quarta-feira, 28 de julho de 2010

Casamento é mais complicado para mulheres inteligentes

Um estudo da Universidade Harvard, dos Estados Unidos, indica que as mulheres da América Latina que possuem melhor nível educacional têm menos chances de se casar, em comparação a mulheres menos escolarizadas ou homens com o mesmo nivel de educação.

A revelação está associada ao comportamento dos homens latino-americanos, que preferem se casar com mulheres prendadas e dedicadas as tarefas do lar.

O estudo, que se baseou em dados de censos de mais de 40 países, mostra que a grande maioria das mulheres latino-americanas mais escolarizadas acabam se casando com homens de menor instrução.

Para se ter uma ideia do que isso significa, no Brasil e na Colômbia, por exemplo, em torno de 40% das mulheres mais cultas se casam com homens menos instruídos. A América Latina apresenta um quadro muito diferente em comparação a outras regiões igualmente pesquisadas, como é o caso de países desenvolvidos.

Quando os obstáculos são vencidos e as mulheres mais educadas finalmente se casam, a tendência observada é a de que elas acabam trabalhando ainda mais do que antes do enlace matrimonial.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra

Odorico Paraguaçu está de volta



O filme O Bem Amado estreou sexta-feira nos cinemas. Dirigido por Guel Arraes (de Lisbela e o Prisioneiro e O Auto da Compadecida, entre outros), reconta a história do prefeito de Sucupira, Odorico Paraguaçu, criada por Dias Gomes. Sua meta número um é a inauguração de um cemitério. Ele é apoiado pelas fogueteiras irmãs Cajazeiras e pelo avoado assistente Dirceu Borboleta. Vladimir (Tonico Pereira), dono do único jornal da cidade, é seu principal oponente. Por falta de defunto, o prefeito nunca consegue realizar sua meta, e arma situações para que alguém morra, inclusive contratando o matador Zeca Diabo, responsável pela morte de seu antecessor.

Quem se lembra da versão original, em novela e seriado dos anos 70, inevitavelmente vai comparar a atuação de Marco Nanini à de Paulo Gracindo (Odorico); a de José Wilker à de Lima Duarte, como Zeca Diabo; a de Mateus Nachtergaele à de Emiliano Queiroz (Dirceu Borboleta) – por sinal, todos ótimos atores, além das atrizes do elenco. Dá para relembrar algumas cenas em vídeos postados no Youtube.

Mas o mínimo que O Bem Amado promete fazer é divertir. Mesmo antes da estreia, foi bastante criticado, mas eu sou daquelas que sempre apostam no cinema brasileiro. Invariavelmente, saio ganhando. Portanto, vou conferir.


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil