terça-feira, 27 de julho de 2010

Tudo novo na nova convocação da seleção Brasileira

AFP

É verdade, alguns jogadores que participaram da Copa na África do Sul foram convocados, mas apenas quatro permanecem na renovada e surpreendente convocação anunciada ontem pelo novo técnico da seleção brasileira, Mano Menezes. São eles: Daniel Alves, Ramires, Robinho e Thiago Silva. E, ufa, Neymar, Ganso e até o atacante André, que ninguém esperava, todos do Santos, foram lembrados para compor o novo selecionado.

As grandes surpresas, no entanto, ficaram por conta dos goleiros Jefferson, do Botafogo, e Renan, do Avaí. Além deles, também foram lembrados pela primeira vez o zagueiro David Luiz, do Benfica, o lateral-direito Rafael, do Manchester United, o meio-campista Éderson, do Lyon, e o atacante André, do Santos, totalizando 24 atletas.

A primeira relação de convocados por Mano Menezes para a seleção brasileira inevitavelmente sofrerá uma baixa. Os volantes Hernanes e Sandro defenderão São Paulo e Internacional, respectivamente, em um confronto de semifinais da Copa Libertadores da América. Aquele que avançar será dispensado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) do amistoso contra os Estados Unidos, no dia 10 de agosto, em Nova Jersey.

No mais, o técnico mesclou juventude com experiência numa convocação que foi preparada às pressas, em apenas dois dias, com pouquíssimo tempo para organizar a sua primeira convocação. Sua comissão técnica está sendo formada aos poucos e deverá estar pronta para enfrentar os Estados Unidos seu primeiro desafio como técnico do Brasil.

Boa sorte, Mano Menezes, é o que desejam duas nações. Primeiro, a corintiana, onde foi vencedor, e agora a nação mais crítica, os mais de 190 milhões de técnicos espalhados pelo país que vão cobrar – e muito – para conquistar o hexa em casa, em 2014.

Confira os primeiros convocados de Mano Menezes:

Goleiros:
Jefferson (Botafogo)
Renan (Avaí)
Victor (Grêmio)

Laterais direitos:
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Rafael (Manchester United-ING)

Laterais esquerdos:
André Santos (Fenerbahce-TUR)
Marcelo (Real Madrid-ESP)

Zagueiros:
David Luiz (Benfica-POR)
Henrique (Racing Santander-ESP)
Réver (Atlético-MG)
Thiago Silva (Milan-ITA)

Volantes:
Hernanes (São Paulo)
Jucilei (Corinthians)
Lucas (Liverpool-ING)
Ramires (Benfica-POR)
Sandro (Internacional)

Meias:
Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE)
Ederson (Lyon-FRA)
Paulo Henrique Ganso (Santos)

Atacantes:
Alexandre Pato (Milan-ITA)
André (Santos)
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Neymar (Santos)
Robinho (Santos)


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Biodiversidade será utilizada para melhorar alimentação

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e o Centro Internacional de Pesquisas em Recursos Genéticos (Bioversity International) vai colocar em prática um projeto de conservação e uso sustentável da diversidade biológica. O objetivo é melhorar a nutrição e garantir a segurança alimentar no Brasil, Quênia, Sri Lanka e Turquia.

A ação, que também conta com o apoio do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), visa ampliar o número de espécies utilizadas na alimentação e mitigar os problemas causados pela simplificação da dieta.

O programa, que prevê o manejo sustentável da agrobiodiversidade, está dividido em três partes: levantamento de dados técnicos sobre o valor nutricional de plantas nativas; promoção de treinamento e capacitação técnica; e divulgação dessas informações para fazer com que outros órgãos e instituições passem a incorporar o programa.

A intenção é promover a diversificação da base alimentar nos quatro países e o interesse pela alimentação tradicional de cada país.


Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra