Em 1966 o cantor e compositor Riccardo del Turco fez sucesso na Itália com a música Figlio Unico, uma versão italiana de Trem das Onze, do compositor paulista Adoniram Barbosa.
A Orquestra Sinfônica Heliópolis, composta por 75 jovens da maior favela de São Paulo, está em temporada na Europa. Os músicos se apresentarão em Londres no dia 15 de outubro.
Centenas de jovens que enfrentavam diariamente as dificuldades econômicas e problemas sociais gerados pela difícil realidade da pobreza tiveram suas vidas transformadas pelo Instituto Bacarelli de São Paulo.
O Instituto apresentou aos jovens o mundo musical; diferente de tudo o que estavam acostumados a ver, ouvir, falar, sentir e fazer. A música encantou e mudou a vida de quem estava à margem da sociedade, sofrendo todo tipo de mazelas geradas pelo mundo da criminalidade.
A Sinfônica Heliópolis – de altíssima qualidade artística – já se apresentou, entre outros reconhecidos músicos, ao lado do maestro indiano Zubin Mehta – diretor da Orquestra Sinfônica de Israel, e também dos violinistas Joshua Bell (EUA) e Erik Schumann (Alemanha).
O repertório da apresentação em Londres incluirá Dvorak e Heitor Villa-Lobos.
Serviço:
Evento: Orquestra Sinfônica Heliópolis Local: St. John’s Smith Square – Londres Data e horário: 15 de outubro, às 19h30 Telefone: (00 44 XX) 207 222 10 61
Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional - Inglaterra
A exposição Candeeiros do Nordeste, do artista Ninhol, lança luz às tradições culturais do Nordeste, numa incessante troca de símbolos e cores, exprimindo a multiplicidade cultural da sua gente.
Ninhol – apelido de infância do pernambucano Jamerson Lima – é um artista gráfico/plástico contemporâneo que tem um pé nas imagens que povoam seu imaginário e o outro na modernidade. Seu “candeeiro” ilumina e exprime o legado tradicional do seu grupo cultural, escutando a tradição de olho no futuro. Seus personagens fantásticos, serenos e coloridos mostram ao mundo sua gente e a complexa e profunda experiência coletiva do Ser Nordestino.
Repletas de signos, as imagens de Ninhol contam histórias, como se o seu imaginário e lembranças de infância se quebrassem em mil pedaços de vidro colorido e se remontassem harmonicamente.
Ouça aqui o boletim especial da nossa correspondente internacional na Inglaterra, Cibele Riccomini, sobre a escolha do COI para o Rio de Janeiro sediar as Olimpíadas de 2016.