sábado, 11 de setembro de 2010

Festival canadense exibe filmes brasileiros


O 4° BRAFFTv – Brazilian Film & TV Festival of Toronto tem muitas novidades para a edição que acontece de 23 a 26 deste mês. A principal delas é a criação de uma mostra de filmes brasileiros sobre diversidade sexual, a Pink Brazil Festival.

O lançamento oficial será no dia 26, com a exibição do documentário Dzi Croquettes, de Tatiane Issa e Raphael Alvarez, que narra a trajetória do grupo alternativo de dança e teatro famoso na década de 70 na Europa, Estados Unidos e Brasil.

O Pink Brazil Festival junta-se a uma programação intensa e diversificada que estará no BRAFFTv 2010. Além da apresentação de 14 filmes – dos quais dez na mostra competitiva –, o festival terá pelo terceiro ano o UpTo3’ – Curtas e médias de animação brasileira; o II Encontro dos Profissionais do Audiovisual e o workshop Cinema Brasileiro Contemporâneo: De Nelson Pereira dos Santos a Fernando Meirelles, a ser realizado na universidade de Toronto pelo Prof. Dr. Hudson Moura.

“O BRAFFTv tem crescido a cada ano e colaborado para intensificar as relações culturais e de negócios entre a industria cinematográfica canadense e a brasileira”, diz Bárbara de la Fuente, da Southern Mirrors, uma das realizadoras do evento.

Pink Brazil Festival – O aumento de produções nacionais com a temática da diversidade sexual estimulou a organização do Festival a criar uma nova mostra: o Pink Brazil Festival. A iniciativa teve uma excelente repercussão em Toronto, que possui cerca de 75 festivais de cinema e nenhum com esse perfil exclusivamente brasileiro. A partir de 2011, quatro filmes sobre o tema serão exibidos durante o BRAFFTv.

Organização – O BRAFFTv – Brazilian Film & TV Festival of Toronto é uma iniciativa da Puente (Brasil) e da Southern Mirrors (Canadá). A parceria das duas empresas visa à divulgação da diversidade cultural do Brasil e à exposição de marcas e produtos brasileiros no exterior.

Desde a primeira edição do Festival, em 2007, o BRAFFTv já apresentou mais de 100 filmes nacionais em solo canadense.


Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil