quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cantoras inauguram programação musical de novo teatro

Fotos: Claudio Kawasaki e Rita Bastos
As cantoras Verônica Ferriani e Vânia Bastos abrem a programação musical de um novo teatro da Prefeitura de São Paulo, o Zanoni Ferrite. Inaugurado no último dia 11, apresenta programação cultural com foco nas atividades voltadas ao público infantojuvenil, adulto e shows intimistas.

Localizado em um dos pontos mais tradicionais e acessíveis do bairro de Vila Formosa, na zona leste, o novo teatro resultou da transformação do antigo auditório da Biblioteca Municipal Paulo Setúbal em um espaço com a infraestrutura necessária para a montagem de um espetáculo, capacidade de 205 lugares e acessibilidade para portadores de deficiência e mobilidade reduzida.

Na arquitetura, a remoção de 420 m² de grades que cercavam a biblioteca deu lugar a um amplo calçadão pavimentado, com sistema de ladrilhos especiais, concebidos exclusivamente para o local.

O teatro recebe este nome em homenagem ao ator paulistano Zanoni Ferrite, com passagem pela Escola de Arte Dramática, que atuou em diversas telenovelas na década de 1970. Ferrite faleceu aos 32 anos, em um acidente de carro em São Paulo, em 1978.

Confira a programação musical das quintas-feiras:

17 de junho – VERÔNICA FERRIANI – Show Sambando, sim!

No repertório, Verônica interpreta samba de raiz em canções como O Samba da minha terra e Rosa Morena, de Dorival Caymmi; Saudosa Maloca, de Adoniran Barbosa; e As Rosas não falam, de Cartola.

24 de junho – VÂNIA BASTOS

No show, Vânia faz uma retrospectiva de sua carreira e interpreta obras de Caetano Veloso, Tom Jobim, Lô Borges, Milton Nascimento, Itamar Assumpção, entre outros compositores, acompanhada dos seguintes músicos: Ronaldo Rayol (violão), Eric Budney (contrabaixo acústico) e Nahame Casseb (bateria).

Local: Teatro Zanoni Ferrite – Avenida Renata, 163 – Vila Formosa – Telefone: (11) 2216-1520
Horário: 21 horas.
Ingresso: R$ 10

Confira a programação completa no site do teatro.

Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Mostra Internacional de Teatro começa dia 24


A MIT – Mostra Internacional de Teatro 2010 é um evento em parceria com o FILO – Festival Internacional de Teatro de Londrina, que neste ano comemora sua 42ª edição.

Para a programação de São Paulo, no Centro Cultural Banco do Brasil, foram selecionados três espetáculos:

24 e 25 de junho – ‘Braquage’ – Cie Bakélite (França)

Em “Braquage”, a Companhia Bakélite se transforma, se motoriza, faz gambiarra, tortura e desvia os objetos da vida cotidiana para fazer os espectadores viver todas as etapas incontornáveis de uma falcatrua. Um espetáculo de teatro de objetos, de suspense insuportável, uma história verídica contada pelo personagem principal: um bandido.

Duração: 50 minutos. Classificação indicativa: 14 anos

26 e 27 de junho – ‘The Cabinet’ – Cia Redmoon (EUA)

“The Cabinet” (foto) conta a história do assassino Dr. Caligari e seu assistente, o sonâmbulo Cesare, em um mundo fora de ordem composto de marionetes e de máquinas complexas. Inspirado no filme expressionista alemão de 1919 O Gabinete do Doutor Caligari, o espetáculo cria um selvagem e abstrato “gabinete de curiosidades”, na qual cinco fantoches contracenam e cometem atrocidades.

Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: 14 anos

1 a 4 de julho – ‘El Último Heredero’ – Cia de Teatro Viaje Inmóvil (Chile)

“El Último Heredero” é uma obra histórica e ao mesmo tempo metafórica da cultura chilena. Em um cenário mínimo se desvendam as inúmeras formas adotadas para o desenrolar da peça. Portas, janelas, paredes, móveis e outros artefatos se unem para criar a magia que Jaime Lorca e o Teatro Viaje Inmóvil são capazes de provocar. Um trabalho habilidoso que se potencializa com a participação de atores e manipuladores incríveis. Recomenda-se não fechar os olhos para não perder nem os mínimos detalhes.

Duração: 90 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.

SERVIÇO:

MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO
Data: 24 de junho a 04 de julho
Horário: quinta a sábado, às 19h30; e domingo, às 18 horas
Local: Teatro CCBB-SP (125 lugares) – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro

Entrada franca, mediante retirada de senha.


Postou Cristina Braga – Teatro Brasil

BID quer marcar gol contra a pobreza

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo Multilateral de Investimento anunciaram a criação do projeto Esportes para Desenvolvimento, que utiliza o esporte para promover o desenvolvimento e combater a pobreza.

Na América Latina e Caribe, entre 33% e 35% dos jovens de 15 a 24 anos abandonaram o curso escolar e as taxas de desemprego superam os 25% na maioria dos países.

A intenção é dar assistência aos jovens desses países via projetos esportivos, para que eles venham a ser membros produtivos da sociedade. Para o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, as habilidades adquiridas nos campos de futebol podem ser transferidas para a vida e o futuro dos jovens na região.

O objetivo fundamental do projeto Esportes para Desenvolvimento é mostrar como o esporte pode ajudar a juventude a melhorar sua autoestima, favorecer suas condições para conquistar um bom emprego e provar que pode trabalhar em equipe. Além disso, o esporte promove a solução de conflitos e a prevenção do uso da violência, e viabiliza a inclusão social em nível comunitário.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra.

 

Nuno Mindelis no Teatro do Sesi


Nuno Mindelis, guitarrista brasileiro de blues e um dos mais conceituados no gênero no mundo, participa hoje do projeto Quartas Musicais do Sesi.

Confira a seguir, e verifique antes sobre a disponibilidade de ingressos.


Postou Laila Guilherme - Cinema Brasil