Roberto Luna nasceu em Serraria na Paraíba, em 1930. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele veio ao Rio de Janeiro de navio, cismado com os ataques que ocorriam nesse período, e morou na cidade de Nova Iguaçu com os pais.
Passou, então, a estudar no Colégio Rio Branco, no Rio de Janeiro, e durante os intervalos gostava de participar de programas de auditórios, transmitidos por emissoras de rádio cariocas. Foi quando conheceu o grande ídolo: Orlando Silva, o cantor das multidões. E tomou gosto por cantar.
Ainda em Nova Iguaçu, Roberto conheceu Assis Valente, músico e compositor de músicas como "Batuque no Pandeiro", "Boas Festas", "Brasil Pandeiro", "Acorda, São João", interpretada por Carmem Miranda.
Roberto Luna disse na gravação do Depoimento Brasil: "Eu tive vários primeiros discos". Mas a sua primeira gravação colocada no mercado fonográfico foi o compacto simples de 78 RPM com as músicas "Por quanto tempo" e "Linda".
Além da sua carreira artística no rádio, Roberto Luna participou do cinema nacional em "O bandido da luz vermelha".
Roberto Luna foi recebido pela equipe da Rádio Brasil MPB no Estúdio Artium para a gravação do programa "Depoimento Brasil", apresentado por Alcides Martins Fontes Junior. Na foto, da esquerda para a direita, Karina Ogassavara - pesquisa e câmera, Léo Engelmann - câmera, edição e finalização de áudio, Alcides Martins Fontes Junior - apresentação e roteiro, Roberto Luna, José Carlos Legname - mesa de som e direção do Estúdio Artium , e Ana Lasevicius - fotografia e câmera.