segunda-feira, 2 de maio de 2011


                            Os  palcos ficam vazios: morre o ator Zé Renato

Morreu nesta madrugada (2 de maio de 2011), aos 85 anos, o ator  José  Renato Pécora, o Zé Renato, vítima de infarto. Horas antes, ele estava se apresentando no Teatro Imprensa com a peça Doze Homens e Uma Sentença. Ao sair do teatro foi jantar com a família e em seguida embarcaria para o Rio de Janeiro. Junto com Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri,foi um dos fundadores do teatro de Arena que  tornou-se uma das mais importantes companhias de teatro brasileiras, até o seu fechamento, no fim da década de 1960.Além de ator, dirigiu inúmeros espetáculos que  fizeram a história e a memória do teatro nacional.

Sob sua direção

José Renato dirigiu Eles Não Usam Black-Tie, em 1958, lançando o primeiro texto de Gianfranceso Guarnieri, germe do futuro Seminário de Dramaturgia. São direções suas, ainda no Arena, Revolução na América do Sul, de Augusto Boal, em 1960; e Os Fuzis da Sra. Carrar, de Bertolt Brecht, em 1962.

Sobre Brecht:

O diretor Zé Renato disse uma vez, a respeito da montagem Santa Joana dos Matadouros: “ foi o mais importante autor teatral do século XX, e suas obras, muito mais que explicações merecem encenações cuidadosas. Considero, pela minha experiência, esta encenação um espetáculo vivo, criado, em sua maioria, por atores jovens e motivados, e, por isso mesmo, polêmico e sujeito a alterações criativas.  O mais significativo ensinamento da dramaturgia de Brecht, preocupação presente em todas as suas peças, é que devemos caminhar com os olhos bem abertos, não nos deixando enganar pela aparência dos fatos, mas sim, sempre questionando onde está a verdade, muitas vezes mascarada pela aparência” – discorreu o diretor Zé Renato sobre o dramaturgo alemão Bertolt Brecht e sua obra.

O velório será realizado a partir das 17h no Teatro Arena, em São Paulo, e o sepultamento será amanhã, terça-feira (3), no cemitério do Morumbi.

Postou Cristina Braga, apresentadora  do programa Teatro Brasil

Santos e Corinthians fazem a final do Paulistão

Depois de dois jogos emocionantes, Santos e Corinthians venceram seus adversários e vão disputar a final do Campeonato Paulista.
Fernando Pilatos/UOL
Elano, Ganso e Neymar comemoram gol do Santos na vitória sobre o São Paulo
Elano comemora o primeiro gol do Santos

No sábado, o Santos despachou o São Paulo por 2 a 0 em pleno Morumbi, gols Elano e Ganso. Quem assistiu ao jogo viu o tricolor dominar praticamente o primeiro tempo, após Elano sair machucado, mas o tricolor não traduziu as chances em gol.

No segundo tempo a escrita mudou, o técnico Muricy percebeu a superioridade são-paulina, tirou Zé Eduardo e colocou o zagueiro Bruno Aguiar. Quando todo imagina uma pressão ainda maior do São Paulo, a situação se inverteu, Ganso e Neymar acordaram e liquidaram a partida em duas jogadas excepcionais. Com o resultado o Santos vai lutar pelo bi do Paulistão diante do Corinthians que venceu o Palmeiras nos pênaltis.

Junior Lago/UOL
Junior Lago/UOL
Julio Cesar comemora a vitória nos pênaltis sobre o rival Palmeiras

Na segunda partida das semifinais, o Corinthians não deu sopa para o azar e após empate de 1 a 1 contra o Palmeiras no tempo normal, venceu o alviverde nos pênaltis por 6 a 5.
O começo do jogo foi de arrepiar e aconteceu de tudo, Valdívia e Cicinho se machucaram, e foram substituídos por Leandro Amaro e João Vitor, Danilo foi expulso por entrada violenta em Liedson e Felipão que também reclamou demais e fez sinal de armação e foi embora mais cedo de campo.
Mesmo nervoso em campo, o verdão foi pra cima e abriu o placar com Leandro Amaro de cabeça e Willian empatou também de cabeça, após cruzamento na área que contou com a falha de Deola.

No segundo tempo, o Corinthians com a mais não aproveitou a chance de matar o jogo e o Palmeiras pressionou o timão que teve em Julio Cesar, o herói do derby, salvando o alvinegro da derrota. Nos pênaltis, a sorte ficou mais vez do lado do competente goleiro do Corinthians que defendeu o chute do jovem João Vitor e levou o time de Parque São Jorge a final do Paulistão.

Escreva pra gente no aradiobrasilmpb@gmail.com
Um abraço.
Postado por Ricardo Monzillo