terça-feira, 25 de janeiro de 2011

UMA PARTE DA HISTÓRIA DO TEATRO

Olá pessoal, quero falar aqui sobre a história e a memória do teatro brasileiro.. Quem tem a oportunidade de conhecer as mais de 6 mil peças de censuradas que compõem o Arquivo Miroel Silveira, parte da Biblioteca da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, vai se surpreender  com a quantidade  de textos grampeados pela censura e não só dos períodos de chumbo dos anos 60.... O Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (NPCC), estuda os documentos relativos à censura prévia de peças teatrais no Estado de São Paulo, do período entre 1930 e 1970. São cerca de 6200 processos, que abrangem desde a ditadura Vargas até o início do regime militar. É dos anos 50 que dois textos importantes de Nelson Rodrigues tiveram a encenação vetada: “Perdoa-me por me traíres” e “A mulher sem Pecado".

Publicado por Cristina Braga do Teatro Brasil

Human Rights Watch denuncia polícia e prisões no Brasil


Karen Ferreira

A violência policial, a impunidade e um sistema carcerário desumano são os grandes desafios do Brasil em termos de direitos humanos. A afirmação é da organição não-governamental internacional, Human Rights Watch.
O documento publicado essa semana, em Bruxelas, na Bélgica, aponta que apenas do Estado do Rio de Janeiro, a polícia foi responsável por 505 mortes violentas, no primeiro semestre de 2010, o que representa uma média de quase três mortes por dia.
O Brasil foi o foco de preocupação apresentando um quadro muito grave de práticas carcerárias arcáicas e desumanas, onde a lotação e a violência imperam.
Para a Human Rights Watch, o Brasil já conquistou posição de destaque como uma das economias emergentes mais influentes do mundo, mas precisa vencer muitos desafios sociais e rever seu passado político recente para progredir também em termos sociais.


  Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional - Inglaterra