quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Irmãos Marx - Mamãe eu Quero - Versão Estrangeira

A versão estrangeira dessa postagem é por conta dos irmãos Chico Marx e Harpo Marx, que ao piano, executam de forma hilária Mamãe Eu Quero.
A música “Mamãe eu quero” é da parceria do alagoano Jararaca (da dupla Jararaca e Ratinho), cujo nome é José Luis Rodrigues Calazans, com o paulista Vicente Paiva.
Quem já assistiu aos filmes dos Irmãos Marx sabe que, além de eles terem sido os grandes mestres da comédia, também tinham talento musical de sobra.
Chico era um pianista excepcional, que teve uma história de aprendizado no mínimo curiosa. A sua primeira professora tocava apenas com a mão direita, e foi assim que ele aprendeu. Durante muito tempo Chico, tocando apenas com a mão direita, disfarçou que tocava com a esquerda também, até ter dinheiro para pagar um professor melhor.
Talvez venha daí o seu estilo único de tocar, sempre chamando atenção para a sua mão direita, fazendo coreografias, dando petelecos com o indicador, entrelaçando os dedos, fazendo-os correr sobre as teclas como se fossem pernas, muitas pernas! Em alguns números usa uma maçã ou uma laranja e faz a fruta rolar sobre o teclado, e o resultado disso tudo é incrível.

Harpo Marx também teve um aprendizado interessante, foi autodidata. O seu nome artístico, Harpo, veio da sua paixão pelo instrumento, a harpa.
Harpo aprendeu a posicionar o instrumento tendo como referência a pintura onde figurava um anjo tocando harpa. O detalhe é que provavelmente o pintor não era músico, e pintou o anjo com a harpa apoiada no ombro esquerdo e não no direito, como seria a maneira correta.
Outro fato na história musical de Harpo é que ele não conhecia a afinação do instrumento, então, intuitivamente, afinou a harpa a seu modo, e assim foi tocando, até descobrir que a sua original afinação estava muitos tons abaixo do convencional.
Neste número, em que executam uma peça de Rachmaninov, Harpo destrói o piano e o transforma em uma harpa.
Groucho, além de ser o gênio das tiradas, de vez em quando cantava, como podemos ver neste trecho do filme Copacabana, feito em 1947, onde atuou ao lado da nossa “Pequena Notável”, Carmem Miranda.

 
Esses são os Irmãos Marx, vale a pena passar uma tarde vendo esses números musicais que estão no YouTube, ou ver com calma a coleção inteira dos filmes, dísponível em algumas locadoras.

Postou Ana Lasevicius - Versão Estrangeira

Brechó

O espetáculo Brechó é o que se pode chamar de “reality theater”. O público – denominado de “Estilista” – participa ativamente, tomando decisões, através de sorteio dos dez textos inéditos, escritos pelos próprios atores, que entram em cena sem saber qual texto irão representar.

A peça não tem nenhum improviso e a grande surpresa para todos os atores – que já têm todos os textos decorados – fica por conta dos personagens daquele dia.

Portanto, “Brechó” é um espetáculo que pode e deve ser visto diversas vezes. Basta criar uma torcida para experimentar uma deliciosa forma de ver o mesmo texto, sendo interpretado e conduzido por diversos atores.

O “Dono do Brechó” (apresentador) organiza “Cabides” (textos) e o público elege – através de rápida votação – ao final do espetáculo: O “Top Model” (que ganha a imunidade da semana. Somente ele saberá qual texto irá interpretar na semana seguinte) e o “Maltrapilho” (que perde o direito de participar do espetáculo).

Serviço:

Peça “Brechó” – Comédia adulta – Reality Theater

Local: Teatro Bella - Rua Rui Barbosa, 399 – Bela Vista
Horário: domingos, às 20 horas – temporada até 19 de dezembro
Lotação: 100 lugares / Faixa etária: livre / Duração: 80 minutos
Ingressos: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia-entrada)
Estacionamento conveniado / Ar-condicionado

Postou Cristina Braga – Teatro Brasil

Trio brasileiro Azymuth traz ritmos tropicais a Londres

O trio brasileiro de funk jazz Azymuth fará apresentação única em Londres, no dia 25 de outubro.

José Roberto Bertrami (tecladista), Alex Malheiros (baixista e guitarrista) e Ivan Conti (percussionista e baterista) fazem composições de funk jazz utilizando influências do samba e outros ritmos tropicais desde o início da década de 70.

Investidora fervorosa do “Samba Doido”, a banda promete estremecer a alma da plateia londrina com seu estilo único e moderno. Azymuth é considerada uma das mais empolgantes bandas no cenário internacional do mundo do jazz.

Senhores absolutos do gingado e funk brasileiro, Azymuth fará um espetáculo de carnaval e jazz em uma das áreas mais badaladas do mundo artístico londrino.

Serviço:

Evento: Show Azymuth
Dia e horário: 25 de outubro, às 20 horas
Local: Camden Jazz Café – Parkway, 5, Camden, Londres
Ingressos: £ 15

Mais informações e reservas: www.jazzcafelive.com/newsandevents/templates/bookings.aspx?articleid=1777&zoneid=1




Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra