domingo, 30 de maio de 2010

MPB4 no Sesc Santana

Junho está chegando, e com ele as atrações do Sesc São Paulo – de excelente qualidade e a preços acessíveis. No segundo fim de semana do mês haverá show com o MPB4 que, ao contrário do início da carreira, quando se apresentava em todos os circuitos alternativos e universitários, tem feito poucos shows populares.



Magro, Dalmo, Miltinho e Aquiles (que no vídeo do Canal Brasil cantam ‘Roda Viva’ , com participação do autor, Chico Buarque) agora têm nome e sobrenome: Magro Waghabi, (diretor musical, arranjador, voz, teclado e percussão); Dalmo Medeiros (voz e percussão), que há alguns anos substitui Ruy (agora Ruy Faria); Milton Santos Filho (voz e violão) e Aquiles Rique Reis (voz e percussão).

No repertório, antigos e novos sucessos gravados nos DVDs ‘MPB4 40 Anos’ e ‘Toquinho e MPB4 – 40 Anos de Música’, além de uma prévia de inéditas que estarão num CD de Boleros.

Onde: Sesc Santana
Quando: sábado (12), às 21 horas; e domingo (13), às 19h30.
Quanto: R$ 5 a R$ 20

Mais informações no Portal Sesc.

Postou Laila Guilherme - Cinema Brasil

Biodiversidade e desenvolvimento sustentável são tarefas de todos

Borboleta monarca laranja

A biodiversidade e o desenvolvimento sustentável caminham lado a lado e podem ser uma tarefa de todos. Um depende do outro e não existiriam sem auxílio mútuo. Assim como é o caso do ovo e da galinha. Biodiversidade cria desenvolvimento sustentável e vice-versa. Apesar de ouvirmos falar muito sobre essas duas palavras, o que realmente significam?

A pergunta gera a ideia de pensar muito habilidosamente no que vamos plantar. Quanto maior a variedade de plantas que resolvermos cultivar no nosso jardim, maior será a biodiversidade de vida, não só acima do solo como também abaixo dele.

O Brasil é responsável por 15% a 20% de toda a vida animal e vegetal do planeta. Que tal começarmos a plantar o que comemos no quintal? E, se quisermos ser agricultores conscientes, precisamos cuidar do meio ambiente, escolhendo o que cultivamos, observando como as plantas interagem com as outras espécies que estão ao seu redor. Também necessitamos ter um olho apurado para medir as condições do solo e ficar com os olhos bem abertos ao painel geral do jardim e à interatividade das espécies.

Todas as plantas se comportam de maneira única e especial, tanto acima como abaixo do solo. Para nos tornarmos bons agricultores, precisamos nutrir a diversidade das espécies em uma plantação para ajudar em seu desenvolvimento sustentável.

Vamos usar como exemplo a urtiga, que habita locais abandonados no jardim ou à beiras de estradas. Após a retirada da planta, o que fica para trás é bem interessante: um solo fértil, fofo (esfarelando) e de coloração escura. A urtiga cria esse processo para se ajudar e ajudar ao meio ambiente, além de gerar gás nitrogênio, que fornece ao solo para o seu enriquecimento. A urtiga também é o habitat natural das borboletas-pavão.

Sustentabilidade e diversidade estão diretamente ligadas à segurança das espécies. Quanto mais variado for o sistema de plantio, mais seguro e fortalecido ele crescerá. Aqui vão cinco dicas para promover a biodiversidade no jardim de sua casa:

1. Verifique a origem e família de tudo o que está plantando;

2. Deixe espaço para a natureza se incumbir de fazer o processo de plantio, ou seja, deixe que algumas plantas silvestres cresçam nas beiradas do jardim;

3. Sempre inclua na plantação espécies de origem local;

4. Inclua plantas leguminosas para aproveitar o nitrogênio que elas produzem;

5. Seja criativo, econômico e ecológico: utilize adubo natural para reciclar os nutrientes ao redor da plantação e, assim, ter um jardim que pode não ser da Babilônia, mas será sustentável e rico em biodiversidade.



Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra.