, que agora poderá fazer seu trabalho desde o início da temporada. Entre os são-paulinos, Paulo César Carpegiani perdeu alguns jogadores, como Richarlyson e Ricardo Oliveira, mas líderes como Rogério Ceni, Miranda e Fernandão continuam lá.

Entre os grandes clubes paulistas, o Santos foi quem mais investiu. Repatriou o meia Elano, que estava a cinco anos na Europa, e foi buscar o lateral-direito Jonathan no Cruzeiro. Assim, espera ter força para ganhar o bicampeonato estadual e ainda chegar ao título da Libertadores. Mesmo porque, mantiveram os jovens e talentosos Neymar e Paulo Henrique Ganso, novos astros do futebol brasileiro.

Para os amantes do futebol, o campeonato paulista continua vivo, desperta o interesse do torcedor e da mídia, mas organização e a política interna correspondem ao sucesso dentro de campo? Tenho minhas dúvidas, mas enfim eu sou brasileiro e não desisto nunca!

Para ver a Tabela do Paulistão 2011 acessem: http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/paulista/2011/tabela-de-jogos/primeira-fase/tabela-de-jogos-1a-rodada.jhtm


Postado por Ricardo Monzillo

Emergentes lideram crescimento econômico global


Banco Mundial



















De acordo com um estudo do Banco Mundial, o Produto Interno Bruto (PIB) dos mercados emergentes deve atingir crescimento econômico de 6% em 2011.Brasil, China, Índia e Turquia são os países que mais receberam dinheiro em 2010.

O diretor do Banco Mundial no Brasil, Makhtar Diop, afirmou que “a taxa de juros do Brasil é mais alta em termos de reais do que em outros países do mundo. Isso atrai o interesse de investidores do mercado de capitais, que desejam injetar recursos e dinheiro no país”.

Já em termos globais, a economia deve sofrer uma leve redução, caindo de 3,9% (2010) para 3,3% (2011). Analistas do Banco Mundial apontam que o crescimento não será suficiente para reduzir o desemprego nas economias mais afetadas.


 Postou Cibele Riccomini - Correspondente Internacional - Inglaterra