quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mostra MUNDO ÁRABE inclui cineasta brasileira

Cena do franco-argelino ‘Os Encantos de Paloma’
O Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), em parceria com Sesc-SP, Prefeitura Municipal de São Paulo e Casa Árabe de Madri, realiza na capital paulista, a partir desta quinta-feira (2), até o dia 23, a 5ª Mostra Mundo Árabe de Cinema.

Nesta edição, serão apresentados 14 filmes, a maioria inédita no Brasil, dos quais cinco documentários, sobre assuntos relacionados ao mundo árabe em geral. A seleção focaliza principalmente temas como a imigração e o exílio forçado, conflitos entre tradição e modernidade e crônicas sociais.

As exibições ocorrerão em algumas das principais salas da cidade: CineSesc (2 a 12/9), Centro Cultural São Paulo (14 a 19/9), Galeria Olido (14 a 23/9), Centro Cultural da Juventude (12 a 23/9) e Cinemulher (datas a confirmar).

A iniciativa, que conta com o apoio cultural de diversas instituições, inclui produções premiadas de diretores renomados, como o argelino Merzak Allouache, uma das principais vozes do cinema magrebino contemporâneo, e o egípcio Yousri Nasrallah, herdeiro de Youssef Chahine – um dos grandes nomes da filmografia árabe. Há ainda trabalhos reconhecidos mundialmente e premiados feitos por mulheres. Vale destacar os documentários “Ponto de encontro”, da brasileira Julia Bacha em parceria com a norte-americana Roni Avni, e “Câmeras abertas”, da norte-americana filha de iraquianos Maysoon Pachachi, além do filme “Dunia (Beije-me, mas não nos olhos)”, da franco-libanesa Jocelyn Saab.

A 5ª Mostra Mundo Árabe de Cinema conta com o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, Embaixada da Espanha no Brasil, Centro Cultural da Espanha – SP e Cinemateca da Embaixada da França.



Postou Laila Guilherme – Cinema Brasil

Corinthians, 100 anos de Paixão

loucoporticorinthians.com
Um dos maiores times do país e do exterior, o SC Corinthians Paulista está completando hoje 100 anos de existência. E o maior sonho da torcida fiel será concretizado até 2013, com a construção do estádio do timão no bairro de Itaquera, com capacidade para receber 48 mil pessoas.

O pré-contrato assinado entre Corinthians e a Organização Odebrecht viabilizará a construção do estádio em Itaquera, com valor de referência de R$ 335 milhões. A adequação desse estádio, para o recente anúncio de que o mesmo servirá para os jogos da Copa de 2014 e para sua abertura, será objeto de novas avaliações entre o Corinthians e a Odebrecht, sempre visando chegar ao melhor resultado. E isso é só o começo para os milhares de corintianos espalhados pelo Brasil.

Até o presidente Lula foi homenageado na véspera do centenário pelo Clube dos 13, no salão nobre do parque São Jorge. O presidente do Timão, Andrés Navarro Sanchez, se disse honrado com a presença de Luis Inácio Lula da Silva, que é conselheiro vitalício do Corinthians, e agradeceu ao presidente da República pelo trabalho com ações voltadas ao incentivo e ao fomento da atividade esportiva no Brasil. Andrés ainda presenteou Lula com o Baú do Corinthians, a nova camisa comemorativa do Centenário do Timão, e entregou a ele os documentos e a faixa de primeiro presidente da República Popular do Corinthians.

O presidente Lula também exaltou o Corinthians e seu centenário com suas palavras. Lula agradeceu o título que lhe foi concedido e a oportunidade de ser corintiano em um ano tão especial. “Eu fico lisonjeado em ver o Corinthians completar 100 anos.”

Um dos homenageados da noite foi o atacante Ronaldo. O jogador subiu ao palco para receber das mãos do presidente Andrés Sanchez o prêmio de cidadão paulistano. “Eu não poderia imaginar passar por essa vida sem vestir essa camisa, é um sonho realizado. Sou o homem mais feliz do mundo”, disse, ao receber o prêmio. Já no final do evento, Neto teve de pedir que torcedores descessem das árvores, pois eles estavam correndo risco de vida e a Polícia Militar iria cancelar a festa antes da virada. Depois de muita insistência do ex-jogador, as árvores foram desocupadas.

Faltando cinco minutos para a meia-noite, o telão começou a fazer a contagem regressiva de 60 segundos para o dia 1º de setembro, o do centenário. No final da contagem, o presidente Andrés Sanchez disse: “Quando eu assumi, sempre afirmei que no dia em que eu falasse do estádio ele iria acontecer. E ele vai sair. Vamos ter nossa casa”. Visivelmente emocionado, Andrés Sanchez se despediu da torcida dizendo ter “orgulho de ser presidente do Corinthians”.

A festa que lotou o Vale do Anhangabaú se estendeu por toda a cidade e, por volta da meia-noite, São Paulo parou para escutar os fogos que adentraram madrugada afora, oficializando o centenário do timão.

Hoje, às 19h10, será inaugurado o marco da fundação e, em seguida, acontecerá uma carreata que sairá do Bom Retiro rumo ao Parque São Jorge, onde a torcida abraçará o clube, numa grande homenagem.

Pela região do Bom Retiro, os veículos que irão participar do evento deverão permanecer estacionados pela extensão da Rua José Paulino e Praça da Luz, na área delimitada para o estacionamento da Zona Azul, aguardando o início da carreata.

Itinerário da carreata: Rua José Paulino; Rua Tenente Pena; Rua General Flores; Rua Javaés, Avenida Presidente Castelo Branco; Avenida Condessa Elisabeth de Robiano; Rua São Jorge, 777 (Parque São Jorge).

Paixão centenária – Dos tempos da várzea paulistana à consagração mundial. Do longo jejum de 23 anos sem um título de expressão ao lendário gol de Basílio. Das 26 conquistas estaduais à queda para a Série B do Brasileirão e sua imediata volta à elite. Os 99 anos de história do Corinthians foram marcados por muitos altos e baixos (muito mais altos do que baixos) e feitos dignos de um clube grande.

Fundado por cinco operários que nem imaginavam a grandeza do que estavam criando naquele 1º de setembro de 1910, foi decretado que este era o Clube do Povo. Ao longo dos anos, esse mesmo povo se apaixonou e hoje, 100 anos depois, podemos dizer que aqueles ideais estavam corretos.

O Corinthians passou pela várzea, lutou pelo profissionalismo e se firmou como grande nome na elite paulistana. Encarou uma seca de títulos e mesmo assim recebeu o apelido de Timão, carregado até hoje. Invadiu o Maracanã, conquistou o Brasil e dominou o mundo. Esse é o Corinthians ou Poderoso Timão, ou simplesmente Timão ou, se preferir “o campeão dos campeões”.

Parabéns, torcedor corintiano! Comemore, hoje é seu dia, mas festeje em paz!

Eu volto em breve com mais notícias do centenário. Abraços.


Postou Ricardo Monzillo – Esporte Brasil

Nações Unidas lançam plano para combater tráfico humano

Gustavo Bezerra
As Nações Unidas lançaram um plano de ação contra o tráfico de pessoas no mundo. Dados da organização revelam que milhões de seres humanos, principalmente crianças e mulheres, sofrem as consequências desse tipo de crime todos os anos.

O objetivo do plano é fortalecer a prevenção ao do tráfico, processar os criminosos e proteger as vítimas, além de fazer menção à importância de parcerias para evitar que esse tipo de escravidão moderna continue a se alastrar.

Na Espanha, a polícia desarticulou pela primeira vez uma rede de prostituição que explorava homens brasileiros. As vítimas recebiam uma “bolsa de viagem” e a passagem de avião; comprada com cartões de crédito falsificados.

Os jovens brasileiros eram enganados quanto às condições de trabalho e quanto aos valores que seriam obrigados a devolver à rede. Ao chegar à Espanha, as vítimas eram distribuídas para várias províncias espanholas pelo líder da quadrilha, localizado em Palma de Maiorca, nas Ilhas Baleares.

Os brasileiros recebiam Viagra, cocaína e popper (droga para estímulo sexual) para se prostituir 24 horas por dia. Se as vítimas se negassem eram ameaçadas, inclusive de morte.

A Direção Geral de Polícia e a Guarda Civil espanholas fizeram 14 apreensões nas cidades de Palma de Maiorca, León, Barcelona e Madri.



Postou Cibele Riccomini – Correspondente Internacional – Inglaterra