quarta-feira, 19 de maio de 2010

Novo teatro em São Paulo

Ninho de Pássaro (Pequim) - Foto: AP

A cidade de São Paulo deve ganhar um novo teatro até o fim de 2014, em frente à Sala São Paulo, na região da Luz, centro da capital. O Teatro de Dança e Ópera, que sediará a São Paulo Companhia de Dança, não deverá ser apenas mais um espaço de cultura, mas sim, no que depender do know-how dos arquitetos responsáveis, um novo cartão-postal da cidade.

Os arquitetos escolhidos para assumir o projeto são os autores da concepção do Estádio Olímpico de Pequim, conhecido como ‘Ninho de Pássaro’ (foto). Os suíços Jacques Herzog e Pierre de Meuron confirmaram a instalação de um escritório na cidade de São Paulo, onde uma equipe começará a trabalhar em breve no projeto.

A área escolhida tem 19 mil m². A demolição das edificações – incluindo a antiga rodoviária da Luz – é a primeira fase da obra, que deve custar cerca de R$ 600 milhões, dos quais R$ 170 milhões a cargo do Estado e o restante financiado por BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). As obras devem começar no primeiro semestre de 2011.

Postou Cristina Braga – Teatro Brasil

Para comemorar os 90 anos do Leblon, um charme de festival.

Mônica Araújo
O Leblon Jazz Festival, realizado no dia 15 de maio, levou mais de 15.000 pessoas ao Leblon, em comemoração aos 90 anos do bairro mais charmoso do Rio de Janeiro. A terceira edição do evento que primou pelo ecletismo - tendência que norteia praticamente todos os festivais de jazz mundo afora – nos trouxe uma mistura de jazz, pop, rock’n’roll, blues, MPB e uma autêntica orquestra de rua do sul dos EUA. Foi montado um palco na Praça Cazuza, e ao longo da Rua Dias Ferreira, foram montados lounges, além da programação especial oferecida pelos bares e restaurantes do circuito gastronômico mais badalado da cidade. Foram oito horas de atrações ininterruptas, oferecidas gratuitamente, com destaque para a participação do Joel Ferreira Quarteto, Orleans Dixieland Jazz Band, George Israel, Marcelo Camelo, Mallu Magalhães e Victor Biglione. O encerramento do evento, vejam só, foi com Frejat, se apresentando na Praça Cazuza.

Para quem pediu BIS, já está agendada a quarta edição do evento, com data marcada para 28 de agosto.


Postou Mônica Araújo - Rio de Janeiro

Brasil recebe premiação no festival de Cinema Latino-Americano de Utrecht



O Brasil foi destaque no festival de Cinema Latino-Americano de Utrecht (Laff), com a apresentação de nove longas e dois curtas-metragens. A premiação foi para o documentárioGarapa, de José Padilha, que recebeu o Prêmio Dirk Vandersypen como melhor documentário sobre temas sociais na América Latina.

As atenções também se voltaram para o cineasta paulistano Esmir Filho, de 27 anos, que, depois de ter apresentado curtas-metragens em três edições do festival, este ano foi convidado para fazer a abertura do evento, na Holanda, com seu primeiro longa-metragem, Os famosos e os duendes da morte (trailer acima).

O longa fala da vida de um adolescente de uma cidadezinha do Rio Grande do Sul. O marasmo enfrentado pelos habitantes da cidade é refletido nas atitudes do adolescente, que é viciado em internet, vídeos e chats. A vida virtual acaba se misturando com a realidade. O filme é introspectivo, com destaque para a interpretação do protagonista, Henrique Larré.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra