quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pessoas com menor nível de escolaridade driblam o fantasma do desemprego

Não terminar o segundo grau parece não ser empecilho na busca por uma vaga de trabalho. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O nível de desemprego entre quem não tirou o diploma do ensino médio ficou em 4,7% mas, entre aqueles que concluíram o curso, a taxa atingiu 6,1%. A OCDE é formada pelos países: Alemanha, Austrália, Estados Unidos, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Dinamarca, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça e Turquia. Outros três países já estão esperando para entrar no grupo: Estônia, Israel e Rússia.

A OCDE ainda analisa o desempenho das economias emergentes que incluem Brasil, China, Índia, Indonésia e África do Sul. O fator interessante da pesquisa é que apenas no Brasil, Chile, México, Grécia, Coreia do Sul e Luxemburgo a falta do curso completo de segundo grau não significa um risco maior de desemprego. Nesses países o número de desempregados é menor entre as pessoas sem o ensino médio do que entre aqueles com diploma.

O fator negativo é que 26% dos trabalhadores sem segundo grau nos países membros da OCDE recebem salários mais baixos que metade da média nacional.



Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra