sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Brasília 50 anos – Meio século da capital do Brasil

Palácio do Itamaraty
A partir de setembro, alguns países da Europa poderão conhecer a história da capital do Brasil, além do trabalho de alguns brasileiros dedicados à arte e à cultura. Brasília 50 anos – Meio século da capital do Brasil será uma megaexposição de artes visuais, que tem como grande objetivo disseminar a cultura e a diversidade brasileira, contando a história de Brasília, como sua criação, arquitetura, cultura e paisagem.

Com estreia marcada para 17 de setembro, em Madri (Espanha), Brasília 50 anos estará também em Lisboa (Portugal). Além disso, a maquete itinerante de Brasília, que integra a exposição, seguirá para Milão (Itália).

Brasília 50 anos é uma realização da Artetude Cultural e tem a curadoria de Danielle Rocha Athayde, que cursou Gestão Cultural, Patrimônio, Turismo e Natureza no Instituto de Investigação José Ortega y Gasset, em Madri, e apresentou o projeto da exposição como tese de mestrado. Depois de ter o trabalho aprovado com honra, Danielle levou uma proposta ao Ministério da Habitação de Madri, que resolveu apoiar o projeto que se concretiza a partir de setembro. A exposição foi incluída, pela ministra da Habitação da Espanha, Beatriz Corredor, no calendário das comemorações do Bicentenário da Independência das Repúblicas Latino-Americanas.

A exposição começa com uma linha do tempo, que tem como marco inicial o ano de 1753, quando surgiu a ideia de levar a capital do Brasil para o interior do País, e vai até a atualidade. Depois seguem seis blocos temáticos, que mostram toda a riqueza da cidade e sua história. O evento também apresenta um ciclo de cinema sobre a cidade.

Ao final da exposição, o visitante encontrará um lounge-livraria com mais de 50 livros e catálogos sobre Brasília, todos disponíveis para leitura no local. Em todo o espaço expositivo o público encontrará áreas multimídias com muita tecnologia e interação.

O público terá acesso gratuito em todos os locais por onde passará Brasília 50 anos – Meio século da capital do Brasil, que estima ser vista por 300 mil pessoas.

Ficha técnica:

Coordenação geral e curadoria – Danielle Rocha Athayde

Gerência do projeto – Robson Bento Outeiro

Autor da maquete itinerante – Antonio José Pereira de Oliveira

Fotografias “Brasília Monumento Histórico”- Fabio Colombini

Fotografias aéreas – João Facó

Projeções “Quatro visões do Planalto Central do Brasil” – Ronaldo Duque

Projeto cenográfico – Fernando Sapuppo

Design gráfico – Bernardo Duque

Trilha sonora – Pablo Duque

Apoio institucional: Embaixadas do Brasil em Madri e em Portugal, Ministério das Relações Exteriores no Brasil, ETIC, Instituto Cervantes de Brasília, Fundação Athos Bulcão, Instituto Moreira Salles, Casa de Lúcio Costa e Fundação Burle Marx.

Serviço:

Brasília 50 anos – Meio século da capital do Brasil

Madri – Espanha

Data: 17 de setembro a 7 de novembro

Local: Arquería de Nuevos Ministérios

Lisboa – Portugal

Data: 14 de dezembro de 2010 a 12 de janeiro de 2011

Local: Espaço Atmosferas na Escola Técnica de Imagem e Comunicação (Etic)

Milão – Itália

Exposição da maquete itinerante de Brasília

Um comentário:

Anônimo disse...

ola! Me chamo Gislaine e sou uma estudante de arquitetura do politecnico de Milano, eu estou fazendo o meu trabalho de fim de curso sobre a cidade de Brasilia, tenho que ter tudo pronto para fevereiro de 2011. Gostaria de ver o trabalho de vcs, e de poder contar com a ajuda para poder mostra aqui na Italia a nossa grande e fantastica Brasilia.
gislainebento_1@hotmail.com