quarta-feira, 7 de julho de 2010

Burocracia dificulta investimento de empresas estrangeiras no Brasil

O Brasil figura em 4º lugar no ranking dos países que mais apresentam dificuldades para empresas estrangeiras abrirem filiais.

As companhias estrangeiras precisam de 166 dias para dar início às operações no Brasil, ou seja, três vezes mais que a média mundial. O levantamento foi feito pelo Banco Mundial, incluindo estudo detalhado do setor em 87 países.

Em matéria de tempo, a burocracia enfrentada pelos investidores estrangeiros dentro do território brasileiro só perde para três países: Angola, Haiti e Venezuela. Já no Canadá e Ruanda, por exemplo, uma empresa estrangeira gasta menos de uma semana para a abertura de uma subsidiária.

Após sofrer queda de 40% em 2009, o setor de investimento estrangeiro direto passou por um estudo indicador de que a dificuldade enfrentada para o estabelecimento de uma firma de outro país no Brasil é fator preocupante para a manutenção do desenvolvimento do setor.

O investimento estrangeiro gera capital novo, introduz tecnologias e novos estilos de gerenciamento, cria empregos e acirra a competição com o mercado interno em que todos saem beneficiados com a queda de preços e a melhoria do acesso da população a bens e serviços.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Teatro Cultura Artística exibe restauração de painel

Desde o final de junho, o Teatro Cultura Artística ganhou uma mostra multimídia – retrato visual da sua restauração, na região central de São Paulo. Os tapumes da reforma, colocados em agosto de 2008, pouco depois de pegar fogo, foram transformados em painéis de fotos e vídeos que relembram sua história desde a inauguração, em março de 1950.

O protagonista da exposição é o painel “Alegoria das Artes”, feito pelo pintor brasileiro Di Cavalcanti e instalado na fachada, que resistiu ao incêndio. O maior painel existente do artista – 48 por 8 metros – começou a ser restaurado no início deste mês por uma equipe de especialistas em mosaicos.

Em um primeiro momento, a mostra exibirá fotos de arquivo que ilustram o significado do painel nas obras do artista e no movimento modernista. Em seguida, televisores de LCD serão montados para apresentar imagens de documentários sobre o teatro e o painel, também transmitindo em tempo real o andamento dos trabalhos de restauração. Por fim, a exposição mostra fotos do acervo da Sociedade de Cultura Artística e de jornais.

A mostra é gratuita e está disponível para quem passar pela calçada do Teatro Cultura Artística.

Local: Rua Nestor Pestana, 196

Horários: diariamente, das 9 às 17 horas.

Informações sobre visitas guiadas: (11) 5083-4360.

Fontes: G1 e Estadão


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil