Desde o dia 22 de maio, as ruas do Brás estão recebendo visitantes para a maior e mais tradicional festa da comunidade italiana de São Paulo. Para a
92ª Festa de São Vito, a Rua Polignano a Mare fica tomada nos finais de semana pela culinária e cultura típicas daquela região da Itália.
A festa de rua de São Vito Mártir – iniciativa dos descendentes dos primeiros imigrantes de Polignano a Mare que desembarcaram em São Paulo – é importante ícone no calendário de festividades da cidade.
Na mais familiar e tradicional das festas italianas da cidade, a rua fica totalmente coberta, para maior comodidade dos visitantes, que podem passear pelas barracas ou entrar na cantina, sem se preocupar com alterações climáticas.
O acesso às quase 40 barracas instaladas ao longo da rua, cada uma com um tipo diferente de prato, é totalmente gratuito. Para aqueles que buscam mais conforto, a cantina tem capacidade para 400 pessoas – que devem fazer reserva prévia – e visão privilegiada do palco, onde ocorrem shows de música italiana.
Os organizadores prometem um detalhe a especial para o ano de Copa do Mundo: a apresentação do evento contará com a ilustre presença do sósia oficial do Rei Pelé, Nicanor Ribeiro, que, durante os intervalos dos shows, sorteará brindes aos visitantes.
A edição 2010 da festa – que aguarda 10 mil pessoas por fim de semana, incluindo caravanas de outras cidades – conta com sistema de segurança particular, além do apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo e estacionamento oficial com capacidade para 200 veículos.
Toda a renda obtida durante as festividades será empregada na manutenção da Paróquia São Vito, bem como em importantes obras sociais.
Quando: sábados, das 17 horas à meia-noite; domingos, das 17 às 23 horas. ATÉ 4 DE JULHO.
Local: Rua Polignano Al Mare – Brás (na rua da Paróquia São Vito, próxima à Rua do Gasômetro)
Preços da cantina VIP: R$ 35 (sábados) e R$ 25 (domingos), com direito a jantar típico e bebida (refrigerante). Reservas pelo telefone (11) 3228-8114.
Postou
Laila Guilherme - Cinema Brasil