domingo, 7 de novembro de 2010

La Valse des Lilas - Michel Legrand e Taiguara - Versão Estrangeira

Taiguara, compositor, pianista e cantor, um dos nomes mais premiados na época dos festivais da canção, gravou em 1969 uma versão de La Valse des Lilas de Michel Legrand. A versão que ganhou o nome de Valsa da Primavera faz parte do LP Hoje, lançado pela Odeon.

Michel Legrand, anos após a gravação, já na década de 80, no Brasil, teve a oportunidade de ouvir a versão, apresentada pessoalmente pelo próprio Taiguara e a aprovou.

Compositor musical, arranjador, maestro, pianista jazzman e regente, Legrand é um dos maiores autores de trilhas sonoras para cinema, tendo trabalhado com consagrados diretores, entre eles Jean-Luc Godard, Richard Brooks, Claude Lelouch, Clint Eastwood, Robert Altman e Joseph Losey.

Michel Legrand compôs trilha para mais de duzentos filmes entre os mais destacados estão “Lola” (Itália / França, 1961), “Os Guarda-Chuvas do Amor” (França, 1964), Vivre sa Vie: Film em Douze tableaux (França, 1962). Foi também dele a trilha do último filme concluído do mitológico Orson Welles, F For Fake (1974).

Para Michel Legrand, o Brasil é a terra da música, ele que já esteve no país várias vezes, em 2004 gravou um cd homenageando o pianista e compositor Luís Eça. Para 2011 promete um CD em homenagem a Tom Jobim.


Postou Ana Lasevicius - Versão Estrangeira

Histórias de Canções: Toquinho


Só faltou mesmo o compositor e violonista no lançamento do livro Histórias de Canções: Toquinho, no auditório da Livraria Cultura do Shopping Bourbon, em São Paulo, na quinta-feira dia 4. Lá estavam os autores do livro, Wagner Homem e João Carlos Pecci – irmão do artista –, e dois de seus parceiros, o artista gráfico Elifas Andreato e o músico Mutinho.

Com Elifas, Toquinho criou o projeto “Canção de Todas as Crianças”, lançado em 1987 pela PolyGram (Philips) e que deve ser relançado. Depois de Vinicius, Mutinho é o parceiro mais constante de Toquinho em dezenas de suas principais canções, como as do disco infantil de 1983, “Casa de Brinquedos”; “Amor ateu”; “Na terra, no céu e no mar”; e “Turbilhão”, só para citar algumas.

Tudo abrilhantado por histórias emocionantes e bem-humoradas ligadas às músicas de Toquinho, algumas tocadas e cantadas pelo talentoso jovem Bruno de La Rosa. Ao final, os artistas receberam os fãs em noite de autógrafos.

O livro promete carreira semelhante à de “Histórias de Canções de Chico Buarque”, que tem tido temporadas de shows em que Wagner Homem apresenta as histórias que bem conhece, sempre acompanhado de músicos talentosos.

Conheça algumas histórias no site oficial de Toquinho: www.toquinho.com.br

Serviço: Livro Histórias de Canções: Toquinho
Editora Leya – 304 páginas – R$ 44,90

Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil



Continua no Ibirapuera o Festival de Jardins

Paulo Liebert/AE
Jardim criado pela artista plástica Beatriz Milhazes
Enfim temos um belo domingo de sol para passear no Festival de Jardins, no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. A mostra celebra o início da primavera, no dia 23 de setembro, mas o paulistano teve poucos dias tão bonitos tivemos para visitar a instalação feita no entorno da marquise projetada por Oscar Niemeyer no Parque do Ibirapuera.

A primeira versão fora da França de um dos mais importantes eventos de paisagismo do mundo, o Festival Internacional de Jardins de Chaumont-sur-Loire tem nove jardins com 200 metros quadrados.

A curadoria é de Felipe Chaimovich e Chantal Colleu-Dumond. Os autores criaram os jardins com o tema alimentação, que acabou interpretado em dois sentidos: do corpo ou do espírito. A artista plástica Beatriz Milhazes usou girassóis em sua criação (foto). Já o casal de paisagistas franceses Christine e Michel Péna montou o “jardim aperitivo”, simulando uma toalha de piquenique.

Os franceses Michel Racine e Béatrice Saurel fizeram uma composição de tecidos, retoma “uma tradição europeia de amarrar tiras de roupa de uma pessoa doente em uma árvore, pela crença no seu poder de cura”. Também Ernesto Neto, Maro Avrabou, Dimitri Xenakis, Pazé, Louis Benech e Florence Mercier criaram jardins para o evento.

Serviço:

Festival de Jardins do MAM no Ibirapuera

Horários: diariamente, das 5 às 22 horas – até 31 de dezembro
Local: Parque do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, portão 3)

ENTRADA FRANCA

Fonte: G1

Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil