quinta-feira, 8 de julho de 2010

Colagens de Silvio Alvarez – Arte e Conscientização Ambiental

Chocolate - obra de 2010 / Projeto Murographia (2008)

Silvio Alvarez trabalha com colagem desde 1989. Artesão em seu ofício de recortar e colar, além de comercializar suas obras e de desenvolver projetos especiais para empresas, ministra oficinas para pessoas de todas as idades.

Em suas obras, o paulistano que adotou a cidade de Joanópolis como morada há alguns anos procura retratar com bom humor o cotidiano das grandes cidades, sem deixar de lado uma análise crítica da sociedade. Costuma dizer que sua principal matéria-prima, ainda mais que o papel, é a paciência. Silvio recorta, uma a uma, imagens de revistas ou de folhetos publicitários para compor um mundo todo seu, mágico e surreal.

Há dois anos, conduziu uma oficina para jovens, no projeto Murographia, do Sesc Ipiranga, expondo o resultado nas áreas interna e externa da unidade.

No ano passado, durante a Semana do Meio Ambiente, deu importante passo em sua carreira ao produzir um painel para a Editora Abril, com a participação dos funcionários da empresa. A obra “A árvore” (colagem sobre MDF – 250 x 350 cm) passou a integrar o acervo do Museu Aberto da Sustentabilidade, na Praça Victor Civita, em Pinheiros, na capital paulista.

Conscientização - Sobre a relação de seu trabalho com o meio ambiente, ele diz: “Precisamos ser atores principais e não apenas espectadores coadjuvantes de todo este processo que colocou em risco a vida do planeta. Temos de assumir nossa responsabilidade e a conscientização ambiental das futuras gerações é o caminho”.

Este ano, a convite da Associação Justiça Social – Tribunal de Justiça ES, ministrou oficinas de colagem a 20 internos da Penitenciária de Viana, na Grande Vitória. Em abril, a convite do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, realizou oficinas de colagem na Casa do Artesanato, a 60 artesãos licenciados. Na mesma cidade, Silvio participou da Feira ReciclAção, e ministrou oficina de colagem para catadores de recicláveis da Cooperativa Zumbi.

Na edição de julho da revista cultural Novitas, o artista declarou: “Não temos que reciclar os materiais apenas, mas também nossas ideias. (...) Será que a arte não é a forma ideal para chamarmos a atenção para esta nobre e vital causa?”.

Para mais informações sobre Silvio Alvarez e sua obra, veja o site e o blog, além das fotos.


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Greenpeace critica plano de metas do governo brasileiro para 2022

A organização não governamental ambientalista Greenpeace criticou o plano de metas do governo brasileiro para 2022. O argumento é a falta de projeções sobre o aumento da eficiência dos sistemas de geração, transmissão, distribuição e, principalmente, no que diz respeito ao consumo de energia elétrica no país.

O Plano Brasil 2022, elaborado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), prevê o crescimento anual de 7% nos próximos 12 anos. Para acompanhar esse ritmo, o Brasil terá de dobrar o consumo de energia per capita.

Para o Greenpeace, o consumo per capita é uma necessidade relativa, que poderia estar diretamente associada a processos produtivos mais eficientes, que estivessem comprometidos com a necessidade de gastar menos energia e, ao mesmo tempo, manter os níveis de crescimento econômico do país.

Outras críticas ao plano referem-se à construção de grandes hidrelétricas em regiões isoladas e à dependência de linhas de transmissão de “milhares de quilômetros” para abastecer as principais cidades do país. A falta de previsões mais claras e concretas sobre sustentabilidade e eficiência do plano como um todo também foi identificada pela organização.

O plano, que inclui metas e ações para as áreas sociais, de economia, infraestrutura e gerenciamento governamental, está disponível para consulta pública e deve receber observações de mais de 20 mil entidades civis. Qualquer pessoa pode manifestar opiniões, bastando acessar a página da SAE na internet.

Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra.