segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Enviado do governo Obama chega hoje ao Brasil




















Enviado do presidente Barack Obama, o secretário do tesouro americano, Timothy Geithner, visita o Brasil pela primeira vez em viagem estratégica para amenizar divergências entre os dois países.

Dez dias antes da reunião de ministros de Finanças do G20, na França, Geithner chega ao Brasil para tentar estabelecer cooperação econômica e financeira com o país.

Os esfoços diplomáticos do secretário do tesouro americano devem se concentrar em assuntos da agenda bilateral e da agenda do G20 (grupo das maiores economias desenvolvidas e emergentes do mundo).

Timothy Geithner se reunirá com a presidente brasileira, Dilma Rousseff, em Brasília, onde o terreno começará a ser preparado para a visita do presidente americano, no próximo mês.

Guido Mantega também receberá o enviado americano para discutir a promoção de um crescimento global equilibrado e uma reforma de governança nas instituições internacionais.

Nesse contexto, Brasil e Estados Unidos batem de frente quanto à algumas medidas implementadas pelo governo e o Banco Central americano para estimular o crescimento.

O Brasil é contra a injeção maciça de moeda na economia dos Estados Unidos por acreditar que tal ação provoca a desvalorização artificial do dólar e o aumento do fluxo de capital dos países emergentes. Isso acaba gerando a competição dos produtos e serviços brasileiros no cenário global.

    Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional - Inglaterra