segunda-feira, 9 de agosto de 2010

IV Jornada Brasileira de Cinema Silencioso

Começou sexta e prossegue até domingo, dia 15, na CINEMATECA BRASILEIRA, a IV Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, evento dedicado ao cinema mundial produzido entre o final do século XIX até aproximadamente 1930, quando a chegada do som modificou os rumos da arte cinematográfica.

Com curadoria geral de Carlos Roberto de Souza, a mostra privilegia uma cinematografia nacional do período silencioso e destaca os trabalhos dos arquivos de filme de um determinado país.

Nesta edição, o foco é o cinema silencioso da Suécia, e as obras selecionadas são resultado de restaurações da Cinemateca Sueca.

Ao todo serão exibidos 35 títulos, divididos em seis programas, incluindo a seção permanente dedicada às Giornate del Cinema Muto, de Pordenone, a maior manifestação cinematográfica mundial dedicada ao cinema silencioso, e filmes nacionais.

Confira a programação completa no site do evento.

Serviço:

IV Jornada Brasileira de Cinema Silencioso – até 15 de agosto, em vários horários

Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo – Telefone: (11) 3512-6111

ENTRADA FRANCA (retirada de ingressos com antecedência)


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Carioca x Paulista

Thiago Bernardes/UOL
Photocamera/Divulgação

A briga pela liderança do Campeonato Brasileiro continua acirrada e interessante. O Corinthians, que venceu – e bem – o Flamengo no Pacaembu por 1 a 0, liderou a maioria das rodadas, mas agora o Fluminense cresceu nas últimas jornadas e é atual líder do brasileirão. O time das Laranjeiras bateu fora de casa o Grêmio por 2 a 1. Pena que os concorrentes não estão demonstrando em campo o mesmo futebol do tricolor carioca e do alvinegro paulista.

Após a eliminação da Libertadores, O São Paulo sofreu para manter o empate em 1 a 1 com o Atlético Paranaense graças ao goleiro Rogério Ceni, o melhor jogador da partida e, de longe, o mais afinado do elenco.

Boa surpresa foi a surpreendente goleada imposta pelo Guarani diante do Avaí por 4 a 1. Com o resultado, o Bugre já sonha com o G4.

Já o Palmeiras não conseguiu vencer desde que Felipão o assumiu oficialmente o verdão. Ontem deixou escapar a vitória nos acréscimos para o Goiás, que empatou em 1 a 1. Triste sina do time paulista que até agora não convenceu no campeonato, pois está faltando futebol.

O caçula da primeira divisão, o Grêmio Prudente, não passou do zero contra o Cruzeiro em Minas, mas o resultado pode ser considerado bom pelo confronto ter sido fora de casa.

Vale lembrar que o confronto entre Santos e Inter foi adiado porque ambos disputaram decisões importantes. O Colorado eliminou o São Paulo e já está com passaporte para disputar o mundial. O Santos conquistou a Copa do Brasil e garantiu uma vaga para a Libertadores 2011, juntamente com Corinthians e Fluminense, os principais candidatos ao título, até o momento.



Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil