segunda-feira, 14 de junho de 2010

Brasil chega à hora da verdade

Flávio Florido/UOL

Amanhã, o Brasil faz sua estreia diante da desconhecida Coreia do Norte, às 15h30 no horário de Brasília, no Ellis Park, em Johanesburgo. Embora a torcida brasileira acredite na vitória contra uma equipe sem estrelas e a pior ranqueada de todas as seleções presentes na África do Sul, não se ganha na véspera, nem antes do apito final.

Júlio César será o titular da camisa número um e Kaká está escalado como titular, só não sabe se irá aguentar os 90 minutos. Robinho e Luis Fabiano são esperanças de gols. Se a seleção canarinho jogar 50% do que sabe, somará três importantes pontos para enfrentar com mais confiança a Costa do Marfim no próximo domingo, dia 20, também às 15h30.

Boa sorte, Dunga!

Ficha técnica

Primeira fase – Grupo G

Brasil x Coreia do Norte

Data: 15/06/2010 – 15h30

Local: Ellis Park

Capacidade: 55.686 pessoas

Árbitro: Viktor Kassai (HUN)

Assistentes: Gabor Eros (HUN) e Tibor Vamos (HUN)

Escalação a definir


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Filme homenageia 60 anos do Maracanã

O gigante Maracanã vai renascer aos 60 anos, porém vai passar o aniversário fechado. Em agosto, fechará para ganhar nova roupagem especialmente para a Copa de 2014, que receberá atletas e torcedores do mundo todo em grande estilo. Deve reabrir um ano antes, para a Copa das Confederações, em uma espécie de ensaio para o Mundial.

Seus últimos dias pouco antes do fechamento estão sendo registrados em filme. Há pouco mais de um mês, uma equipe de cerca de 20 profissionais está lá para documentar tudo, filmando jogos com até 12 câmeras simultâneas. A iniciativa é do diretor Felipe Lacerda e do produtor Diogo Dahl.

Há dez anos, quando idealizou o projeto, Dahl não imaginou registrar fato tão importante. Provando que quando se trata do Maracanã nada é previsível, levou outros dez anos para começar a filmar. “A ideia surgiu de antigo sonho de fazer um filme quando o estádio completasse 50 anos, mas eu estava em início de carreira e não consegui tocar o projeto”, contou ao jornal O Estado de São Paulo.

Lacerda, que codirigiu Ônibus 174 (com José Padilha) e montou filmes como Central do Brasil e Nelson Freire, aceitou o desafio. “Gosto de futebol, mas não sou boleiro. Para mim, registrar a morte e o renascimento de um símbolo como o Maracanã é também filmar a própria história atual do Brasil. O estádio é uma espécie de metonímia do que ocorre com o País. Estamos passando por um choque de ordem que nos torna, de certa forma, aptos a receber a visita estrangeira”, explicou à reportagem, em plena noite de Fla-Flu, que iria registrar.

Em uma quarta-feira de maio, enquanto passava as últimas coordenadas para sua jovem e apaixonada equipe, o diretor tentava responder à pergunta: “Mas por que ninguém fez esse filme até hoje?” Em frente à rampa Belini, diante de milhares de torcedores do Flamengo, a resposta não veio. Já o filme virá em 2013. “Queremos lançar com a reabertura do Maracanã e levantar essas questões sobre a própria cultura brasileira”, adiantou Lacerda.

Mais informações no site do jornal.


Postou Laila Guilherme - Cinema Brasil

Seis craques brasileiros defenderão outras bandeiras

Além dos 23 jogadores convocados por Dunga, será possível assistir a outros brasileiros em ação na Copa do Mundo da África, já que alguns craques defenderão as cores de outros países, e três deles enfrentarão o Brasil.

No total, serão seis jogadores nessa situação. Três deles representarão a seleção de Portugal, um representará o Japão, um vestirá as cores da Alemanha e um defenderá a equipe dos Estados Unidos.

Veja a constelação dos brasileiros naturalizados em cada seleção:

PORTUGAL
Pepe (Képler Laveran Lima Ferreira): zagueiro, hoje veste a camisa do Real Madrid, da Espanha. Nasceu no dia 26 de fevereiro de 1983, em Maceió, Alagoas. Sua trajetória na seleção portuguesa começou em 30 de agosto de 2007, quando foi convocado pela primeira vez. Sua primeira atuação na seleção portuguesa aconteceu em 21 de novembro de 2007, contra a Finlândia.

Deco (Anderson Luís de Souza): meio-campista, hoje veste a camisa do Chelsea, da Inglaterra. Nasceu no dia 27 de agosto de 1977, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Sua estreia na seleção portuguesa foi em 29 de março de 2003, diante do Brasil. Na ocasião, Portugal venceu o Brasil por 2 a 1, com gol justamente do luso-brasileiro.

Liédson (Liédson da Silva Muniz): atacante, atua no Sporting, de Portugal. Nasceu em Cairu, na Bahia, no dia 17 de dezembro de 1977. Sua estreia na seleção portuguesa aconteceu em agosto de 2009, quando foi convocado para jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.

ALEMANHA
Cacau (Claudemir Jerônimo Barretto): atacante, atua no Stuttgart, da Alemanha. Nasceu em Santo André, São Paulo, no dia 27 de março de 1981. Sua trajetória na seleção alemã começou em 19 de maio de 2009, quando foi convocado pela primeira vez para as partidas diante de Emirados Árabes e China.

JAPÃO
Marcus Tanaka (Marcus Túlio Lyuji Murzani Tanaka): zagueiro, atua no Nagoya Grampus Eight, do Japão. Nasceu em Palmeira d’Oeste, São Paulo, no dia 24 de abril de 1981. Diferentemente dos outros brasileiros naturalizados citados acima, Tanaka, como é conhecido, nunca atuou em um time do futebol do Brasil. Sua trajetória na seleção japonesa começou em 2006, logo após a Copa do Mundo.

ESTADOS UNIDOS
Benny Feilhaber: meio-campista atua no AGF Aarhus, da Dinamarca. Nasceu no dia 19 de janeiro de 1985, no Rio de Janeiro. Fez sua estreia oficial em 25 de março de 2007, contra o Equador, e marcou seu primeiro gol contra a China, em 2 de junho do mesmo ano.


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

Nesta segunda-feira, 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data visa promover o aumento de doadores de sangue por meio de campanhas de conscientização e motivação. O destaque deste ano é para a população jovem com menos de 25 anos, responsável por 38% das doações voluntárias no mundo.

O tema da campanha deste ano é “Sangue Novo para o Mundo”. O objetivo é atrair ainda mais jovens para o cenário global de doações e promover a importância do papel que essa população tem exercido para salvar vidas. É a primeira vez que dados apontam para doações de sangue por idade.

A meta é conseguir doações voluntárias que cubram 100% dos requerimentos em todos os países do mundo – 57 já atingiram esse nível. A quantidade ideal de doadores deve representar entre 3% e 4% da população. No Brasil, esse número é pouco superior à metade disso, estando em torno de 1,8%.

Segundo a OMS, o recrutamento da nova geração melhora o abastecimento e a segurança a longo prazo, e promove estilos de vida saudáveis e seguros.

Para doar sangue, é preciso apenas estar em boas condições de saúde, bem alimentado (evitar comida gordurosa e álcool pelo menos quatro horas antes), ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar documento de identificação original e com foto.

No Brasil, está em consulta pública a possibilidade de mudança de limites de idade – para mais e/ou para menos. Para participar, basta clicar aqui, cadastrar-se e deixar comentários (anônimos ou não a respeito).


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra.