Versão Estrangeira

Músicas brasileiras que ganharam versões em outros idiomas.
Caso você conheça alguma versão interessante, e queira nos enviar, por favor, sinta-se à vontade, nos envie o link ou o áudio. Vamos postar e comentar.
Hino do Timão
Para inaugurarmos estas postagens de Versões Estrangeiras, começamos com uma homenagem ao time brasileiro que está comemorando cem anos, uma versão holandesa do hino do Corinthians de Tobias Katsman. 

Postou Ana Lasevicius - Dir. de Comunicação




Brazil o filme  e Ary Barroso  

Versão da música Aquarela do Brasil de Ary Barroso, na voz de Kate Bush para o filme Brazil (1985) dirigido por Terry Gilliam. O compositor Michael Kamen foi o responsável pela trilha sonora, e Ary Barroso se quer foi citado nos créditos do filme.

Trem das Onze Italiano

Em 1966 o cantor e compositor Riccardo del Turco fez sucesso na Itália com a música Figlio Unico, uma versão italiana de Trem das Onze, do compositor paulista Adoniram Barbosa.

Águas de Março, Waters of March, Les Eaux de Mars
A norte-americana Stacey Kent, de New Jersey, tem se destacado no cenário musical internacional como uma das melhores intérpretes da nova geração de cantores de jazz. Ela esteve esta semana em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, apresentando o show de seu novo álbum Raconte –Moi . O cd, que é todo cantado no idioma francês, tem como faixa de abertura a música Les eaux de Mars, nossa conhecida Águas de Março de Tom Jobim.

Stacey, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo em março de 2010, falou sobre a música Águas de Março de Tom Jobim:
“Na minha modesta opinião, Águas de Março, Waters of March, Les Eaux de Mars, seja como chamem, é a maior canção do planeta. Eu vivo e amo essa canção toda minha vida. Conheço as versões de Elis Regina, João Gilberto, todas inacreditavelmente bonitas. Liricamente, as palavras são diferentes, mas você só tem de ouvir uma vez para saber que está diante de uma pedra de toque da música.”

"Bonita”, em inglês, cantada por Márcia Lopes - Versão Estrangeira

Dando sequência à última postagem sobre versões estrangeiras, voltamos a Tom Jobim, mais uma joia, esta garimpada e indicada pela Laila Guilherme, articulista deste blog.

“Bonita”

Márcia Lopes, cantora com experiência também em teatro, está na estrada há bastante tempo, começou a estudar música aos nove anos, e não parou mais.
Ela já participou do trabalho de grandes nomes como Eduardo Gudin, Antônio Nóbrega, Mário Manga, Fábio Tagliaferri, Rodrigo Rodrigues, Mário Adnet, Música Ligeira entre outros.
Seu primeiro CD, batizado de “LP”, só chegou em 2001, mas chegou firme e forte. Em 2004, “LP” recebeu indicação para o Grammy Latino.
Não é novidade alguma dizer que os japoneses há muito estão bastante atentos aos nossos talentos musicais, no mesmo ano de 2004 “LP” tornou-se o primeiro colocado em vendas na categoria MPB, no Japão.
Em 2006, Márcia assinou contrato de exclusividade com a gravadora japonesa Impartmaint para gravação do CD “Bonita”, que só veio a ser licenciado no Brasil em 2008 para a gravadora Lua Music.

"Bonita" possuí um repertório eclético e é composto por canções brasileiras e norte-americanas, de Beatles (She’s Leaving Home) a Assis Valente (E o mundo não se acabou), Chico Buarque (Joana Francesa), Henry Mancini (Moon River), Edu Lobo (Lábia), Ary Barroso (Boneca de Pixe) e Caetano (Coração Vagabundo).
O videoclipe apresentado é uma animação produzida pelo multiartista Inacio Zats.


Duas versões brilhantes - Brasil e Romênia - Músicas de Tom Jobim

Nordestino, apesar do nome, o cantor Bogdan Plech é filho de pai brasileiro e mãe romena.
O pai e o avô são músicos de formação erudita, mas Bogdan não tem formação acadêmica em música, e sim em Ciências da Comunicação. Porém, apaixonado por música, segue o caminho do popular e desde os 20 anos ele toca violão.
Dono de uma bela voz e tecnicamente preparado, seu trabalho transmite a segurança de quem tem consciência artística.
O cantor tem se apresentado em diversos países da Europa e da Ásia, já é hora de espaços como o Auditório do Ibirapuera, por exemplo, serem abertos para talentos desta magnitude, com a devida divulgação.

Encontramos poucos textos falando sobre ele na internet, mas o seu trabalho fala por si, dispensando qualquer discurso.

Há uma pequena entrevista no site Traiasca prietenia româno-braziliana!, em português, na qual ele resume a sua carreira, de modo muito simples.

Nestes dois vídeos Bogdan canta com a romena Raluca Anastasiu, em português e romeno, Discussão e Eu não existo sem você, de Tom Jobim.

Outros vídeos dele podem ser vistos em seu canal no Youtube.
Discussão


                                                            Eu não existo sem você