quinta-feira, 15 de julho de 2010

Podcast Tempo de Leitura

Começa hoje o Paulínia Festival de Cinema 2010

O diretor Hector Babenco é o grande homenageado da edição deste ano do Paulínia Festival de Cinema 2010, que começa hoje. Esta noite, haverá exibição de uma cópia restaurada do filme O Beijo da Mulher Aranha, que comemora 25 anos. O filme rendeu ao ator William Hurt um prêmio de interpretação masculina no Festival de Cannes, e foi o único latino-americano selecionado para a seção Cannes Classics 2010. Além disso, completam-se 20 anos da morte de Manuel Puig, autor do romance original, argentino como Hector Babenco.

A abertura do evento ficará a cargo dos atores Lázaro Ramos e Fernanda Torres, no Teatro Municipal de Paulínia.

Diariamente, de 17 a 22 de julho, haverá debates sobre os filmes selecionados, exibidos na noite anterior, com a presença do diretor e elenco de cada título, tendo como mediadores o crítico Rubens Ewald Filho, a jornalista Maria do Rosário Caetano e o diretor do Festival, Ivan Melo.

Entre os filmes, está prevista a exibição das seis obras de ficção concorrentes, das quais apenas 5 x Favela – Agora por Nós Mesmos não é completamente inédita, já que passou no Festival de Cannes; seis documentários da mostra competitiva, dos quais apenas Uma Noite em 67 – sobre o Festival da Record daquele ano – já foi visto pelo público paulistano, na abertura do Festival É Tudo Verdade, dedicado ao gênero documental.

Além dos longas em competição, Paulínia apresenta concurso de curtas-metragens, com sete concorrentes nacionais e seis regionais. Nas mostras paralelas estão alguns títulos recentes, como É Proibido Fumar e Salve Geral, ao lado de dois filmes que dão seguimento à homenagem a Hector Babenco – Pixote in Memoriam, de Felipe Briso e Gilberto Topczewski, e Coração Iluminado, de Babenco.

O melhor longa-metragem de ficção leva R$ 150 mil. Já o melhor documentário fica com R$ 50 mil. Há prêmios em dinheiro para atores, atrizes, direção, fotografia, montagem e outras categorias. O festival, que vai até dia 22, comporta ainda oficinas e mesas-redondas, além de um encontro nacional de críticos de cinema, que será realizado no sábado (17).

Mais informações no site oficial do evento.


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Brasil e UE voltam a discutir acordo com o Mercosul

O Brasil e a União Européia voltaram a declarar disposição para a assinatura de um acordo comercial entre o Mercosul e o bloco europeu. No entanto, os dois blocos não conseguem avançar as negociações, já que enfrentam a oposição de vários setores e países da economia internacional.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, está concentrando esforços para convencer e ganhar o apoio do presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmando que o acordo será benéfico para todos os envolvidos.

França, Irlanda, Polônia e outros países europeus que possuem forte setor agrícola estão colocando obstáculos nas negociações entre Mercosul e UE.

O presidente Lula reafirmou aos presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comissão Européia, José Durão Barroso, que a Argentina mantém forte intenção de chegar a um acordo com a UE, apesar de ter sido alvo de críticas em relação às barreiras impostas pelo país quanto à comercialização de produtos do setor agroalimentar.

Os dois blocos assinarão ainda esta semana um acordo com Moçambique, na África, para o desenvolvimento de projetos de bioenergia e biocombustíveis naquele país, que é o maior produtor do item no continente africano.
                 

 Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional - Inglaterra