sábado, 15 de maio de 2010

ONU chama atenção para possível perda de um terço da biodiversidade do planeta


Cibele Riccomini

Pelo menos 110 países não conseguiram manter programas para reduzir a perda de biodiversidade até 2010. É o que diz relatório publicado nesta semana pelas Nações Unidas. O desmatamento avançado da floresta amazônica também apresenta impacto no clima global.

O alerta serve para a elaboração de medidas radicais e criativas com o objetivo de conservar a variedade natural da Terra, os sistemas de sustentação de espécies e todos os meios de subsistência.

De acordo com o relatório, as cinco causas de redução da biodiversidade são mudanças no meio ambiente, variações climáticas, exploração exagerada dos recursos naturais, invasão de espécies exóticas e poluição.

O relatório chama a atenção para a expansão de países como China, Índia e Brasil, que estão aumentando as ameaças ao meio ambiente, já geradas pelos países desenvolvidos.

A previsão é caótica. Se o nível desenfreado de produção e consumo não for controlado e o estilo de vida das pessoas se mantiver, serão necessários cinco planetas Terra para poder abastecer 9 bilhões de pessoas até o ano de 2050.

Um terço das espécies sofre ameaça de destruição se não houver maior equilíbrio entre taxas de extinção e crescimento econômico; o que deixa o debate ambiental com um tom mais político do que nunca.

Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra.