quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

30 anos sem John Lennon

Na madrugada de 8 de dezembro de 1980, o mundo foi surpreendido com a notícia da morte de John Lennon, em Nova York. Ele fora baleado por volta das 23 horas, por um “dito” fã desequilibrado.

O ex-Beatle e a mulher, Yoko Ono, voltavam de uma sessão de gravações do segundo disco da nova fase do cantor, no estúdio Record Plant. Quando o casal estava na frente do edifício Dakota, em Manhattan, onde morava, Lennon foi abordado por um desconhecido, Mark David Chapman, de 25 anos, que disparou contra ele cinco tiros, dos quais acertou quatro. John morreu logo após chegar ao hospital. Chapman foi preso no mesmo dia e mantido isolado pela polícia, que temia que fãs de Lennon o matassem.

O crime chocou e comoveu o mundo todo. John Lennon acabara de completar 40 anos e vivia, na época, distante das badalações e da mídia. Dedicava-se ao ocultismo e à alimentação macrobiótica. Mas, depois de cinco anos de silêncio, ensaiava a retomada de sua carreira com o disco “Double Fantasy”, no qual cantava suas esperanças, e que logo seria lançado.

Os Beatles estavam separados havia dez anos, e todos os integrantes do grupo interromperam suas atividades para prestar homenagens ao colega. George Harrison suspendeu uma gravação. Ringo Starr viajou imediatamente para Nova York. Paul McCartney entrou em contato com Yoko Ono oferecendo solidariedade.

No Brasil, a notícia da morte de Lennon foi recebida com profunda tristeza. As emissoras de rádio tocaram suas músicas durante todo o dia. Completamente abatida, a cantora Elis Regina, em entrevista ao Estado – que morreria um ano e meio depois –, disse sentir a “certeza de que o mundo está acabando” e que “fica muito difícil de se entender que o sonho acabou mesmo”. Para Gilberto Gil, “Lennon foi um dos maiores criadores do século, o cérebro de uma coisa muito importante chamada Beatles. Falar sobre ele e sua importância para a música mundial é falar sobre o óbvio”, declarou com tristeza à reportagem na época.

Os japoneses reagiram com ódio, segundo informações recebidas pelo Estado de agências internacionais. O diretor da rádio Bunka Hoso, de Tóquio, desabafou no ar: “Estou com ódio. John pertencia a todos nós, seus fãs. Estou tentando controlar-me para não chorar”.

Um ano depois o assassino de Lennon, Chapman foi condenado a prisão perpétua. Em 1992, explicou, em uma entrevista para a televisão, que matara John Lennon “para se apropriar um pouco de sua celebridade”, que “não matou uma pessoa real, mas sim uma imagem”.

Lennon foi a alma dos Beatles, grupo que criou, em 1960, com Harrison, Paul McCartney e, mais tarde, Ringo Starr. Até hoje suas criações – solo e com o grupo – influenciam músicos de todo o mundo e de várias gerações, inclusive do Brasil.

Filmes – Muitos filmes foram feitos sobre a vida de Lennon, inclusive documentários, a maioria para TV e DVD. O mais recente é O Garoto de Liverpool que, depois de exibido durante a Mostra Internacional de Cinema, está em cartaz em São Paulo. É o primeiro longa da inglesa Sam Taylor Wood e foi baseado em uma das biografias do artista. Conta parte da história do jovem Lennon, interpretado pelo ator Aaron Johnson, capaz de imitar o jeito e até o sotaque do biografado. Embora tenha ressalvas da crítica – por não “ir fundo” na emoção –, vale a pena ver.

Fonte: jornal O Estado de S. Paulo

Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Médico brasileiro dá dicas para manter a saúde no inverno

English translation below

O hemisfério norte, principalmente a Europa, está passando pelo inverno mais severo dos últimos 25 anos. Para quem mora ou viaja para lá, o médico brasileiro Flavio Messina, formado em 1988, com especialização em Cirurgia Vascular, Medicina do Esporte e da Família, dá cinco dicas para manter o corpo e a mente saudáveis.
1. Elimine a dívida do sono: Em média, as pessoas dormem seis horas e meia, muito menos do que o recomendado, de sete a nove horas. Use o frio a seu favor para recuperar aquelas horas perdidas nas outras estações do ano.
2. Beba mais leite e coma mais queijo: As chances de pegar um resfriado no inverno são de 80%. Para garantir o bom funcionamento do sistema imunológico, é aconselhável tomar mais leite e iogurte e comer queijos; excelentes fontes de proteínas e vitaminas A e B12. Eles também são importantes fontes de cálcio, ajudando a manter os ossos fortalecidos.
3. Coma mais frutas e legumes: A tendência natural no inverno é comer alimentos pouco saudáveis, mas o fundamental é continuar comendo frutas e legumes para garantir uma dieta diária equilibrada e saudável.
4. Experimente novas atividades com toda a família: Não fique hibernando em casa, deitado no sofá e na frente da TV. Saia com a família e aproveite a paisagem de cartão-postal para fazer caminhadas nos parques, tirar fotografias ou brincar na neve.
5. Coma como um rei no café da manhã: O mingau é perfeito para ajudar na digestão de alimentos ricos em fibras e amido, que dão energia e sustentam durante mais tempo. A aveia também contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais essenciais. Adicione damascos secos, passas e uma banana fatiada ou outra fruta para dar mais sabor.


Texto de Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra



Brazilian doctor gives five tips to ‘beat the blues’ during the winter

The Brazilian doctor Flavio Messina, graduated in 1988, specialised in Vascular Surgery, Sports and Family Medicine, recommends five daily tips to keep body and mind ticking the right way during the most severe winter weather in 25 years.

1- ‘Pay your sleeping debt’: On average, people sleep just six and a half hours, much less than the recommended amount between seven and nine hours per night. Make the most of the cold weather to recuperate the lack of sleep mounting from other seasons of the year.
2- Drink more milk and eat more cheese: The chances of a person catching a cold during winter are almost certain, with the high percentage of 80%. To make sure your immune system is in great shape it is recommended to drink more milk and yogurt and to eat more cheese; excellent sources of proteins and vitamin A and B12. They are also important source of calcium, helping to keep the bones strengthened.
3- Eat more fruits and vegetables: The natural trade during winter is to look for comfort food rather than healthy food, but it is of the upmost importance to carry on eating fruits and veggies to maintain a daily balanced diet.
4- Be adventurous and try new activities with the whole family: Do not hibernate in the couch watching television at home. Go out with your family and take the God given opportunity of such beautiful postcard scenery to go for short or long walks in the parks, take pictures or even play in the snow with caution.
5- Eat as if you were a king at breakfast time: The porridge is a perfect meal to start off the day. It helps digesting food rich in fibres, which provide you with a boost of energy and keep you going for longer. The oat contains a great deal of essential vitamins and minerals.

Written by Cibele Riccomini – International Correspondent – England

Festival Nacional Voa Viola

Inezita Barroso é a grande estrela e homenageada do encerramento do Festival Voa Viola, nesta quinta-feira, no Sesc Pinheiros.

Os três finalistas mais votados em etapas do evento no interior serão premiados na capital, e haverá show especial com participação de: Paulo Freire, Monica Salmaso, Zé Mulato & Cassiano e, claro, da própria Inezita Barroso, madrinha de gerações de violeiros.

Data: quinta-feira, dia 9, às 21 horas
Local: SESC Pinheiros – Rua Paes Leme, 195 – Telefone: (11) 3095-9400
Ingressos: R$ 3,50 a R$ 15