sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Biografia de Wilson Simonal ganha Prêmio Jabuti

O livro "Nem Vem que Não Tem", A Vida e o Veneno de Wilson Simonal, do Jornalista Ricardo Alexandre, acaba de ser classificado como a melhor biografia de 2009.
Ricardo Alexandre receberá o mais importante prêmio literário do País, o Jabuti, organizado pela CBL (Câmara Brasileira do Livro).
O Jabuti foi criado em 1958, e esta já é a 52ª edição do prêmio.
O jornalista Cal Francisco entrevistou o autor do livro, no primeiro semestre deste ano, para o Programa Depoimento Brasil (RBMPB). Veja abaixo um trecho da entrevista.

HELL, no Teatro do SESI

Divulgação
Fenômeno editorial na França e best-seller em dezenas de países, o romance Hell marcou em 2003 a estreia da escritora Lolita Pille, então com 21 anos. Retrato devastador da juventude rica e consumista de Paris, que preenche suas vidas com sexo, álcool, drogas e roupas de grife, Hell poderia se passar em qualquer grande cidade do mundo, pois espelha os valores e o comportamento de uma classe que, sem encontrar limites para o prazer, vive o angustiante vazio do excesso.

Hell, pseudônimo da narradora, é uma garota rica, fútil e arrogante. Niilista, despreza a natureza e sua única crença é que seja bela e consumista. A adaptação para o teatro concentra a ação na trágica história de amor vivida pela protagonista e Andrea – um jovem tão rico e tão imerso no desespero quanto ela. A experimentação de um afeto verdadeiro, assim como uma total inabilidade para se lidar com ele, constitui o fio narrativo principal da transposição para a cena desse romance.

A direção marca a estreia em teatro do cineasta Hector Babenco. No elenco estão Bárbara Paz e Ricardo Tozzi.

Serviço:

Local: Teatro do SESI – São Paulo – Av. Paulista, 1313 – Bela Vista – Metrô Trianon-Masp
Temporada: de 7/10 a 19/12 – de quinta a domingo, às 20 horas.

Ingressos:

Gratuitos, às quintas e sextas-feiras, distribuídos a partir da abertura da bilheteria, no mesmo dia do evento.
Sábados e domingos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Vendas na bilheteria do teatro ou pela Tickets For Fun (11) 4003-5588, ou http://www.ticketsforfun.com.br/. São vendidos dois ingressos por pessoa.

Horários da bilheteria: de quarta a sábado, das 12 às 20h30; domingo, das 11 às 19h30. São distribuídos dois ingressos por pessoa.


Postou Cristina Braga – Teatro Brasil

Projeto VIVA MAZZAROPI! em Taboão e comediantes em Santos

Arquivo Museu Mazzaropi
Mazzaropi, produtor da maioria de seus filmes
Em outubro acontece o projeto Viva Mazzaropi!, ciclo de filmes combinado com apresentações musicais, bate-papo, exposição fotográfica e teatro, que resgata a trajetória de uma das figuras mais emblemáticas do cinema brasileiro. A realização é da parceria do Sesc Santo Amaro, Instituto Mazzaropi, Prefeitura de Taboão da Serra e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Amácio Mazzaropi foi um artista de múltiplas facetas: atuou e dirigiu filmes e peças de teatro; foi radialista, cantor, trabalhou em televisão, mas sua carreira ficou marcada no cinema. Este conjunto de atividades pretende apresentar ao público as ramificações que sua obra teve ao longo da vida, deixando um legado indelével no imaginário dos seus fãs e na nossa cultura.

Confira algumas atrações:

Hoje tem Mazzaropi – Sexta, dia 15, às 16 e às 19 horas
O ator, diretor e produtor Amácio Mazzaropi (1912-1981) consagrou-se como um ícone da cultura popular na pele de um caricato caipira. Com bom humor, a montagem mostra a vida do fictício Philaderpho — primo distante de Mazzaropi — ao lado de sua mulher e duas filhas. A rotina da família se transforma depois que uma das moças foge da roça com o objetivo de ser atriz de cinema. Decididos a trazê-la de volta, todos se envolvem em divertidas confusões.
Comédia teatral de Mário Viana. Direção: Hugo Coelho. Com: Iara Jamra, Julio Lima, Marta Tramonti e outros.

Bate-Papo com Júlio Lima – Sexta, dia 15, às 20h30
Ao final do espetáculo da noite, o ator Júlio Lima, que conseguiu os direitos autorais do roteiro inacabado de “Maria Tomba Homem”, filme não concluído de Mazzaropi, conversa com o público sobre o projeto.

Mazzaropi, o Cineasta das Plateias – quarta, dia 13, às 19 horas
Neste documentário, produzido pelo Instituto Mazzaropi, tem-se a oportunidade de ver cenas de filmes, depoimentos de estudiosos, intelectuais, historiadores e artistas populares. Direção: Luiz Otávio de Santi.

Jecão... Um Fofoqueiro no Céu – sexta, dia 22, às 10 horas
Neste filme dirigido pelo próprio Mazzaropi, Jecão e seu filho Martinho vão a São Paulo receber o dinheiro que ganharam na loteria esportiva e, quando regressam à cidadezinha onde moram, são recebidos com festa.

Mazzaropi – O Carlitos Caipira – Sexta, 29, às 19 horas.
O espetáculo baseia-se em canções dos filmes de Mazzaropi, principalmente as que o próprio comediante cantou.

Mini Cine Tupy Itinerante – de 15 a 28/10. Terça a domingo, às 16 e 19 horas
Vários filmes de Mazzaropi exibidos em DVD e comentados por José Luiz Zagati.

Exposição Viva Mazzaropi! – de 15 a 29/10. Segunda a domingo, das 9 às 22 horas
São 32 fotos do acervo do Museu Mazzaropi em Taubaté para compor o painel em homenagem ao artista, contando sua história e trajetória no cinema.

Local (ao ar livre): Praça Luiz Gonzaga, s/nº - Vila Carmelina – Taboão da Serra.

Confira a programação completa no Portal Sesc e na revista Eonline.

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

Hoje comemora-se o Dia Internacional do Idoso e o Sesc Santos aproveita a data para homenagear Mazzaropi e outros comediantes do cinema brasileiro.

Ciclo Comédias – de 2 a 10 de outubro – Sábados e domingos, às 17 horas.
Exibição de comédias especialmente selecionadas para a terceira idade, com Mazzaropi e outros artistas: O Corintiano (SP, 1966); Assim era Atlântida (RJ, 1974); O Batedor de Carteiras (RJ, 1958); e O Jovem Tataravô (RJ, 1936).

ENTRADA FRANCA

Local: Sesc Santos – Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136 – Bairro Aparecida – Telefone: (13) 3278-9800


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Grafiteira brasileira espalha amor e alegria pelas ruas de Londres

“Por estar vivendo num mundo cheio de problemas, decidi usar minha arte para levar a todos um pouco mais de amor e alegria”. A afirmação é de Waleska Nomura, nipo-brasileira que deixou a imensidão dos muros paulistanos para criar nos muros ingleses grafites de seu projeto “Spreading The Love and Positive Energy to the World” (Espalhando Amor e Energia Positiva para o Mundo).

Waleska começou a pintar em São Paulo e teve influências de seus amigos e familiares, que já usavam o grafite como forma de se comunicar com o mundo. No começo, seu trabalho era com as letras tradicionais e depois desenvolveu personagens e estilo próprios, inspirados na art Naif; os cartuns japoneses.

A artista tenta deixar uma mensagem positiva adicionando cores e brilhos à “paisagem nublada” da Inglaterra. Para ela, hoje em dia as pessoas têm apreciado mais grafite como forma de arte, apesar de ainda estar relacionada com o vandalismo.



Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra