segunda-feira, 26 de abril de 2010

Perfis dos jornalistas Paulo Francis, José Ramos Tinhorão e Roberto Müller Filho em livros

A Imprensa Oficial do Estado está lançando três livros da Coleção Imprensa em Pauta, sobre profissionais com características únicas e vital importância para o jornalismo brasileiro:

O carioca Paulo Francis (1930-1997), recentemente retratado em documentário dirigido por Nelson Hoineff, é o foco de “Paulo Francis – Polemista Profissional”, de Eduardo Nogueira. Um dos mais influentes e polêmicos jornalistas brasileiros de todos os tempos, Francis foi um dos fundadores do Pasquim, em 1969, e mais tarde colaborou com os jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo, além de fazer comentários na TV Globo e participar do programa Manhattan Connection. O final do livro traz um ensaio fotográfico de Francis, produzido por Bob Wolfenson na década de 1990, e a quarta capa tem assinatura de Ruy Castro.

“Tinhorão, O Legendário”, de Elizabeth Lorenzotti, retrata José Ramos Tinhorão e seus artigos pioneiros sobre música e cultura popular. Carioca que adotou São Paulo para viver há muitos anos, abandonou o jornalismo em 1980, para dedicar-se a pesquisas sobre cultura. Ele demonstrou, por exemplo, que o samba nasceu no Rio e não na Bahia; e que a modinha nasceu no Brasil como dança, e só depois chegou a Portugal como canção. Além de um perfil biográfico de Tinhorão, o livro trata dos bastidores da imprensa carioca dos anos 1950 e 1960, incluindo suas ferrenhas críticas à bossa nova.

“Roberto Müller Filho – Intuição, Política e Jornalismo”, de Maria Helena Tacchinardi, retrata o criador do modelo que deu credibilidade e prestígio à Gazeta Mercantil, nos anos 1970, quando Müller Filho transformou o jornal em uma das publicações mais importantes do país – referência nas áreas de economia, negócios, política e diplomacia, e infelizmente fechado em 2009, após longa decadência. Escrito com base em depoimentos concedidos por Müller, o livro é um reencontro com quase cinco décadas da história do Brasil.

Os lançamentos ocorrerão nesta quarta-feira (28 de abril), a partir das 18h30, na Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915.

Postou Laila Guilherme - Cinema Brasil

Garoto prodígio brasileiro é destaque como primeiro violino em quarteto que leva seu nome, em famosa escola de música erudita britânica.

De Birmingham, na Inglaterra, Cibele Riccomini, correspondente internacional.
Com apenas 15 anos de idade, Leon Keuffer, não é um adolescente como qualquer outro. O jovem, de Belém do Pará, na região norte do país é o único brasileiro a ser aceito por uma das melhores escolas da área musical do mundo, a Chetham’s School of Music, em Manchester, na Inglaterra.
Leon já planeja seu futuro: tocar violino com várias orquestras e, porque não, seguir carreira solo como regente e professor de música.

Leon conta ao jornal Brazilian News, em Londres, que o som do violino entrou em sua mente antes mesmo de ter nascido!
A mãe de Leon é cantora lírica e o pai tocava violino em orquestra.

Leon teve a oportunidade de ser aluno de grandes nomes da música erudita como o professor brasileiro Carmelo de Los Santos, o americano Peter Zazofsky, Jan Repko e o sérvio-montenegrense, Roman Simovic.

Os esforços de Leo valeram a pena, pois não só o garoto prodígio passou na audição para a Chetham’s School of Music, como agora sua agenda esta repleta de concertos.

Leon conta que tem semana que chega até a dar cinco concertos. Ele é o primeiro violino do ‘Keuffer Quartet, que leva o seu nome pelo destaque do brasileiro entre os alunos.

Ele começou a estudar na Inglaterra em setembro, do ano passado, e já participou de vários concertos com orquestras, tocou com seu quarteto de cordas e fez apresentações solo na escola e na catedral de Manchester.

No entanto, estudar na Inglaterra, especialmente em uma escola tão prestigiada como a Chetham’s School of Music custa nada menos do que 24 mil libras anuais.

A família faz um apelo para possíveis doadores entrarem em contato para ajudar a concretizar o sonho desse brasileirinho violinista, Leon Keuffer.

Para entrar em contato, mande um e-mail para Cecília: c_keuffer@yahoo.com



Recital
Música: Santa Morena (Jacob do Bandolim) Violões: Turma do Prof. Cizinho Pamplona. Violino: Leon Keuffer. Em 06 de dezembro de 2008.

Postou Cibele Riccomini - Correspondente internacional - Inglaterra