Esquistossomose |
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que cerca de 1 bilhão de pessoas em 149 países do planeta são afetadas por doenças tropicais negligenciadas.
O Brasil apresenta incidência de doenças como a dengue, mal de Chagas, raiva, conjuntivite granulosa, esquistossomose, “cegueira dos rios”, cisticercose e leishmaniose.
O relatório da OMS revela que o país apresentou aumento nos casos de leishmaniose desde 1999. Comum em zonas rurais, a doença aparece agora em áreas urbanas. O fenômeno se deve a migração de pessoas do campo para as áreas periféricas das grandes cidades. Também conhecido como “'úlcera de Bauru”, o mal provoca, entre outros sintomas, febre, fraqueza e anemia. Os cães são o seu hospedeiro. O Brasil apresenta os três tipos de leishmaniose: visceral; que ataca os orgãos internos, cutânea; que ataca a pele e mucocutânea; que ataca as mucosas e a pele.
A OMS aponta também para o ressurgimento da dengue na América Latina, causado pela falta de manutenção de medidas de controle para erradicar o seu principal transmissor, o mosquito Aedes aegypti.
Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional - Inglaterra