sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra na Casa das Rosas

Em 20 de novembro de 1695, Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes do movimento contra a escravidão, era assassinado. Essa data celebra a memória do herói e possibilita um momento para refletir sobre o papel do negro na sociedade brasileira e para mobilizar esforços pela igualdade de oportunidade.

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura convida a todos para as comemorações em torno da data, neste sábado:

11h às 13h – Workshop: Dança Afro – Com Solange Camargo
O workshop aproximará os participantes da cultura africana através da dança.

14h às 15h – Apresentação: Canto Lírico de Orixás – Com Duo Abanã
O Duo Abanã interpreta a musicalidade sacra afro-brasileira, baseando-se principalmente nos pesquisadores Mário de Andrade e Oneyda Alvarenga, os primeiros etnomusicólogos do Brasil.

15h às 17h – Palestra: “Discurso Sobre ‘Raça’ e Sistemas de Classificação ‘Racial’ no Brasil: Uma perspectiva antropológica” – Com Elena Calvo Gonzalez
A palestra abordará como a Antropologia e a Sociologia brasileira lidam com a questão da classificação racial.

17h às 19h – Show: Nega Duda – Sambadeira do Recôncavo Baiano – Com Ducineia Cardoso.
Apresentação de samba de roda com Nega Duda, sambadeira da cidade de São Francisco do Conde, na Bahia.

Serviço:

Dia da Consciência Negra na Casa das Rosas

Data: sábado, 20/11, a partir das 11 horas
Local: Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Avenida Paulista, 37 – São Paulo – SP – Telefones: (11) 3285-6986 / 3288-9447 (próximo ao metrô Brigadeiro)

Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Adriana Godoy no Lua Nova

Neste sábado, a talentosa cantora Adriana Godoy apresenta-se no Espaço Cultural Novo Lua Nova, no Bexiga. Ela é a convidada no projeto Só não canta quem não quer, com as ótimas cantoras Socorro Lira e Ione Papas. Confira:

Festival de Filmes 'Descobrindo a América Latina'

This post is also available in English
O Festival de Filmes Descobrindo a América Latina, em sua nona edição, começou ontem em Londres e prossegue até o dia 28 de novembro.

A indústria cinematográfica latino-americana é tão eclética quanto as sociedades que formam a região. Os filmes latino-americanos estão conquistando um número maior de novos adeptos pelo globo.

O evento é uma ótima oportunidade para cinéfilos e público em geral descobrirem pérolas do cinema latino-americano que ganharam reconhecimento da crítica internacional do setor e entrar em contato com filmes de qualidade, que até agora eram “segredo” fora do continente.

O festival mostrará os filmes brasileiros Os Famosos e os Mortos, Loucura Suburbana, Crianças da Amazônia: Trocando Flechas por Computadores, Divã, Terra de Ninguém e Coração Vagabundo.

Os ingressos se esgotaram rapidamente nos seis cinemas de Londres que exibirão os filmes.

Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra



Discovering Latin American Film Festival begins today in London
In Therapy (Divã), one of the Brazilian movies on the festival
The Discovering Latin American Film Festival, in its ninth edition, began yesterday in London and it finishes on the 28th of November.

The Latin American’s films industry is as diverse as the societies that make up the continent and it is now producing movies, which appeal to a wide range of new audiences.

The event represents an excellent opportunity for the film affectionate and mainstream public to discover critically acclaimed gems and quality entertainment films that, until now, have remained “secrets” outside the continent.

The festival will show the Brazilian movies The Famous and The Dead, Suburban Madness, Children of the Amazon: Exchanging Arrows for Computers, In Therapy, Wasteland and Wandering Heart.

There are no more available admissions for the event, which will be shown at six cinemas in London.

Posted by Cibele Riccomini – International Correspondent – England